Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)20:32



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Relação entre folha,cabo e vaso 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41
Mensagens: 132
Localização: RJ - capital
Mensagem Relação entre folha,cabo e vaso
Qual é a relação os tamanhos da folha, cabo e vaso das Nepenthes? Sempre achei q quanto mais longo o cabo maior seria o vaso, mas nasceu ha pouco um vaso enorme (o maior até hj) na minha N. Khasiana com um cabo curtinho, de modo que o ascideo não fica pendurado no ar e sim encostado no substrato... seria alguma anomalia?[/b]


24.02.2008(Dom)19:49
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Cabo, vaso, folha...
Olá ! na verdade acho que essa relação não existe ou, se existe, não é tão inflexível assim... aqui nas minhas, o tamanho dos jarros independe do comprimento dos cabos e do tamanho das folhas, mas cada espécie parece ter a sua peculiaridade... é melhor esperar alguém mais experiente para falar sobre isso...
Um abraço.


24.02.2008(Dom)21:57
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
não vi nenhum relação na minha N. alata. Não sei para as outras espécies..Mas em geral, plantas maiores (leia-se, mais velhas) produzem vasos maiores.

Abração

_________________
Imagem


25.02.2008(Seg)18:12
Perfil

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Tinha uma neps no jardim botanico RJ, parecia ser n. alata, deveria ter uns 15 cm de jarro. Quando a estufa estiver de fato re-aberta, vou tirar N fotos de lá e não posso esquecer de levar uma régua ^^


27.02.2008(Qua)18:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Jarros ?
Olá ! tenho certeza, agora, de que essa proporção não existe ! tenho duas neps gracillis, uma spotted e outra típica; pois bem: a primeira sempre formava jarros maiores que a segunda, mas nessa semana parece que elas inverteram isso, independentemente do tamanho das folhas e dos cabos...


28.02.2008(Qui)7:03
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Re: Relação entre folha,cabo e vaso
Rajad escreveu:
Qual é a relação os tamanhos da folha, cabo e vaso das Nepenthes? Sempre achei q quanto mais longo o cabo maior seria o vaso, mas nasceu ha pouco um vaso enorme (o maior até hj) na minha N. Khasiana com um cabo curtinho, de modo que o ascideo não fica pendurado no ar e sim encostado no substrato... seria alguma anomalia?[/b]

Olá, Raul e os demais!
Essa relação de tamanho varia muito de acordo com a idade e a fase da planta. Mas, existem peculiaridades inerentes a cada espécie também.
Quem já viu as fotos que o Nilber fez há algum tempo da N. rafflesiana var. nivea que ele cultiva, verá o tamanho exagerado dos cabos dos jarros "lower"!
Quem tem o híbrido N. x 'Jungle Bells' (aquela planta que o Marcos Ono cultiva como N. bellii) já deve ter percebido, também, que os cabos são bem compridos em relação ao tamanho dos jarros.
Existe uma espécie "highland" rara chamada N. glabrata, que tem jarros do tamanho aproximado de um ovo de galinha, mas que vem pendurados em cabos de quase meio metro! :shock:
Por outro lado, a N. ampullaria usa cabos de poucos centímetros para ligar os jarrinhos às folhas.
A N. albomarginata tem um comportamento curioso em relação ao tamanho dos cabos. Na fase de roseta, produz seus jarros "lower" presos às folhas com cabinhos de 1 a 5 cm... Existe uma variedade dela, conhecida como "spider" (aranha) que tem os jarrinhos dessa fase presos quase que diretamente nas folhas; isso dá realmente um aspecto de uma grande aranha à planta! Já na fase de parreira, quando ela produz as armadilhas "upper", os cabos são de um tamanho dito "normal", sem chamar nenhuma atenção!
Em relação a algumas especies que eu cultivo, em algumas delas, eu percebo que o cabo é ligeiramente mais comprido na fase de parreira, mas sem exageros nessa diferença de tamanho...
Não vejo, portanto, como anomalia um jarro do tipo "lower" com cabo mais curto...


Cléo Oliveira escreveu:
... Mas em geral, plantas maiores (leia-se, mais velhas) produzem vasos maiores...
Eu acrescentaria, ainda: plantas mais saudáveis produzem jarros maiores! :wink:

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


28.02.2008(Qui)14:30
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41
Mensagens: 132
Localização: RJ - capital
Mensagem 
otima explicação Miguel!!! :D :D :D
Minha N. Khasiana tem dado jarros de até 8 e 9 cm em grande quantidade (uns 20), mas já vi em fotos plantas com 1 ou 2 jarros apenas só que enoooooormes, isso muda de especie pra especie ou é o modo de cultivo? tem a ver com a idade da planta tbm?
Vlw


28.02.2008(Qui)15:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Acredito que sim.. mas isso é algo a se observar e estudar ao longo do cultivo...
Cultivar neps é exercício de paciência... Estilo "oriental"! :wink:
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


28.02.2008(Qui)22:47
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41
Mensagens: 132
Localização: RJ - capital
Mensagem 
hmm agora entendi o segredo do Marcos Ono... :lol:


29.02.2008(Sex)15:25
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.07.2007(Dom)2:44
Mensagens: 67
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem relação:
Obrigado por postarem esse tópico,
Já mudei duas vezes de vaso, primeiro eram as raízes que estavam quase saindo do vaso e depois a proporção do comprimento das folhas com os jarros estavam caindo no chão, nota-se que eu ainda não pendurei a minha vou esperar mais um pouco!
O que eu tive que fazer com a minha Nepenthes gracillis foi botar um bambú ou um graveto para ela recuperar a sua postura, depois quando ela crescer mais, eu vou pendurá-la para seus jarros caírem.
Segue foto:

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Grato Sempre!
Cadu Teixeira
http://www.flickr.com/photos/11749395@N05/


01.04.2008(Ter)0:03
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB