Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)21:16



Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas! 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 16.10.2009(Sex)15:42
Mensagens: 71
Localização: São Paulo, SP Iguatemi
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
:D Sempre vi vários cultivadores dizendo que não era recomendável o uso desse substrato!
Usei muitas formas diferentes de combinação, algumas deram certo, mas logo o apodrecia .
Vi um blog onde se falava em casca de pinus para o cultivo, resolvi arriscar, eu tinha em mãos o substrato para orquídeas (tentando cultivar orquídeas).
Não tinha nada a perder, as plantas estavam morrendo. Tanto que as mudas rebrotaram (pensei que estavam mortas, percebi que não por causa dos brotos).

As raízes de Nepenthes gostam de ficar arejadas, servem apenas para hidratação e sustentação, se alimentam pelos jarros!
Algo que aprendi é: Consiga um substrato que mantenha umidade, mas não forme uma massa compacta e encharcada.
Não existe formula mágica, apenas faça algo arejado e durável!
Meu grande problema era esse: as plantas ficavam bem, mas o substrato apodrecia prejudicando a saúde, precisando trocar muito de substrato.
Não coloque muito musgo, sufoca as raízes e apodrece muito rápido!
Substrato para orquídeas até para flor de maio, funcionou bem! :D

_________________
Universo infinito dentro do infinito como um fractal!


10.07.2011(Dom)10:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
Olha.. parace que aprendeu muita coisa com seus testes né...
Substrato para orquidea pra mim é novidade... que afinal é muito bom mesmo né.
Sobre as trocas que vc falou que, qual é o intervalo de tempo para se fazer ?


10.07.2011(Dom)13:08
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 16.10.2009(Sex)15:42
Mensagens: 71
Localização: São Paulo, SP Iguatemi
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
Não sei ao certo!
Sei que o substrato de pinus bem arejado pode durar 2 anos ('Muito bom para as plantas terem tempo para crescer e recuperar-se').

As misturas que tentei antes eram de: 20% musgo e 40% polixim. Deu certo, mas por pouco tempo, o musgo apodreceu e virou uma massa preta e grudenta e as vezes com larvas!

Tentei musgo puro: Funcionou, mas logo ficou compacto e o apodrecimento ocorreu (mais larvas e doenças por ácaros).
As doenças por ácaros acabaram com um pouco de Sol da manhã!

Até areia tentei!

Agora imagine o quanto essas plantas sofreram, estou surpreso que estão bonitas agora!

_________________
Universo infinito dentro do infinito como um fractal!


10.07.2011(Dom)13:33
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
Olá,
ótimo tópico! Eu mesmo comecei a usar esta técnica misturada a sphagnum e os resultados foram muito bons além de ser mais econômico, pois a casca de pinus, carvão e isopor sai mais em conta que um saco de sphagnum. Com esses substratos de granulometria maior, realmente não fica ensopado, não compacta tanto quanto sphagnum puro ou com areia, demora mais pra apodrecer. Percebi que ficando menos ensopado, mais aerado, a emissão de raizes é sem duvida bem maior. Algumas plantas emitiam pouca raiz, depois que fiz o teste com substrato mais aerado e que retem menos agua, a planta emite raiz pelo vaso todo, quando se puxa a planta, sai o substrato todo envolto por raizes. Agora eu não concordo que as raizes de nepenthes sirva só pra sustentação. Creio que sirva pra nutrição também, por mais que a nutrição seja maior pelos jarros, há nutrição pela raiz.

Quando vejo nos grandes cultivadores gringos, não vejo muito sphagnum. Vejo muita fibra de coco, chips de coco e de casca de arvores e substrato rochoso, tudo misturado e as plantas são sempre um show, mesmo em clima adverso.

Já plantei em substrato puro, misturado a sphagnum, sphagnum puro, sphagnum com areia e vermiculita, e o melhor, tanto pelo aspecto do substrato depois de algum tempo, e crescimento das plantas, foi em substrato misturado com sphagnum, com mais ou menos 30 % de sphagnum.
Grande abraço

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


10.07.2011(Dom)23:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
Orion, aconteceu a mesma coisa com o substrato de algumas S. psittacina x leucophyla minhas, replantei há alguns meses em 70% shagnum + 30% areia, porém com o tempo vai ficando preto por cima e eu tenho que ficar trocando de substrato e higienizando também. Você acha que esse substrato para orquideas pode ser adicionado ao das Sarracenias? Já tive algumas experiencias com casca de pinus, eu já utilizei no substrato das DIONAEA.


11.07.2011(Seg)0:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23
Mensagens: 414
Localização: Manaus / AM
Mensagem 
Citação:
orion :Meu grande problema era esse: as plantas ficavam bem, mas o substrato apodrecia prejudicando a saúde, precisando trocar muito de substrato.
Não coloque muito musgo, sufoca as raízes e apodrece muito rápido!

Bom, eu achei estranho o depoimento do orion, pois aqui o musgo não apodrece tão rapido, até nos vasos mais antigos da epoca que eu ainda usava xaxim o musgo está lá, firme e forte :mrgreen:
Oque eu sei, é que os outros musgos inclusive aqueles que a maioria dos principiantes compram em floriculturas realmente apodrecem muito rapido, mas aquilo não é Sphagnum.

orion diz: "Não coloque muito musgo, sufoca as raízes e apodrece muito rápido!"
você está errado, aqui as vezes uso como substrato 70% de Sphagnum, 10% de areia fina de rio, 10% de flocos de isopor, 10% de carvao vegetal, as plantas desenvolvem super bem e criam muitas raizes, e so higienizo o musgo e a areia na primeira vez que vou usar, depois não mexo mais no solo.

Eu sou contra o uso de casca de Pinus nas misturas de substratos para Nepenthes, tambem sou contra o uso do Xaxim, em ambos os casos ao utilizarmos eles estaremos expondo as raizes das Neps ao Tanino que é liberado por eles. O Tanino queima as raizes mais jovens, e intoxica as plantas.

Sei que muitos gringos usam turfa porque no exterior em alguns lugarem é dificil conseguir sphagnum seco, e que geralmente é caro. Ja li em foruns gringos experiencias de membros mostrando o desenvolvimento de plantas deles em Sphagnum seco, e mostrando o quanto as cultivadas no sphagnum desenvolveram melhor.

é isso aew
T+

_________________
:)


18.08.2011(Qui)19:36
Perfil YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re:
Daniel Souza escreveu:
Oque eu sei, é que os outros musgos inclusive aqueles que a maioria dos principiantes compram em floriculturas realmente apodrecem muito rapido, mas aquilo não é Sphagnum.


Exato, se apodrece rápido não é sphagnum. :|

_________________
Droseraholic!!!


19.08.2011(Sex)13:42
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
Eu cultivo minhas Nepenthes em sphagnum puro 100% e nunca tive problemas.
Inclusive o sphagnum que antes era seco, rebrota verdejante depois de laguns meses de cultivo
cobrindo toda superfície do vaso e mantendo as plantas saudáveis.

Abraço a todos.

_________________
Léo Leonello


19.08.2011(Sex)14:53
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Jarros Gigantes!!! Substrato para orquideas!
Também utilizo o sphagnum como componente principal do substrato para as nepenthes e nunca tive problemas.
Tenho vasos com mais de dois anos cujos substratos ainda se encontram em boas condições.

Devemos apenas observar que em alguns casos o sphagnum moído (ralado ou picotado) tende a compactar com o tempo. Para que isso não ocorra, procure misturar com componentes fibrosos ou de granulação maior (perlita, flocos de isopor, sphagnum de fibras longas, etc).

Lembrando também que as diferentes espécies de nepenthes nem sempre tem as mesmas necessidades de substrato, sendo algumas epifitas, terrestres ou até rupestres.

Repetindo o Daniel, os gringos utilizam outros materiais por não ter acesso ao sphagnum.
8-)

_________________
Imagem


19.08.2011(Sex)15:36
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB