Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.04.2024(Sáb)2:35



Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Nova Piguicula Moranensis 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem Nova Piguicula Moranensis
E ai galera to na guatemala, e consegui umas pinguiculas moranensis....to me perguntando se precisa de algum trato especial.

Vai surgir as perguntas o q eu faco em Guatemala e o xq meu portugues e ruim. Bom eu sou brasileiro mas morei toda minha vida na guatemala, vou estudar em vicosa e nunca estudei portugues..aprendi assistindo TV. :lol:

Se o Fernando Rivadavia olha este tópico talves possa postar fotos das pinguiculas e ele me possa ajudar a identificarla pois ja vi que ele ja visitou aca perto. :wink:

Abracos


29.12.2008(Seg)3:19
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
essa e a foto dela??
Imagem

fonte: http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Port ... laria.html
uma dica, tenta postar uma foto da sua...fica mais fácil para identificar!
Abraços!
Feliz ano novo!!!


29.12.2008(Seg)8:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Uau, que inveja!!! :)

Quer dizer q vc encontrou P.moranensis na natureza na Guatemala?? Espero que tenha tirado fotos p/ nos mostrar! :)

P.moranensis é umas das Pings mais lindas que existe, e por sorte tbm é das mais fáceis de cultivar. Apesar de geralmente entrar em dormência na natureza durante a época de seca (~novembro a março no México), elas geralmente crescem bem se mantidas úmidas o ano inteiro. Elas não gostam de mto sol direto, mas sim de mto luminosidade.

Ah, e mande fotos!! :)


Abs, Fernando Rivadavia


04.01.2009(Dom)21:24
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem 
Bom desculpem q minha resposta tardase tanto mas não estive com tempo.

Bom Lucas, e sim essa, as minnhas estao bem mais pequenas e acho que nessa foto elas estao saindo da hibernacao. Mas sao assim mesmo.

Fernando: Pois e aca tem muita, eu estive me informando sobre plantas carnivoras da america central, entao encontrei a Pinguicula moranensis e ela e bem comum nas florestas (falam os indigenas)...as minhas comprei num orquideario e depois fui a uma reserva de quetzales (o pasaro nacional) e estive procurando mas não achei. Talvez procuro de novo em pouco tempo.

Agora espero poder estar no Trifinio (um bosque localizado na fronteira da Guatemala, Honduras e El Salvador) e poder encontrar a Pinguicula mesophytica e tirar algumas fotos.

Ou procurar a pinguicula clivorium em Huehuetenango e Quiche (na Guatemala)



Lendo o site do Barry Rice, encontrei que tem uma drossera no Belice, vc tem escutado algo dela?
Tera possivilidade de essa drosera existir tambem na Guatemala?

Agora uma foto da pequena Pinguicula moranensis hibernando, acho q não e a melhor foto do mundo mas agora minha camera ta emprestada e so tenho a camera do celular.
Aca ta frio para caramba!!!

Imagem


21.01.2009(Qua)23:45
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá e feliz ano novo!! :)

Que bom q vc voltou, eu tava bastante curioso! Fiz uma pesquisa rápida e encontrei q as seguintes PCs sao conhecidas da Guatemala:

Pinguicula moranensis, P.crenatiloba, P.clivorum, P.lilacina, P.mesophytica, P.orchidioides

Genlisea filiformis

Utricularia adpressa, U.amethystina, U.foliosa, U.gibba, U.guyanensis, U.hispida, U.hydrocarpa, U.jamesoniana, U.juncea, U.purpurea, U.pusilla, U.subulata,

Proboscidea confusa e P.triloba.


Acho q é bastante p/ te manter ocupado, não? ;) não conheço nenhuma coleta oficial de Drosera na Guatemala, mas não duvido que aí possa ter D.brevifolia, e talvez tbm D.capillaris e D.intermedia.

Para te ajudar a achar Pings na Guatemala, sugiro vc estudar este site:

http://www.pinguicula.org/pages/pages_p ... ntent.html

Tem mtas fotos de Ppings na natureza nesta parte do site (veja os multiplos cartoes postais):

http://www.pinguicula.org/pages/pages_p ... eld%20trip

Inclusive tem alguns postais meus de P.moranensis, P.orchidioides, P.crenatiloba, P.lilacina e até um sobre P.clivorum na divisa com a Guatemala:

http://www.pinguicula.org/A_world_of_Pi ... d_14_2.htm

Boa sorte nas tuas caçadas e não se esqueça de tirar mtas fotos p/ nos mostrar depois, OK????? :)


Abs, Fernando Rivadavia


22.01.2009(Qui)0:55
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem 
Pois e bastante mesmo e mais ainda se nunca ouve uma coleta oficial (pelomenos de drosera), acho q vou comecar pelo jardim botanico (não tenho muita esperaca, pois aca o aspecto cientifico ta muito descuidado) para procurar ou ter idea de que partes da Guatemala procurar.

Por exemplo vcs espertos em encontrar droseras em que sustrato sao mais comunes?, alguma "Zona de Vida segum o Holdridge" esta mais inclinada para droseras? (Menciono o Holdridge por ser ja ter estudos disso aca na Guatemala, mas algum outro sistema tambem da para investigar ou alguma clasificacao de solos)

Encontrei de novo a parte da pagina do Barry Rice que tem as plantas carnivoras da america central.
http://www.sarracenia.com/faq/faq7510b.html

Tenho "pouco" tempo para procurar pois volto ao brasil em Marco.

Obrigado pelos links e a informacao,
Abracos

Luis Carlos


23.01.2009(Sex)4:22
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Luis Carlos,

sei pouco sobre pinguiculas, contudo sugiro olhar a sala de imagens in habitat do fórum CPUK (Reino Unido) e deste fórum
principalmente para utricularias, genliseas e droseras. Há um tópico novo no CPUK sobre pinguiculas muito bom:

Pinguicula involuta em Machu Picchu

As postagens do Fernando também, vale a pena conferir. Aguardo imagens de plantas da tua região :wink:

Quando vier ao Brasil (é proibido, mas) tente trazer algumas espécies da Guatemala, indivíduos pequenos, folhas ou sementes
pois ainda somos muito 'pobres' em se tratando do cultivo de pinguiculas.

Um abraço e boa procura.

_________________
Droseraholic!!!


23.01.2009(Sex)10:54
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem 
Uai obrigado Carlos...acho q quando estive em Machupichu vi umas pinguiculas..achei "o q folha mais estranha" e como nem sabia o q era dexei la....agora to vendo q era uma dessas pinguiculas!!

Nesste forum ja olhei monte de imagens in habitat agora vou revisar o CPUK.

Se minhas pinguiculas dao sementes talves posso levar algumas para o Brasil.

Obrigado pelo link.
Abracos


23.01.2009(Sex)17:29
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Como o Carlos, eu tbm sugiro estudar os tópicos mostrando PCs na natureza, tanto no CPUK como naquele site de Pings que te indiquei.

Abs, Fernando


Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 03.02.2009(Ter)15:42, em um total de 1 vez.



23.01.2009(Sex)20:56
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem "Descobrimento!!"
o fim de semana estive numa cidade chamada "Chichicastenango" eles tem um mercado famoso os domingos e estando la eu encontrei uns brinquinhos com....Ibicella lutea.

No momento que eu vi lembrei dela e perguntei ao cara donde tinha achado ela e como eram as folhas da planta. Ele falou que esta planta era da mesma area donde esta a Pinguicula moranensis e infelizmente ele nomeu ela de "Uña de Gato" eu que nunca tinha visto a famosa planta uña de gato do Peru pensei q talvez era essa e não uma Ibicella mas hoje ao ver as fotos na ICPS confirmei...Ibicella lutea existe na Guatemala.


03.02.2009(Ter)15:05
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB