
germinando sementes de nepenthes
Resolvi escrever como germino sementes de Neps, por que tenho recebido varias duvidas do pessoal do fórum.
Não posso falar que é a maneira correta, mas posso dizer que tenho tido muita sorte com essas sementes da forma que eu faço.
Sempre temos que lembrar que sementes “frescas” é importante, mas só podemos ter absoluta certeza se polinizarmos a plantas em casa.
Sementes de neps precisam de muita umidade, temperatura alta (em torno de 28ºC) e muita luminosidade.
Podemos ter sucesso de muitas maneiras, mas eu preferi a que eu chamo de controlada.

Eu, como gosto de germinar sementes uso um aquário de medidas grandes (90x60x50cm), mas comecei com dimensões menores, nesse aquário uso 2 lampadas de 20W, que ficam ligadas 17 horas por dia. A temperatura se mantém em 28ºC, por ser fechado e cai a noite para a temperatura ambiente.


Uso potes de sobremesa com 4cm de diâmetro e faço 2 a 3 furos no fundo, que serve para a entrada da água (sem cloro), que no aquário deixo com 1cm de altura. É difícil, mas se abaixar o nível, é só completar com mais água.


O sphagnum eu fervo, e na hora de colocar no pote (3cm de altura), pico com uma tesoura, para facilitar a retirada dos seedlings.


Espalho as sementes sobre o sphagnum e jogo fungicida sobre as sementes (Captan 750 ts), muitas vezes não é necessário, mas se não quiser usar em todas, é só ficar atento as sementes, começando a fungar, use.


Sementes de neps podem começar a germinar com 2 semanas, o normal é 4 semanas, mas se prolonga até um ano. Como a natureza é sabia, ela deixa sempre algumas sementes com tempo diferentes para não perder as espécies. O que normalmente eu vejo é no primeiro mês germinam uma grande quantidade e depois de 2 a 3 meses, quando as vezes já posso começar a tirar os seddling, ainda estão germinado em quantidade pequena.

Sempre nesses potes de germinação, algumas crescem mais do que as outras, essas 2 ou 3 eu retiro para uma vaso individual que será as plantas que já vou ficar para mim.


As outras coloco em um vaso maior, mas ainda todas no mesmo lugar, apenas dando espaço entre elas.

Nesse momento elas já vão para fora, começa a receber a luz do dia e sol na parte da manhã.
Quando esse vasos se completam, pelo crescimento das plantas, aumento o vaso.

Desse ponto em diante eu espero que as plantas fiquem fortes, com folhas grossas e quando o tempo esta muito úmido vou tirando do aquário.
Gilson