Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)9:35

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Qual o problema desta sarracenia... 
Autor Mensagem

Mensagem 
Alex Moura escreveu:
Daniel Souza escreveu:
casca de pinus não aconselho, muito menos fibra de côco, notei que nas minhas Sarracenias não caia bem.

Mas Daniel, você os tratou antes de utilizar, esses dois produtos podem ser muito prejudiciais se usados diretamente sem pré-tratamento (experiência própria :evil: ) ultimamente deixo de molho por vários dias e fervo várias vezes... ainda estou fazendo este último teste...

Olá Alex Moura!

Sim, tratei estes produtos, não fervi tantas vezes quanto você mencionou, utilizei casca de pínus fina, média e grossa além de varias combinações. Notei que até as droseras cultivadas em casca de pinus demoram mais para crescer, ficam doentes com mais facilidade, tenderam a morrer e notei tambem que em Dionaeas causou abortamento nas jovens armadilhas, além das droseras e dionaeas, as sarracenias e as Nepfs.se deram mau, acredito que esse substrato não é adequado, e que isso deve-se a compactação, pelo excesso de acidez que o mesmo contém e finalmente pela má oxigenação nele.Quanto a fribra de côco, além de reter muito pouca agua e umidade, não é tão bom quanto o xaxim e o sphagnum, estes dois ultimos, promovem boa umidade, tem o ph adequado, e retém bastante agua, as plantas cultivadas na mistura destes dois substratos(xaxim e sphagnum) crescem consideravelmente bem e saudaveis, as Dionaeas cultivadas na mistura destes dois substratos na proporção de 50%, não apresentaram deformidades, não houve abortamento de armadilhas, e o crescimento foi consideravelmente bom.

abraços

14.02.2008(Qui)16:41
Perfil YIM
Moderador

Mensagem 
Olá Cristiano,

Você sabe que espécie é essa? Algumas espécies, como S. leucophylla costumam produzir muitas filódias (folhas apenas para fotossíntese).
A falta de sol ou a escassez desse recurso também é um problema para o desenvolvimento normal desse gênero.

A respeito do fungicida, ele me parece descenessário. Sugiro que faça um replantio, para eliminar o fungicida acumulado no solo e lave as folhas para remover esse excesso que forma as manchas brancas. O fungicida age reduzindo o crescimento da planta, por isso ela parou de crescer após sua aplicação.

Para o replantio, utilize um substato composto por areia grossa e spahgnum e, se tiver, turfa e vermiculita são bem-vindos.
Casca de pinus e fibra de coco não são bons substratos, pois contém substâncias prejudiciais pro desenvolvimento dessas plantas, como tanino (casca de pinus) e sal, isso mesmo, sal (fibra de coco), além de se degradarem muito rapidamente, acelerando a necessidade de replantio.

Tenho certeza que depois dessas medidas ela voltará a produzir folhas normais. :wink:

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

14.02.2008(Qui)17:05

Mensagem 
Paulo realmente muito obrigado...
Sim, é uma S. leucophylla..... E foi muito bom saber essas informações sobre as folhas que somente servem para a realização da fotosintese...
Quanto ao fungicida, a aplicação ocorreu a cerca de um mês atrás, e no dia seguinte já não tinha mais aquelas manchas brancas de fungicida, eis que deu uma chuva forte, limpando a planta....
Quanto ao replantio, eu irei realizar o mesmo, o quanto antes, e manter o mesmo tipo de subtrato utilizado anteriormente (sphagum 75% + areião 15% + 10% xaxim*)

*minha mãe tem alguns com mais de 80 anos, que eram da minhá Avó....

18.02.2008(Seg)11:04
Perfil ICQ
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2