Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)16:08



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Estacas de Nepenthes nos correios! 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Estacas de Nepenthes nos correios!
Comprei 5 estacas de nepenthes alata, um punhado de sphagnum vivo e sementes variadas, a encomenda foi enviada via pac faz dez dias e o prazo de entrega termina amanha, prazo esse que acho que será cumprido (se não meto processo :twisted: )

Mas minha dúvida é se chegará algo vivo da encomenda... :roll:


20.01.2011(Qui)12:54
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Se quem te enviou e os correios tomaram os devidos cuidados sim, mas o pessoal anda falando da péssima qualidade dos correios então...

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


20.01.2011(Qui)13:09
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem 
Olá,

Não dá pra confiar nos prazos dados pelas Agencias dos Correios. Estão com falta de pessoal e com uma bagunça danada com empresas terceirizadas de trasnporte. Mas se foi corretamente acondizionada, a estaca aguenta um bom tempo, e se brincar vai chgar pra você já brotando, como aconteceu comigo. demorou 25 dias e varias estacas chegaram brotadas. Mas perdi algumas mesmo depois de chegar.


Só não sei quanto a questão do processo....

Pois segundo normativa do proprio correio:

Não Transportamos
Os Correios NÃO aceitam a postagem de remessas contendo:

objeto com peso, dimensões, volume, formato, endereçamento, franqueamento ou acondicionamento em desacordo com as normas regulamentares ou com as previstas em convenções e acordos internacionais aprovados pelo Brasil;

substância explosiva, radioativa, deteriorável, fétida, nauseante, corrosiva nociva ou facilmente inflamável, cujo transporte constitua perigo ou possa danificar outro objeto;

cocaína, ópio, morfina, demais estupefacientes e outras substâncias de uso proibido;

objeto com endereço, dizeres ou desenhos injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral ou ainda contrários à ordem pública ou aos interesses do País;

animal vivo, exceto os admitidos em convenção internacional ratificada pelo Brasil;

planta viva;

animal morto, ossos e cinzas animais;

objeto cujas indicações de endereçamento não permitem assegurar a correta entrega ao destinatário;

..........


Vide em http://www.correios.com.br/Produtosaz/c ... rtamos.cfm

Na minha visão estaca é considerada planta viva, assim com o musgo vivo. Eu só não sei como conssideram sementes, na minha visão a semente é um embrião, e embrial viavel é um ser vivo, sendo na minha mer aopinião e visão tambem conssiderada planta viva.

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


20.01.2011(Qui)14:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Realmente é complicado mas anime-se. Certa vez os correios deram uma baita demorada com estacas de N. anamensis que eu estava por receber. Foram semanas de espera e elas chegaram já pretas, praticamente podres, mas como sou teimoso as plantei assim mesmo. O fato é que um fio de vida ainda existia naqueles gravetos e eles brotaram com toda força e estão crescendo muito bem.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


20.01.2011(Qui)17:43
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Graco escreveu:
Realmente é complicado mas anime-se. Certa vez os correios deram uma baita demorada com estacas de N. anamensis que eu estava por receber. Foram semanas de espera e elas chegaram já pretas, praticamente podres, mas como sou teimoso as plantei assim mesmo. O fato é que um fio de vida ainda existia naqueles gravetos e eles brotaram com toda força e estão crescendo muito bem.


que deus e as estacas ouçam suas palavras, mas acho que chega amanha mesmo, pra quem quiser acompanhar o rastreio é http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.Inexistente?P_LINGUA=001&P_TIPO=002&P_COD_LIS=PB451608555BR


20.01.2011(Qui)18:12
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re:
Gabriel Porto escreveu:
Graco escreveu:
Realmente é complicado mas anime-se. Certa vez os correios deram uma baita demorada com estacas de N. anamensis que eu estava por receber. Foram semanas de espera e elas chegaram já pretas, praticamente podres, mas como sou teimoso as plantei assim mesmo. O fato é que um fio de vida ainda existia naqueles gravetos e eles brotaram com toda força e estão crescendo muito bem.


que deus e as estacas ouçam suas palavras, mas acho que chega amanha mesmo, pra quem quiser acompanhar o rastreio é http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.Inexistente?P_LINGUA=001&P_TIPO=002&P_COD_LIS=PB451608555BR


depois de trinta dias, finalmente chegaram, uma estaca estava podre, o sphagnum que comprei checou brotando, as sementes, não sei, mas estavam parecendo boas, as joguei no substrato e vamos esperar, as estacas chegaram como uns gravetinhos verdes com parte das folhas secas, outras já pretas, vou esperar até porque se sobreviveram a isso, acho que tenho grandes chances, coloquei num vaso grande com bem pouco sphagnum (não tenho muito, o resto que tava guardado fungou :cry: ) Coloquei as estacas pertinhas e as sementes ao redor...

fotos?


10.02.2011(Qui)12:49
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Bom...fotos ajudariam sim...

Uma dica é não deixar pegar muito sol, ainda mais aí na sua região que é bem forte... só uma horinha ou duas no nascer do sol...
Outra coisa é deixar bastante umidade,... coloque dentro de um saco transparente, amarre e faça uns furinhos mais ou menos do diâmetro de um lápis pra não cozinhar...
Boa sorte...

_________________
Henrique P. Ferreira


11.02.2011(Sex)10:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
bom, antes de tudo, como eu disse antes, as estacas chegaram meio ruins, após tres dias, estão mais verdinhas, mas nada que seja de muita importância. elas pegam claridade o dia inteiro, um pouco de sol direto filtrado pelo pé de manga também, vou verificar sempre se o vaso tá muito quente e tem saída de ar em cima da estufa, de momento, não parecem nem estacas, apenas gravetinhos verdes, os correios até amassaram a caixa, imagino o sofrimento destas estacas... :roll:

Fotos:

Aqui é onde elas ficam:
Imagem

Aqui são as estacas de cima:
Imagem

E aqui uma foto mais aproximada:
Imagem

Dá pra ver as partes mais guerreiras do sphagnum que sobreviveu e outras brotando, as sementes estão lá a tres dias, claro, ainda vão demorar um pouco, são sementes de u.arenaria drosera spatulata, burmannii e indica

Minha dúvida é: cortos as partes pretas? deixo como esta? aumento ou diminuo o sol? ainda da pra sair alguma coisa daí? o vaso está bom? o substrato é de areia e bem pouco sphagnum, só onde as fotos mostram, e ai? o que dizem? vinga ou não?


11.02.2011(Sex)12:59
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Bom... não parece tão ruim quanto imaginei... há chance de brotarem sim... não precisa cortar as partes pretas não,,, esqueça delas um tempo onde não pegue muito sol, e deixe bastante úmido, sempre ...

Só acho que não foi boa a idéia de plantar Nepenthes com Utricularia e Drosera no mesmo vaso... pra separar depois vai ser um inferno... ainda mais que são plantas que gostam de condições diferentes de iluminação... mas deixa aí... quando as Droseras ficarem grandes o bastante vc tira e coloca em outros vasos... as Utricularias vai ser pior pra separar...

O fato de o substrato ser quase exclusivamente areia talvez atrapaalhe o desenvolvimento das raizes, pode compactar... mas naõ sei...
Mas é aquilo... cuidado com o sol muito forte...

Desejo boa sorte com elas...
Até mais..

_________________
Henrique P. Ferreira


11.02.2011(Sex)16:35
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem Re: Estacas de Nepenthes nos correios!
Rique escreveu:
Bom... não parece tão ruim quanto imaginei... há chance de brotarem sim... não precisa cortar as partes pretas não,,, esqueça delas um tempo onde não pegue muito sol, e deixe bastante úmido, sempre ...

Só acho que não foi boa a idéia de plantar Nepenthes com Utricularia e Drosera no mesmo vaso... pra separar depois vai ser um inferno... ainda mais que são plantas que gostam de condições diferentes de iluminação... mas deixa aí... quando as Droseras ficarem grandes o bastante vc tira e coloca em outros vasos... as Utricularias vai ser pior pra separar...

O fato de o substrato ser quase exclusivamente areia talvez atrapaalhe o desenvolvimento das raizes, pode compactar... mas naõ sei...
Mas é aquilo... cuidado com o sol muito forte...

Desejo boa sorte com elas...
Até mais..


obrigado pelas informações, mas é isso, o substrato é provísório, quando as droseras germinarem vou separar, as utricularias também. Quando eu arranjar mais sphagnum vou fazer algo melhor para as plantas e futuramente investir mais na criação, por hora, só as estacas são realmente, "as de grande importância".


11.02.2011(Sex)16:56
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB