Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.06.2024(Seg)19:16



Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Preparando para dormência? 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Bruno,

Não eram ácaros atacando sua planta.
Aquelas folhas diferentes são filódias mesmo e o jarro deformado me parece com um jarro que estava se formando e acabou abrindo antes da hora, seja porque alguém esbarrou ou pq bateu um vento mto forte.
Plantas atacadas por ácaros apresentam folhas retorcidas, geralmente com uma coloração dourada.

Agora, sobre essas últimas fotos, essa aparência seca das folhas deve ser resultado ou de ataque de fungos nas raízes e rizoma (veja se há manchas brancas nessas áreas, se houver isole a planta das outras ou a jogue fora de uma vez, pq se for, esse estágio já está muito avançado e não há nada mais o que fazer) ou pode ser resultado do álcool que você jogou nela (jamais joque álcool numa planta viva!), se o rizoma ainda estiver vivo, talvez haja alguma chance de salvá-la.

E se vc mora em São Paulo não precisa por planta nenhuma na geladeira, nosso clima é ameno o suficiente para que ela entre naturalmente em dormência.



Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


15.04.2010(Qui)8:54
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Olá. Reparei uma pequena parte esbranquissada no rizoma :( . Será que tem alguma salvação? A planta está izolada das outras. Será que há alguma esperança se eu colocar ela logo na geladeira ou sei lá, colocar um pouco de canela, que dizem ser funguicida, diluida em água? As folhas já estavam com esse aspecto antes de eu usar a acaricida caseira e o álcool usado é diluido em água e já é menos concentrado (70%), já ouví dizer de pessoas que usaram isso em serracenias e que elas reagiram muito bem. Um abraço.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


15.04.2010(Qui)13:25
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
ola, vendo esse tópico fui dar uma olhada na minha Sarra. leocophila , e o caso era identico ao seu! porem tava com acaros...dai eu peguei ela retiri dovaso e deixei so na raiz e mei ela em um pote de agua !! e vou deixar ate amanha!
e quando estava mexendo no substrato achei o ''ninho'' dasmalditas , tava cheio de umas larvinhas marons e super finas q ate separei e pus em um vidro! agora fervi bem o substrato e vamos ve se melhora...depois ponhofoto das larvas..

_________________
.


15.04.2010(Qui)19:15
Perfil YIM Visitar website do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
xiiiiiii... Será que tem larvas também??? Acho que vou colocar logo ela em dormência, vai que ajuda, só que eu não sei como sumir rápido com o fungo... Ele tá na base da planta, pra tirar eu teria que cortar o rizoma ao meio! Não vou jogar fora a planta de jeito nenhum, se ela for morrer quero que seja comigo tentando impedir, não por abandono. Aceito qualquer ideia de experiência maluca que possa salvá-la, é melhor que desistir. Acho que por enquanto a melhor opção que achei é arriscar colocar em dormência logo... Abs.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


15.04.2010(Qui)19:36
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
se eu fosse vc so colocaria no inverno! tente tirala do substrato e vasculhar ele atraz de larvinhas ou insetos devoradores de substrato, e a deixe mergulhada em agua por uma noite , ate se qiser e bom ferver o substrato p/ matar todosos indicios de fungo , acaros, pulgões , larvas etc.. ai depoisdisso tudo eu te aconselho aborrifar no substrato e na sua planta um acaricida q usei na minha , e q e bem confiavel! usei uma soloção de ''agua de fumo de corda'' deixe o fumo de cordade molha na agua por uma noite ou + e dwepois borrife naplanta varias vezes , por cerca de uma semana! Nossa se isso tudo junto não der..kk boa sorte, eu faria assim, :wink:

_________________
.


15.04.2010(Qui)19:58
Perfil YIM Visitar website do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Obrigado, vou postar amanhã algumas fotos do fungo, ou seja lá o que for, daí eu coloco a planta na água, troco o substrato por sphagnum puro esterilizado ou com pó de coco, acho que o sphagnum deve ser melhor, daí, quando eu comprar o fumo de corda eu começo a borrifar. Vende o fumo em supermercado? Talvez valha a pena quando colocar ela na água ferver antes e esperar esfriar, para não ter chance de nenhuma praguinha viver. Me desejem sorte! O:)
Antes de tudo eu posto as fotos. Obrigado mais uma vez.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


15.04.2010(Qui)20:10
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olá Bruno,

A seguir algumas fotos do fungo em uma planta minha que morreu (em 2007, acho):
Imagem

Imagem

E a aparência da folha dela quando o fungo atacou, note que ela manteve a cor, o que indica um secamento rápido:
Imagem

Veja se sua planta está com essas características. Se sim e se isso já está dessa maneira há alguns dias, provavelmente nada que você faça irá ajudar (no máximo adiar um pouco) - se a planta fosse maior você poderia dividi-la e torcer pro fungo não estar nas outras partes, mas a sua planta é bem pequena ainda.
Nenhuma planta minha sobreviveu ao ataque desse fungo, por mais forte que fosse o fungicida usado.... Infelizmente o ataque é rápido demais e direto nos sistemas de transporte de líquidos, o que o torna tão letal.

Aguardo as fotos.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


16.04.2010(Sex)13:45
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Aquí estão as fotos. Pelo que ví as Sarracenias são muito sensíveis. Ela fica na janela do meu quarto, bem ventilada, o André Fabri tinha me dito por msn que era quase impossível ela pegar fungos num local tão ventilado, por isso estranhei. Talvez ela já tenha vindo com algum fungo bem pequeno e difícil de reparar quando comprei. Não dá pra ver direito na foto, não tenho um bom macro, então só deu pra tirar a foto da maior mancha, que já é bem pequena.
Imagem

Imagem

Imagem
Espero que dê pra enxergar...

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


16.04.2010(Sex)16:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Ish Bruno, sinto diser mas acho que sua plantinha já era, não tem salvação, se tiver alguma parte não afetada e verdinha por baixo, tente arranca-la com raiz e replantar em um vaso diferente, e jogue fora o que sobrar, sua plantinha ja era :cry: :x

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


16.04.2010(Sex)17:07
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Que pena :cry: 1chora achei que tivesse como salvar... Ela já morreu ou tá morrendo e não tem como salvar? Vou tirar ela do vaso e se tiver qualquer parte verde, mesmo que seja pequena tentar replantar. Obrigado a todos e me desculpem o incômodo. /explosão

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


16.04.2010(Sex)18:23
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB