Atualização Dezembro de 2007
Estou pra fazer essa atualização faz um tempo mas agora que facul terminou e trabalho deu um tempo, vou poder postar mais.
Meu Cephalotus cresceu dois grandes ascídios (grandes pra cephalotus, pois tem meros 3 cm de altura heheh) com forma adulta e, ao contrário do que eu imaginava, eles se pigmentaram bastante, mesmo sob iluminação artificial. Noto que o meu ceph produz uma quantidade muito boa de folhas normais.

Aqui os operculos vistos de trás. Houve um salto bem grande do ascídio produzido anteriormente aos maiores como podem ver comparando o pequeno ascidio a direita da foto.

Noto que realmente a temperatura é o fator determinante para produção de folhas carnivoras e também seu tamanho. O pequeno ascidio foi produzido com temperaturas ambientes entre 14 - 20 graus. Os maiores com temperaturas na faixa de 18 - 25 graus. Mesmo assim de sua brotação mais pequena até abrirem plenamente, o tempo decorrido foi de 2 meses e 1 semana. Realmente plantas de crescimento demorado. Mas é claro o tamanho da planta é um fator limitante. Minha planta ainda é bem pequena, apesar de crescer em duas frentes, então não tem força ainda para se encher com uma boa quantidade de ascídios de tamanho adulto.
Outra coisa interessante que observei por acidente, é que, ao contrario da crença popular, os cephs são capazes de regular a quantidade de liquido dentro dos ascídios. Isso porque o desastrado aqui deixou o vaso virar quando estava arrumando a caixa e o liquido dos ascidios escorreu. Pensei na hora que fosse perder esses jarros depois de ficar esperando meses eles crescerem. Mas para meu espanto 1 semana depois noto que estavam cheios e aparentemente nada sofreram. E a altura do liquido nos meus jarros é de aproximadamente metade no minimo da altura do ascídio. O que o povo aqui ja observou com relação a altura do liquido dos ascídios dos seus cephs? Meu ambiente é bem umido e acho que eles devem ter uma evaporação minima, e me pergunto se isso não interfere também na quantidade de liquido interno (eu sinceramente achei que eles tem liquido demais hehehe)