Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)9:12

Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Sexo das plantas 
Autor Mensagem
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)1:20, em um total de 1 vez.

16.03.2008(Dom)10:22
Moderador

Mensagem 
Olá Leoninha,

São estacas da mesma planta?

Seria bom se descobríssemos alguma maneira de identificar o sexo sem as flores, mas até hoje ninguém conseguiu. Cconsiderando o grande número de verdadeiros fanáticos de Neps que existem fora do Brasil e que cultivam plantas há décadas, eu imagino que algum deles já teria descoberto algo, caso existisse. Talvez apenas exames genético...

Abraços, Fernando Rivadavia

16.03.2008(Dom)13:56
Perfil Visitar website do usuário
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)1:33, em um total de 1 vez.

16.03.2008(Dom)15:48
Moderador

Mensagem 
Oi Leoninha,

>São sim, de N. alata.

Mas a pergunta é se as estacas são da mesma planta ou de plantas diferentes que vc acredita serem da mesma espécie? A verdadeira N.alata supostamente tem estes pelos nas bordas das folhas.

>Pois é, estou procurando na net se há algo sobre o assunto e até agora não achei nada.

Então... já estou te dizendo, vc não vai achar nada pois não há. :) Se alguém tivesse descoberto isso (e se fosse verdade) a notícia iria correr como fogo na palha pelo mundo carnívoro, hehehe! A notícia não seria difícil de achar em múltiplos sites.

Abs, Fernando Rivadavia

16.03.2008(Dom)16:09
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)0:23, em um total de 2 vezes.

16.03.2008(Dom)16:18
Destaque

Mensagem Re: Dúvida
Leoninha escreveu:
Pergunta aos Nepentheiros:

Pessoal, alguém aqui já teve ou tem Nepenthes machos e fêmeas que já deram flores? Por acaso ninguém observou algo, alguma característica nas folhas ou algum detalhe na planta que indicasse qual é o sexo sem ser somente na flor?

Pergunto porque plantei estacas e elas estão mostrando comportamentos diferentes, uma mostra pêlos em todas as folhas e a outra não mostra pêlos, as folhas são totalmente lisas. Achei estranho...

Olá, Leonina e os demais!

Plantas nascidas de estacas tem o mesmo sexo da planta-mãe, mesmo que "chova canivete", que a "vaca tussa", ou outras coisas mais!
Por mais que eu tenha pesquisado todos esses anos, também não encontrei qualquer informação acerca de eventuais diferenças motivadas pelo sexo da planta.

Esses detalhes que vc verificou devem ter sido causados pelo ambiente, pela diferença de estágio de desenvolvimento entre as mudas, talvez. Portanto, não os leve a sério...

A diferença mesmo fica para as flores. O desenho mostrado no link é esclarecedor : a flor feminina é ligeiramente mais volumosa, numa mesma espécie! Abaixo, uma imagem rara... Flores femininas (à direita), com uma delas sendo polinizada por uma flor masculina (à esquerda, na ponta da pinça):

Imagem

A maioria das neps que temos são do sexo masculino, excetuando-se os casos raros de descuido do cultivador profissional, que segura as fêmeas como matrizes para produzir sementes puras, ou híbridos, deixando os machos para produzir as estacas! :wink:

Das minhas plantas, a única que floresceu (duas vezes, há muitos anos), foi a "pioneira"... e é um MACHO, pra variar...

[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

16.03.2008(Dom)22:22
Moderador

Mensagem 
Oi Miguel,

Sério q vc tem dificuldade p/ faze-las florescerem?? Eu vivia cortando hastes florais pois não gostava do cheiro das flores, que empesteava a estufa! :) Mas de todas as plantas que tive, a unica femea que me lembro era a N.khasiana.

Abraços, Fernando Rivadavia

17.03.2008(Seg)2:00
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo