Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)5:48



Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Pinguicula podre 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Me ajudem!!!
Aproveitando o tópico...

Acho que não dá mais pra salvá-la 1chora mas queria saber porque está morrendo...

Estou mantendo ela junto com a Pinguicula esseriana que está se desenvolvendo muito bem. Está com + ou - 1cm de água no prato, não está pegando sol diretamente (sob sombrite 75%).

Esta é a foto da moribunda P. primuliflora (o musgo vivo na superfície eu coloquei hoje... sei lá pra que :roll: )

Imagem

será que ainda dá pra salvar?


12.10.2007(Sex)23:21
Perfil
Destaque

Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41
Mensagens: 346
Localização: cotia-SP
Mensagem 
Replanta ela numa mistura de musgo com areia.
Acho que o substrato está velho.
As minhas também começaram a secar no inverno mas não como a sua.Na foto parece que a planta está muchando e não entrando em doemência.
Boa sorte amigo.


12.10.2007(Sex)23:39
Perfil
Mensagem Re: Me ajudem!!!
Alex Moura escreveu:
(sob sombrite 75%).

desculpe esta atrapalhando o tópico mas o que significa isso?


13.10.2007(Sáb)4:25
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Aconteceu exatamente a mesma coisa com a minha pinguicula, Alex, pouco depois ela morreu.


PS: Eu comprei do Ono, onde você comprou a sua?


E sombrite é um tipo de proteção que filtra uma parte dos raios solares (no seu caso 75%) usado pra proteger orquídeas, nepenthes, etc.


13.10.2007(Sáb)10:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
marcosono escreveu:
Replanta ela numa mistura de musgo com areia.
Acho que o substrato está velho.
As minhas também começaram a secar no inverno mas não como a sua.Na foto parece que a planta está muchando e não entrando em doemência.
Boa sorte amigo.


Obrigado pela dica!
Ontem eu fiz uma rega generosa por cima do substrato, e hoje ela estava com uma aparência um poquinho melhor, o que me deu uma certa esperança. Mas temendo o pior fiz logo o transplante (musgo + areia), o interessante é que tinha vários vermes nas raízes dela, :barf: talvez seja essa a causa.

Cristiano Marques escreveu:
PS: Eu comprei do Ono, onde você comprou a sua?


Com o Ono também :wink:


13.10.2007(Sáb)18:57
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem Pinguicula esseriana
Galerinha! Recentemente comprei umas carnivoras com o Senhor Marcos Ono. Para minha tristeza o Correio não foi nada cuidadoso com a encomenda e, infelizmente, algumas plantas chegaram com o substrato "desencaixado" dos vasos. Infelizmente o Correio não parece prezar muito pelos malotes que ele é pago pra transportar...

Acontece que a P. esseriana foi a que mais sofreu pois chegou fora do substrato.. :shock: As raízes ficaram expostas..
Imediatamente a replantei e catei as folhas que se soltaram pra tentar fazer brotamento. No entanto, pra meu desespero total, a planta parece não estar indo muito bem das pernas. A cada dia que passa (já se foram dois dias) tem mais folhas morrendo...

O que eu faço!!! To desesperado!!!! Me dêem alguma dica o mais rápido possível...por favor...

Abração

_________________
Imagem


14.01.2008(Seg)0:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Quanto as raízes não esquente! Pings praticamente não têm raízes e não dão muita importância a elas.

Se preocupe com a umidade e iluminação! Essa espécie não é dificil. Dependendo do tipo de folha fica mis dificil reproduzir por elas (folhas de inverno ou de pós floração são mais fáceis. São mais suculentas e grossas).
Não coloque em sol direto. Meia sombra (mais pra sombra que pra meia.. :lol: )

"enterre" as "raizes" que sobraram;

Boa sorte!
Nilber

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


14.01.2008(Seg)3:11
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Pessoal, para mim este problema das pinguiculas esta sendo o mais SERIO para mim... todas as pinguiculas que tento cultivas, foram duas adultas bem grandes, e muitas mudinhas, todas sempre morrem deste jeito... deve ter alguma coisa... sempre suspeitei de fungos?? será??? ou água demais??? pois parece que elas simplesmente apodrecem...
Mas o que reparei mesmo é que geralmente a ponta da folha fica com um verde mais escuro, dai a mancha cresce, se espalha para outras folhas, até atingir a primeira folha que sempre é gerada, falecendo por completo a planta....

SE ALGUEM TIVER ALGUMA SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA PELO AMOR DE DEUS ME AVISA, POIS ALGUM DIA QUERO AINDA CULTIVAR PINGUICULAS, O QUE AGORA PARECE IMPOSSIVEL, JÁ QUE TODAS APODRECEM....

Ps. já tentei os seguintes substratos:
100% sphagum
50% sphagum 50% areia
50% sphagum 50% perlita


15.01.2008(Ter)14:33
Perfil ICQ
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Aconteceu exatamente a mesma coisa com a minha primeira Pinguicula CRISTIANO, as folhas novas escureciam e iam aos poucos morrendo. Estava acontecendo o mesmo com a ping que você me deu, quando derrepente parou, e agora ela esta ótima.


15.01.2008(Ter)15:12
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Valeu Nílber e Cristianos!!

Mas acho que não vai pra frente mais não, a plantinha ta muito mal mesmo. A "escuridão" pegou também o miolo da planta, lá na gema onde nascem novas folhas....além disso, das 5 folhas que estavam soltas e que eu usei para tentar um brotamento, só uma ainda está viva... :cry:
Mesmo que a planta morra, vou deixar ela lá, pra ver se mais pra frente não aparece nada...vai saber!

Abração

_________________
Imagem


15.01.2008(Ter)23:30
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB