Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)18:17

Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Nepenthes - Fungicida caseiro?? : D 
Autor Mensagem

Mensagem Nepenthes - Fungicida caseiro?? : D
Olá,

Pessoal, ontem estava a pesquisar na internet sobre as enzimas presentes nos líquidos das plantas carnivoras (que ainda não descobri, mas que também não são conhecidas cientificamente, segundo a mesma noticia que vou apresentar a seguir), quando dei por mim a ler uma notícia (a tal) que dizia que quando procuravam por enzimas nos líquidos de Nepenthes, encontraram outras proteínas que aparentemente não tinham uma função digestiva.

Após investigações, os cientistas descobriram nessas proteínas semelhanças com outras proteínas que tinham propriedades anti-fungicas e anti-bacterianas. Essa teoria foi reforçada pelo facto de raramente encontrar-mos fungos e bacérias nos bichos que ficam aprisionados nas Neps. Até tem a sua lógica: já que as Nepenthes são PCs, e o são devido à carencia de nutrientes, essa estratégia permite-lhes "assegurar" que os nutrientes daquele bicho são só para ela, e mais ninguem se vai alimentar da refeição dela. :P :twisted:

Meditando sobre o assunto, pensei (esta sugestão é para os amigos nepentheiros :P):

Será que seria viável usar o líquido de uma nepenthes como fungicida para nossas plantas, quando estas são atacadas? Isto é, alguém com muitas nepenthes pode "sacrificar" uma urna para fabricar o seu proprio fungicida??

O que eu proponho é:

1-retirar um pouco (mesmo pouco) de liquido de uma urna (atenção, de uma urna nova, para evitar a contaminação desse liquido por bichos já digeridos, o que alteraria o resultado);
2-colocar um pedaço de uma folha (mesmo morta, de dionaea, por exemplo) dentro de um frasco, com uma certa umidade, de modo a criar fungos.;
3-testar esse líquido.

No caso de resultar, tentar com outras diluições, de modo a aproveitar o máximo de suco, e a tornar a necessidade de retirá-lo à planta menor.

Espero que dê resultados :P :P

cumps,

Rafa :wink:

19.05.2009(Ter)10:30
Moderador

Mensagem 
Olá Rafa, a idéia parece interessante, no entanto você pensou em duas coisas?

1- no substrato normal das plantas existem fungos e bactérias que são de utilidade para as plantas e esse líquido dos jarros das Nepenthes poderia matar essa microbiota;

2- esse líquido dos jarros poderia ser aplicado numa planta que já está debilitada? uma vez que nesse líquido existem compostos digestores e poderia digerir a planta debilitada;

Abraço.

19.05.2009(Ter)10:40

Mensagem 
Bem visto;

O primeiro ponto parece-me bastante plausivel, mas não me parece que enzimas especializadas em digerir tecidos animais consigam "corroer" tecidos vegetais; por outro lado, qualquer fungicida quimico traz, assim como o benefício de matar os fungos, a possibilidade de debilitar a planta.

Por isso sugeri experimentar em pedaços individuais à planta, e só tendo a certeza de que os matava, tentar então numa folha da planta mesmo.

De qualquer forma, excelente critica bode :wink: :wink:

19.05.2009(Ter)13:24
Destaque

Mensagem 
Eu penso que vale a pena experimentar... Afinal, só vai custar mesmo algumas gotas de liquido digestivo de um jarro novo... E boa vontade do cultivador! :wink:
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

19.05.2009(Ter)14:16
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Só não concordei muito com o 2º argumento do Bode ,porque ,acho que a única Nepenthes que digere folhas, cocô de passaros e insetos e talvez mais algumas coisas é a Nepenthes ampullaria não é?
Será que esse liquido é tão forte?

19.05.2009(Ter)14:19

Mensagem 
Miguel, essa é a minha opinião também. Se as coisas forem bem feitas, umas pucas gotas chegam para a experiencia, e quem sabe até poucas gotas rendam bastante diluidas e água, se possivel.

Matheus, exactamente. Era isso que eu queria dizer. Acho que, caso esse liquido digerisse tecidos vegetais, as plantas carnivoras também se alimentaria de vegetais (e isso seria bastante fácil, em termos evolutivos, até mais fácil que capturar animais, que se mexem!).

Bode, de qualquer forma acho que suas observações formam muito boas. E que venham mais, para chegarmos a uma conclusão sobre esse fungicida milagroso! eheheh :P :P :P

cumps e obrigado a todos,

19.05.2009(Ter)17:20

Mensagem 
Um jeito bem facil de fazer fungo é assim:
Pega um pouco de arroz cozido e coloca num copinho de plastico na sombra e com papel filme cobrindo em poucos dias se não tiver fungo é porque funciona, eu poderia fazer aki mas to sem liquidos do jarro novo, tem um com um pernilongo e só, acho que mesmo assim amanhã eu tento

19.05.2009(Ter)17:29

Mensagem 
Oi Rafa,

Acredito que a OBSERVAÇÃO pode responder a uma série de questões, mas acredito que a experimentação deverá exigir maior rigor, ou seja, deveremos ter um grupo controle e outro experimento, entende? Fungos em folhas da mesma espécie submentidas às mesmas condições ambientais, dai aplicar a solução "Nepenthica" em uma e não na outra e manter as mesmas condições e avaliar as alterações e possível retrocesso no fungo...Ok?!

Cláudio

19.05.2009(Ter)17:32

Mensagem 
Matheus, muito obrigado pelo conselho ;)

Claudio, essa era também a minha ideia. Eu estudo, e gosto bastante de biologia, e tinha pensado em cumprir uma série de regras ara que os resultados fossem os mais viáveis, como manter a mesma substância (folha de dionaea ou arroz, como disse o Mateus) nas mesmas condições, de modo a proliferar a mesma espécie de fungos, experimentar num recipiente sem nada, noutro com liquido puro, noutros com o liquido diluido, etc etc etc
E ANOTAR todos os resultados. Se alguém for experimentar avise aqui no tópico, para eu saber e acompanhar o experimento!!

cumps,

19.05.2009(Ter)17:38
Moderador

Mensagem 
Quando disse que o líquido digestor das Nepenthes poderiam digerir a folha, quis dizer a nível celular, o fungo se alimenta da lignina da parede das células vegetais, tornando-a mais frágil e o líquido das nepenthes agiria no interior da folha (viva), o que poderia matar a folha ou até a planta, uma vez que a proteção que as paredes celulares confere fora removida, assim o líquido poderia percorrer o interior da planta matando mais células. Lógico que a quantia de células mortas depende do tanto de líquido digestor que se coloca.

Abraços.

19.05.2009(Ter)17:40
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo