Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)1:56



Responder  [ 4 mensagens ] 
 moranensis ou mesophytica...como saber? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem moranensis ou mesophytica...como saber?
Ae gente...acho que o unico experto em pinguiculas....pelomenos que eu conheco e..o Fernando..
Ai minha pergunta fica assi,

Minha pinguicula comprei no Departamento de Baja Verapaz (entrando um poquinho na geografia da Guatemala, tem 2 departamentos Alta e Baja Verapaz, fica um cima de outro). Revisando o site www.pinguicula.org encontrei isto.

http://www.pinguicula.org/pages/plantes ... hytica.htm

Bom, eu tinha entendido que a pinguicula mesophytica era bem diferente da moranensis mas ai fala que e so mais pequena e para piorar (ou melhorar) minha situacao, o cara falaa :

"INTRODUCTION IN CULTURE :
Not yet. I only get seeds on December 2002 from an anonymous donator, with the only mention : "from culture, not wild collected". The seeds are labelled "Verapaz, Guatemala". No more information. If the donator could contact me, this will be very useful."

Tristemente o doador anonimo so falou Verapaz e não cual se Alta Verapaz ou Baja Verapaz.

Como saberei cual pinguicula possuo? Na descricao entendo os numeros e entendo as medidas e uma que outra palavra mas acho que não entendo oracoes assim "Corolla profunde bilabita, rubro-purpurea, labium superum bilobatum, lobis suborbiculatis vel oblatis, rotundatis, 4 - 8 mm latis."

Obrigado Fernando...e qualquer pessoa que deseje opinar

Ai como daria para saber se a minha e moranensis ou mesophytica.


19.03.2009(Qui)0:06
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Boa pergunta! não é facil diferenciar as duas em cultivo. Na natureza é facil devido ao hábito epífito de P.mesophytica. Acho q talvez o formato da folha é a maneira mais facil de distingui-las, seguido pelo formato das pétalas. Vc pode ler mais informações sobre esta espécie e até ver a distribuição da espécie na publicação original -- que está em espanhol! :) Veja no link abaixo:

http://epbb.club.fr/Publications/P_mesophytica.pdf

No mesmo site de Pinguiculas tem uma página inteira de publicações:

http://epbb.club.fr/publications.htm


Abs, Fernando Rivadavia


19.03.2009(Qui)1:58
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 08.09.2008(Seg)1:51
Mensagens: 61
Localização: Guatemala/Viçosa-MG, Brasil
Mensagem 
Muito obrigado Fernando!!

Vou ter que esperar entao ela florir(?), agora estou no Brasil, mas vou tentar que mandem fotos da Guatemala. E postarei elas, estive revisando a revista "International Pinguicula Study Group" na ultima edicao (2000) tinha umas fotos das mespphyticas mas não com boa qualidade e aleais sou daltonico pelo que o cor que vi não era nem azul nem vermelho.

Fala que a epoca de floracao e em abril...entao espero en pouco tempo ter essas fotos.

Abracos.

(?)= não sei se essa palavra existe em portugues


23.03.2009(Seg)23:34
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
De nada!! ;)

Sem flores fica difícil identificar a maioria das Pings. Mas digamos que as probabilidades estao do lado da tua planta ser P.moranensis simplesmente pq esta é uma espécie muuuuito mais abundante e comum na natureza e em cultivo.

P.mesophytica pode ainda nem estar em cultivo -- mtas das plants com esse nome tem mais cara de P.moranensis p/ mim. A razão disso é pq poucas pessoas a viram na natureza. Tanto que as únicas fotos que eu conheço dela na natureza são de um ornitólogo de El Salvador. Sao apenas duas neste link:

http://www.pinguicula.org/pages/plantes ... hytica.htm

Eu mesmo quaaaase fui a trabalho p/ a Guatemala uns 4-5 anos atrás e já estava fazendo planos de ir atrás de P.mesophytica. Mas infelizmente a viagem acabou furando.


Citação:
Fala que a epoca de floracao e em abril...entao espero en pouco tempo ter essas fotos.


A maneira correta de interpretar este tipo de informação em artigos botânicos é a seguinte: "Eu sou botânico preguiçoso e só estudo plantas secas de herbário. Como o único herbário que tenho em mãos são de plantas coletadas em abril com flores, afirmo aqui que a floração ocorre em abril." Hehehe! :)

E a maneira como os botânicos de campo interpretam isso é que a floração ocorre TAMBEM em abril, mas pode ocorrer ao longo de varios meses antes ou depois de abril e pode ser que seja possível até encontrar plantas floridas o ano inteiro

Citação:
(?)= não sei se essa palavra existe em portugues


Sim, florir é portugues tbm! ;)


Abs, Fernando


24.03.2009(Ter)1:59
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB