Olá ! obrigado a todos pelas manifestações de apoio ! é a primeira vez que uma semeadura de nepenthes acena para um bom resultado comigo - e olha que já tentei antes.
Verdade seja dita: essa é a minha
primeira tentativa com sementes do
Marcos Ono. Realmente, a cada dia que passa, vejo que o
Marcos está, como dizem os
yankees, "em uma liga superior" em termos de cultivo no Brasil. Com certeza o sucesso se deve mais a ele do que a mim.
Na verdade eu não tive cuidados excepcionais com as sementes, não.
Coloquei-as numa embalagem daquelas que vem das padarias com os bolos e biscoitos sobre um pouco de musgo
sphagnum, apenas... fiz uns furos no teto da embalagem e outros furos, esses maiores, no fundo, para permitir que a água da irrigação entre e para garantir que ela também saia mais facilmente do que entrou, deixando o
sphagnum apenas úmido - e não encharcado.
É claro que a embalagem tem tampa, então as sementes ficam numa forma de "estufa" improvisada. E elas germinaram (já nem sei se deveria dizer nasceram, tamanho o meu orgulho) !
Como vcs podem ver, a simplicidade dos procedimentos foi extrema, e, por isso, credito à boa qualidade das sementes do
Marcos o sucesso na germinação - até porque eu já havia tentado, diversas vezes, quase a mesma coisa com sementes de procedências diferentes, sempre sem sucesso.
Um grande abraço.
PS - seguem algumas outras fotos, da semeadura e da minha "selva de neps" !