Autor |
Mensagem |
Robim
Registrado em: 23.11.2006(Qui)19:26 Mensagens: 7 Localização: Belo Horizonte
|
 Nepenthes Allardii
Olá, tenho uma nepenthes Allardii que comprei a aproximadamente uns onze anos atrás, ainda muito pequena. Este ano, floril pela primeira vez para minha surpresa e formando várias capsulas com sementes. Dúvidas: Segundo informasções sobre à N. Allardii, trata-se de um híbrido natural (Maxima X Veitchii). Por ser um híbrido ás sementes geradas são ferteis ou não? Em se tratando de nepenthes, não é necessário uma planta macho e uma fémea para geração de sementes? Como explicar a geração de sementes na allardii? Gostaria de contar com a opinião e ajuda dos amantes das nepenthes. Obrigado 
|
08.09.2010(Qua)21:53 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Hum... antes de responder, tenho uma pergunta: Você tem alguma outra nepenthes florindo? Elas não se autopolinizam, tem que ser uma flor macho e outra fêmea, se não tiver, sinto muito, mas a polinização não foi feita e você não tem sementes. Vê se alguém pode te mandar pólen de nepenthes, aposto que teriam algumas pessoas que mandariam de graça.
Posta umas fotos da sua planta pra gente ver, fiquei curioso... Você só tem ela ou tem outras PC's?
Abraço

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
08.09.2010(Qua)22:08 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Olá Robin, seja bem vindo ao fórum. Sua planta deve ser uma Fêmea, e ela precisaria de um Macho para poliniza-la, pode ser que esteja aparentemente desenvolvendo os frutos, mas não estão ferteis, pode até dar sementes falhadas ou não dar em nada, pois precisa ser polinizada, é uma pena já ser tarde para isso  Amigo, fiquei super curioso, de onde você comprou esta muda a 11 anos atrás ?  Se puder nos mostrar fotos dela, já confirmamos se ela é Macho ou Fêmea e se ela é relmente linda e gigantesca hehehhe Achei uma coisa interessante, a sua N. Allardii já virou uma "N. x tiveyi" de uma olhada : http://cpphotofinder.com/nepenthes-x-tiveyi-1806.htmlSe ela for uma fêmea e estiver formando outro caixo de flores, posso te mandar Pólem da minha N. máxima, e você pode tentar poliniza-la, aí sim, se der certo ela dará frutos e sementes férteis. espero ter ajudado um pouco, Abraço.
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
09.09.2010(Qui)1:10 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Re: Nepenthes Allardii
Robim escreveu: ... tenho uma nepenthes Allardii que comprei a aproximadamente uns onze anos atrás, ainda muito pequena. Este ano, floril pela primeira vez para minha surpresa e formando várias capsulas com sementes. Olá! Seja bem vindo ao nosso forum! Que bom saber de mais uma neps em floração! Mas, seria possível você mostrar fotos da sua planta, com armadilhas, para a gente conferir? Citação: Dúvidas: Segundo informações sobre à N. Allardii, trata-se de um híbrido natural (Maxima X Veitchii). Por ser um híbrido as sementes geradas são ferteis ou não? Como já foi dito, mudou o nome: Nepenthes X tiveyi, cruzamento natural entre N. maxima e N. veitchii. Nada muda por ser um híbrido em relação às sementes, que eu saiba. Mas, sem a polinização, nada feito... Citação: Em se tratando de nepenthes, não é necessário uma planta macho e uma fémea para geração de sementes? Formar as sementes, ela forma de qualquer jeito... Mas, sementes férteis, sim, precisa de pólen... Citação: Como explicar a geração de sementes na allardii? Não entendi sua pergunta... [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
09.09.2010(Qui)8:40 |
|
 |
Shinfay
Registrado em: 26.11.2007(Seg)22:50 Mensagens: 81 Localização: Belo Horizonte/ MG
|
Olá Robim,
Bem vindo ao Fórum! Depois posta fotos da sua Nepenthes Allardii. Também fiquei curioso onde você adquiriu a sua Nepenthes, aqui em BH é difícil encontrar outras espécies a venda, só vejo N. alata.
_________________ Shinfay Growlist / Galeria
|
09.09.2010(Qui)10:55 |
|
 |
rodrigobad
Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24 Mensagens: 247 Localização: Toledo - Paraná
|
 Re: Nepenthes Allardii
Parabens pela planta! Robim escreveu: Olá, Em se tratando de nepenthes, não é necessário uma planta macho e uma fémea para geração de sementes? Como explicar a geração de sementes na allardii?  Como foi dito, ela, sendo uma femea, cria as sementes, porem como não foi polinizada, as sementes são inferteis, ou seja, não germinarão.  .
_________________ Alguem anda me devendo umas sementes .....
|
09.09.2010(Qui)11:35 |
|
 |
Robim
|
Agradeço a todos pelas informações e principalmente pela calorosa recepção de boas vindas.
Tenho outras nepenthes espalhadas pelo quintal: Mixta, ventricosa, mas não observei nenhuma delas floridas na ocasião da floração da N. Allardii.
Pode ser que eu não tenha visto.
Neste próximo sábado vou tirar algumas fotos da N. Allardii e estarei enviando a vocês OK?
Quanto a aquisição desta planta: Também coleciono orquídeas e havia um casal que todo ano na exposição de orquídeas da AMO/Sobh, que acontecia aqui em Belo Horizonte no Palácio das Artes comercializavam carnívoras também.
Comprei deste casal a N. Allardii.
Um abraço a todos
|
09.09.2010(Qui)20:49 |
|
 |
Robim
|
Amigos, estou enviando algumas fotos que eu já havia tirado da N. Alardii. Fico devendo a foto do jarro que mandarei assim que encontrar em meus arquivos. Abraços.  
|
09.09.2010(Qui)21:15 |
|
 |
Robim
|
Desculpem a minha falta de prática com as fotos.  
|
09.09.2010(Qui)21:25 |
|
 |
Shinfay
Registrado em: 26.11.2007(Seg)22:50 Mensagens: 81 Localização: Belo Horizonte/ MG
|
Robim escreveu: Quanto a aquisição desta planta: Também coleciono orquídeas e havia um casal que todo ano na exposição de orquídeas da AMO/Sobh, que acontecia aqui em Belo Horizonte no Palácio das Artes comercializavam carnívoras também. Comprei deste casal a N. Allardii. Um abraço a todos Eu já frequentei várias dessas exposições de orquídeas no Palácio das Artes quando era mais novo, minha mãe adora orquídeas. Pena que já faz anos que não vejo mais, a última exposição de orquídeas que me fui faz uns dois anos lá no Itaú Power Shopping, só tinham Dionaea vendendo.
_________________ Shinfay Growlist / Galeria
|
10.09.2010(Sex)11:42 |
|
 |
|