PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Semeando ! Novas fotos na página 2!
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=5237
Página 1 de 2

Autor:  Francisco Eduardo [ 12.06.2009(Sex)15:58 ]
Título:  Semeando ! Novas fotos na página 2!

Olá ! as sementes de nepenthes, que recebi do Marcos Ono, estão germinando... seguem fotos !


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Autor:  Lucas Laroc [ 12.06.2009(Sex)23:22 ]
Título: 

Parabens!! eu não tenho muita sorte com sementes de nep, eu meu dou melhor com de drosera e mesmo assim as vezes eu perco algumas!!

Mas você está de parabens!!

Autor:  Maurício Ervilha [ 13.06.2009(Sáb)7:47 ]
Título: 

A taxa de germinação foi alta em Francisco. Manteve elas em que temperatura? Colocou pratinho embaixo do vaso que semeou ou só borrifava a água?

Parabéns,

Abraços.

Autor:  Francisco Eduardo [ 13.06.2009(Sáb)8:53 ]
Título: 

Olá ! obrigado a todos pelas manifestações de apoio ! é a primeira vez que uma semeadura de nepenthes acena para um bom resultado comigo - e olha que já tentei antes.
Verdade seja dita: essa é a minha primeira tentativa com sementes do Marcos Ono. Realmente, a cada dia que passa, vejo que o Marcos está, como dizem os yankees, "em uma liga superior" em termos de cultivo no Brasil. Com certeza o sucesso se deve mais a ele do que a mim.
Na verdade eu não tive cuidados excepcionais com as sementes, não.
Coloquei-as numa embalagem daquelas que vem das padarias com os bolos e biscoitos sobre um pouco de musgo sphagnum, apenas... fiz uns furos no teto da embalagem e outros furos, esses maiores, no fundo, para permitir que a água da irrigação entre e para garantir que ela também saia mais facilmente do que entrou, deixando o sphagnum apenas úmido - e não encharcado.
É claro que a embalagem tem tampa, então as sementes ficam numa forma de "estufa" improvisada. E elas germinaram (já nem sei se deveria dizer nasceram, tamanho o meu orgulho) !
Como vcs podem ver, a simplicidade dos procedimentos foi extrema, e, por isso, credito à boa qualidade das sementes do Marcos o sucesso na germinação - até porque eu já havia tentado, diversas vezes, quase a mesma coisa com sementes de procedências diferentes, sempre sem sucesso.
Um grande abraço.
PS - seguem algumas outras fotos, da semeadura e da minha "selva de neps" !

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Autor:  Francisco Eduardo [ 16.07.2009(Qui)18:13 ]
Título:  Novas fotos do berçário !

Olá ! hoje fotografei, uma vez mais, o berçário das nepenthes... seguem as fotos, bem como outras de jarros e coisas da estufa das neps !


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Autor:  Adriel Faust Martins [ 16.07.2009(Qui)19:17 ]
Título: 

Se não custar muito você podia colocar legenda né :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Autor:  nivaldo falcao [ 16.07.2009(Qui)19:30 ]
Título: 

rapaz, parabens com a germinação, estou com algumas germinando tbm, so que não sao de ono, coloca os nomes depois.

Autor:  Bruno Garcia [ 16.07.2009(Qui)21:49 ]
Título: 

Lindas Fransisco! Elas estão adorando a estufa heim! como foi dito, coloque as legendas...

Abs, Bruno

Autor:  zemeczak [ 16.07.2009(Qui)22:42 ]
Título: 

É parece que as Nepenthes estao muito bem...
Muito legal a armaçao que você fez com o cano de PVC e a tela!
Como você rega todas na estufa ?
QUe tipo de agua você usa ?
você tira as folhas podres da Dionaea ?

Autor:  Francisco Eduardo [ 17.07.2009(Sex)2:27 ]
Título: 

Olá Adriel ! Olá Bruno ! me desculpem a ausência das legendas ! estou tentando corrigir isso...

Olá Nivaldo ! depois de várias tentativas com sementes de nepenthes, finalmente consegui ! mas, verdade seja dita, essa foi a primeira vez que tentei com sementes do Marcos Ono. Todas as sementes que recebi dele germinaram (sarracenias, droseras e dionaeas).

Olá Zemeczack ! vamos lá: a irrigação é feita por um sistema que montei e que consiste, basicamente, no uso de dutos de irrigação da marca Gardena, nos quais instalei aspersores do tipo "neblina", da mesma marca - próprios para criar uma névoa de água, com microgotículas, e aumentar a umidade, além de promover as regas.
O sistema é ligado a uma válvula solenóide que é acionada por um timmer (assim eu posso regular a frequência e o tempo de irrigação conforme a estação do ano).
Finalmente, a água: eu uso um filtro deionizador/desmineralizador... a água desce da caixa d'água da casa e passa por esse filtro (que possui carvão ativado e resinas catiônicas e aniônicas - sem sei o que seria isso, só sei que é o elemento filtrante, de acordo com o fabricante do filtro), indo para uma caixa d'água especial para a estufa, onde ela fica armazenada; quando o timmer aciona a válvula, automaticamente liga, também, uma bomba centrífuga que garante a irrigação com a potência necessária.
E depois que passa pela bomba, a água ainda percorre um segundo filtro, especial para impedir o entupimento dos aspersores.

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/