Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)9:48

Responder  [ 7 mensagens ] 
 sarracenia rosea x sarracenia purpurea 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem sarracenia rosea x sarracenia purpurea
eu estava fazendo uma pesquisa na net quando me deparei com a foto de uma sarracenia purpurea com o nome de S. rosea
por que a cor da flor enfluencia tanto?
por que não chamar de sarracenia purpurea var. rosea ou sarracenia purpurea ssp. rosea?
biologos, me ajude!!!!!!!!!!

Editado pela última vez por Igor lins em 15.10.2007(Seg)12:52, em um total de 1 vez.

15.10.2007(Seg)9:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Re: sarracenia rosea x sarracenia purpure
Igor lins escreveu:
eu estava fazendo uma pesquisa na net quando me deparei com a foto de uma sarracenia purpure co o nome de S. rosea
por que a cor da flor enfluencia tanto?
por que não chamar de sarracenia purpure var. rosea ou sarracenia purpure ssp. rosea?
biologos, me ajude!!!!!!!!!!

Olá!
Não sou biólogo, mas vou tentar ajudar.
S. rosea é um nome usado por alguns para identificar a S. purpurea subsp. venosa var. burkii, cuja flor possui pétalas rosadas. E para quem não sabe, a flor é uma parte determinante da classificação das plantas (que as possuem, é claro).

MIGUEL ANGELO PANDINI

15.10.2007(Seg)12:49
Moderador

Mensagem 
Olá todos,

Sarracenia rosea tb é nome de espécie. Como estava comentando com o Paulo em outro tópico sobre a subjetividade, alguém (mais especificamente, Naczi, Case & R.B.Case ), achou que "um grupo "X" deveria ser considerado como espécie a parte e a chamou de S. rosea.

Mais tarde, como de costume em grupos de plantas que possuem muitos admiradores, houveram deliberadas novas opiniões, com várias sinonimizações. Não conheco a história taxonomica dessa espécie, mas como o Miguel disse, hoje os melhores a colocam em algum lugar dentro das purpureas.

:wink:

Abraços.

Eparema, plantinha desinformada....

16.10.2007(Ter)12:15
Moderador

Mensagem 
Olás,

Já tinha comentado a respeito dessa sp. na minha ficha de cultivo de Sarras (sala "Técnicas de Cultivo").
Como disse lá, essa classificação é fortemente criticada.
Afinal, se as ssp. purpurea e ssp. venosa não são espécies distintas, por que S. rosea seria?

Citação:
E para quem não sabe, a flor é uma parte determinante da classificação das plantas (que as possuem, é claro).

Mas a cor da flor, por si só, não é suficiente para classificar uma nova espécie (da forma "politicamente correta", claro). Existem diversos outros fatores e variantes que são importantes na taxonomia, desde o número de tricomas numa haste floral (!!!) até a genética. Sem falar no conceito tradicional de espécie (muitas vezes não aplicável às espécies vegetais, mas mesmo assim importante).
Anyway, S. rosea apresentaria flores grandes em escapos florais curtos (se fosse assim, eu tenho uma dessas em casa... hehehe), flores com pétalas rosas e folhas "diferentes" das de S. purpurea, dentre outras características que a tornariam uma espécie distinta de S. purpurea.

Cada um decide o que seguir...

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

16.10.2007(Ter)18:37
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
... Mas a cor da flor, por si só, não é suficiente para classificar uma nova espécie (da forma "politicamente correta", claro). Existem diversos outros fatores e variantes que são importantes na taxonomia, ...

Eu me referia justamente à flor como um todo...
Correto o raciocínio!

MIGUEL ANGELO PANDINI

20.10.2007(Sáb)10:35
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Algum de vcs já viu a tal S.rosea? Apesar do ceticismo inicial após a publicação, confesso que fiquei meio balançado ao ver a planta ao vivo. Ela é realmente a mais diferente de todas as formas de S.purpurea. A flor (não a haste floral) e as folhas são enormes, lindas! Mas realmente, não sei se merece status de espécie não...

Abraços, Fernando Rivadavia

20.10.2007(Sáb)13:55
Moderador

Mensagem 
Citação:
Afinal, se as ssp. purpurea e ssp. venosa não são espécies distintas, por que S. rosea seria?

Esse é realmente o ponto Paulo!!!

Não me meto nessas coisas! rsrsrs..

Abraços,,,

Eparema, plantinha desinformada....

22.10.2007(Seg)1:56
Responder   [ 7 mensagens ]