Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)20:15



Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Reprodução assexuada de nepenthes 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)0:15
Mensagens: 54
Localização: São José dos Campos - SP
Mensagem Reprodução assexuada de nepenthes
Este texto é de autoria de Carlos Marcelo Ribeiro.

Fiz o procedimento e obtive sucesso com minha Nepenthes.

Reprodução Assexuada das Nepenthes:

Existem vários métodos para se propagar as Nepenthes, incluindo os mais modernos e difíceis como reprodução sexuada
por sementes, propagação in vitro e até mesmo por culturas de tecido.

No entanto a forma mais popular e simples de propagar as Nepenthes é por estacas. O procedimento passo a passo está descrito abaixo, mas lembre-se de que o mesmo só deve ser feito nos meses quentes, preferencialmente no período de outubro a fevereiro.

1. Escolha uma planta adulta e saudável para realizar a propagação. Com o auxílio de uma faca corte o galho escolhido. A faca deve estar bem afiada para evitar que os vasos condutores da planta sejam esmagados, o que prejudicaria o desenvolvimento da mesma.

Imagem

2. Se o galho cortado possuir jarros, estes devem ser preservados e enchidos com água, desse modo funcionam como reservatório e ajudam a manter a planta hidratada. Se não houver jarros, corte as folhas reduzindo-as a 1/3 do original. Quanto menor a área de superfície, menor será a perda de água. É aconselhável que os cortes sejam feitos sempre na diagonal e sob a água, dentro de um recipiente.

3. O caule deve ser cortado a cada 2 ou 3 entrenós, assim aumentados a possibilidade de sobrevivência das futuras plantas. Acima das folhas, nos entrenós, estão localizados os pontos onde novas plantas irão brotar. O sucesso da propagação depende do tempo de vida do material (caule), pois quanto mais abaixo da planta você corta uma haste, mais difícil será para enraizá-la.

Imagem

4. As mudas devem ser postas em vasos com pó de xaxim e musgo Sphagnum, sempre mantendo a umidade elevada. Devem-se manter as mudas em local quente, longe do chão e evitar luz solar direta. Alguns colecionadores preferem tratar as mudas com hormônios ou colocá-las em vasos cobertos por plástico, outros dizem que os métodos não resultam em grandes diferenças.

Imagem
Fibra de coco (substituto do xaxim)

Imagem
Sphagnum

5. Após três meses podemos passar as mudas em vasos definitivos utilizando o mesmo substrato em que estavam. Ao replantar devemos tomar cuidado com as raízes que são muito sensíveis e podem ser danificadas.

Imagem

Bons cultivos a todos!

_________________
[]'s

Fernando H. da S. Oliveira


27.12.2005(Ter)10:38
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)14:08
Mensagens: 87
Localização: Itu - SP
Mensagem 
Olá Fernando, tinha pensado em fazer algumas mudanças nesse texto, mas obrigado por colocá-lo aqui. Gostaria de acrescentar as referências desse texto, as quais trazem importantes informações. Fiz o procedimento sem o uso de hormônios e obtive bons resultados e como estamos no período adequado para a propagação de Nepenthes, vou reproduzi-lo.

Referências

PILIACKAS, J. M. Plantas Carnívoras. Edição Especial da Revista Guia de Plantas em Casa, ano 1, nº 1. Ed. Online, 1998.

http://hmckellar.customer.netspace.net.au/propagation.htm

http://www.plantswithattitude.com

http://www.lunauta.net

_________________
Imagem

www.biophotos.com.br


02.01.2006(Seg)15:12
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)0:15
Mensagens: 54
Localização: São José dos Campos - SP
Mensagem 
Fique à vontade! Me escreva caso queira que eu tire o texto daqui para você fazer as mudanças, ok?
[]'s

_________________
[]'s

Fernando H. da S. Oliveira


02.01.2006(Seg)19:16
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)10:27
Mensagens: 407
Localização: Taquara, RS
Mensagem 
Fernando,

Tomei a liberdade de editar teu tópico e acrescentar as fotos.

Eu estava pra fazer isso desde semana passada, e ia colocar as fotos na resposta. Mas aí teve outras repostas antes, e acabei achando que ficaria melhor no tópico mesmo, pra ficar mais ilustrativo.

Eu já estava pra fazer essas mudas ha um tempo, mas foi o tópico que deu o "empurrão final".

Qualquer erro, sugestão, me avisem, ok?

abraços,

_________________
Imagem

Forum Psicologia BR

Minhas fotos


03.01.2006(Ter)21:28
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)10:27
Mensagens: 407
Localização: Taquara, RS
Mensagem 
Outra coisa:

Pensei em colocar esses quatro vasinhos numa bacia, tampada com plástico pra aumentar a umidade.

Como vocês fazem?

[ ]

_________________
Imagem

Forum Psicologia BR

Minhas fotos


03.01.2006(Ter)21:29
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)0:15
Mensagens: 54
Localização: São José dos Campos - SP
Mensagem 
Perfeito, perfeito! Ficaram ótimas! As mudas são exatamente iguais quando eu fiz! Fiz três, dei uma pra minha avó, coitada, que adubou a planta :? adivinha o que aconteceu? As outras duas tão firmes e fortes crescendo. Daqui uns dias preciso passá-las para um vaso maior, já até deram jarros!
[]'s

_________________
[]'s

Fernando H. da S. Oliveira


03.01.2006(Ter)21:38
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)10:27
Mensagens: 407
Localização: Taquara, RS
Mensagem 
Que bom que tu gostou! Eu achei que ficou legal também.

E como tu tratou as mudas? Eu as deixei no banheiro, pois ai pega soh luz indireta e é mais húmido. Que acha? O que vocês acham? Como proceder?

[ ]

PS: Bah, o que eu já vi de adubagens mortais em floriculturas... :?

_________________
Imagem

Forum Psicologia BR

Minhas fotos


Editado pela última vez por Alex Hackmann em 04.01.2006(Qua)12:43, em um total de 1 vez.



03.01.2006(Ter)21:52
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)14:08
Mensagens: 87
Localização: Itu - SP
Mensagem 
Excelente!

Com a adição das fotos esse passo a passo ficou demais!
Pena que não tenho uma câmera digital (por enquanto) para mostrar minhas PCs.

Valew moçada!

Até

_________________
Imagem

www.biophotos.com.br


04.01.2006(Qua)0:52
Perfil Visitar website do usuário
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 10.01.2011(Seg)23:53, em um total de 2 vezes.



16.12.2007(Dom)12:04
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes
Leoninha escreveu:
Olá, estou preocupada com essas 2 estacas, queria saber se elas estão normais ou não. Elas brotaram mas estão desse jeito 1medo , devo me preocupar? ...

Acho que não...
Às vezes, mesmo brotadas, elas ficam com aspecto ruim. Mantenha os vasos delas em local bem fechado (úmido) e bem iluminado, mas sem sol direto, que elas vão progredir aos poucos. Geralmente, o ritmo é bem lento no início...

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


17.12.2007(Seg)9:27
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB