moranensis ou mesophytica...como saber?
Ae gente...acho que o unico experto em pinguiculas....pelomenos que eu conheco e..o Fernando..
Ai minha pergunta fica assi,
Minha pinguicula comprei no Departamento de Baja Verapaz (entrando um poquinho na geografia da Guatemala, tem 2 departamentos Alta e Baja Verapaz, fica um cima de outro). Revisando o site
www.pinguicula.org encontrei isto.
http://www.pinguicula.org/pages/plantes ... hytica.htmBom, eu tinha entendido que a pinguicula mesophytica era bem diferente da moranensis mas ai fala que e so mais pequena e para piorar (ou melhorar) minha situacao, o cara falaa :
"INTRODUCTION IN CULTURE :
Not yet. I only get seeds on December 2002 from an anonymous donator, with the only mention : "from culture, not wild collected". The seeds are labelled "Verapaz, Guatemala". No more information. If the donator could contact me, this will be very useful."
Tristemente o doador anonimo so falou Verapaz e não cual se Alta Verapaz ou Baja Verapaz.
Como saberei cual pinguicula possuo? Na descricao entendo os numeros e entendo as medidas e uma que outra palavra mas acho que não entendo oracoes assim "Corolla profunde bilabita, rubro-purpurea, labium superum bilobatum, lobis suborbiculatis vel oblatis, rotundatis, 4 - 8 mm latis."
Obrigado Fernando...e qualquer pessoa que deseje opinar
Ai como daria para saber se a minha e moranensis ou mesophytica.