Autor |
Mensagem |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
 Sarracenia Hibrida com Broto.
Olá a todos, é com muita alegria que venho inormar que estou tendo sucesso na germinação das Droseras spatulata, intermedia e burmanii e na B. Linflora, depois darei noticias mais precisas sobre elas. O que me fez abrir esse tópico foi uma Saracenia que comprei numa floricultura proxima de casa e que o pessoal do tópico "identifique sua planta" me informou que era uma hibrida. Bem até ae otimo, a planta estava com umas folhas fracas e com um brotinho com crescimento bem lento em seu miolo, então fui logo retirando as folhas fracas e o miolo se desenvolveu mais rapidamente,gerando 4 folhinhas novas e mais alguns brotinhos crescendo. Até esse ponto todo estava otimo, mas hj ao vistoria-la mais atentamente notei que no substrato bem juntinho ao caule estava se desenvolvendo uma nova planta e pelo desenho das folhas folhas eh uma sarracenia tbm, ja deve estar com uns tres cm e com cor verde e vermelha. blz legal, to feliz, mas surgiram as preocupaçoes de pai: como essa mudinha brotou???? foi semente??? geração espontanea rsrs???? ou é apenas uma nova ramificação da mesma planta??? devo tentar separa-las se estao bem juntas??? ou devo mudar as duas para um vaso maior???? em breve postarei fotos para vcs me ajudarem melhor. Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
18.08.2007(Sáb)20:11 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Pois é tenh oesta duvida e não exito em arriscar até porque não sei se tem problema deixar elas se multiplicarem,no caso sem precisar mudarem de vasos,usando a divisãop de rizomas.Cresceram bastante e os rizomas tambèm,desde o inverno passado até este,vo mostrar umas fotos de antes e depois.  
|
18.08.2007(Sáb)20:32 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Devem haver pessoas mais habilitadas para falar sobre isso, pois tenho sarras há pouco mais de dois anos mas, o que fiz com as sarras daqui foi dividir as plantas, basta um porcção de rizoma com duas folhas e tens uma planta nova. Manter ela "grande" assim deve favorecer a produção de flores, acho eu. Mas daí seria interessante mudar a planta para um vaso maior.
Sobre mais de uma planta em um vaso, pode ser uma brotação da planta maior ou uma muda menor que veio junto com ela.
Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
19.08.2007(Dom)11:17 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Olá!
O broto que saiu de lado é da própria planta, e não germinou semente alguma. A sarracênias possuem um rizoma (caule subterrâneo) e quando a planta está saudável (como a sua!) ela costuma produzir brotos laterais.
Esse híbrido aí (que eu também tenho na minha pequena coleção) é um dos mais resistentes, e possui uma coloração esverdeada assim meio "sem graça" no outono-inverno. Mas no período primavera-verão ela passa a ficar mais avermelhada, principalmente se receber sol direto em abundância!
Aliás, prepare-se para um verdadeiro "festival" de brotos laterais na estação que se aproxima! Por isso, aconselho replantá-la num vaso mais largo, tipo "bandeja"!
Bom cultivo!
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
23.08.2007(Qui)8:17 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Miguel Pandini escreveu: Olá!
O broto que saiu de lado é da própria planta, e não germinou semente alguma. A sarracênias possuem um rizoma (caule subterrâneo) e quando a planta está saudável (como a sua!) ela costuma produzir brotos laterais.
Esse híbrido aí (que eu também tenho na minha pequena coleção) é um dos mais resistentes, e possui uma coloração esverdeada assim meio "sem graça" no outono-inverno. Mas no período primavera-verão ela passa a ficar mais avermelhada, principalmente se receber sol direto em abundância!
Aliás, prepare-se para um verdadeiro "festival" de brotos laterais na estação que se aproxima! Por isso, aconselho replantá-la num vaso mais largo, tipo "bandeja"!
Bom cultivo! É verdade no verão e primavera o vermelho é sangue,fica show!
|
23.08.2007(Qui)15:54 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
A minha dessa aí está dormindo que é uma beleza! Estou esperando ela despertar...
Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
23.08.2007(Qui)17:46 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
 Fotos
Olá!!! como havia prometido, fotos da sarracenia e seu brotinho   Não consegui postar fotos do Flickr, então eh so clicar para ampliar Estão desenvolvendo que eh uma beleza!!!! Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
04.09.2007(Ter)11:58 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Parabéns, você vai se espantar com a evolução deles dia-a-dia. A minha também está gerando brotos enormes, é impressionante a velocidade do crescimento, já estão bem maiores do que todos os outros tubos antigos.
|
04.09.2007(Ter)12:11 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Sobre a relação do tamanho da planta com a floração acho que não tem haver, tenho uma sarracenia de 22 cm e pouco rizoma tentando florir, pena que quebrei a haste floral, já que ma disseram que são necessárias duas plantas florindo ao mesmo tempo.
|
08.09.2007(Sáb)10:39 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
|
Miguel Pandini escreveu: ...Aliás, prepare-se para um verdadeiro "festival" de brotos laterais na estação que se aproxima! Por isso, aconselho replantá-la num vaso mais largo, tipo "bandeja"!
Foi como vc disse, só começou aprimavera e a plantinha resolveu crescer mesmo, só cinco brotos novos nascendo simultaneamente, eh praticamente duas armadilhas novas (completas) por dia... Abraços
|
30.09.2007(Dom)12:14 |
|
 |
|