Cephalotus follicularis em flor
Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
_________________ Droseraholic!!!
|
29.10.2008(Qua)13:45 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
É IGUALZINHO IGOR!!!  Isso mesmo, a planta parecia que estava com açúcar de confeiteiro por cima...  Cuidado com isso aí, o Dithane aqui só piorou as coisas, já o Dimmy deu uma ajuda mas ainda não em definitivo. Carlos, eu acredito que não seja isso, pelo menos não desta vez, ano passado eu perdi a minha primeira Cephalotus por causa desse fungo mencionado no CPUK, o tal do Pythium, inclusive fiquei sabendo que no Brasil ele está atacando algumas culturas de alface em hidroponia  . Ele não é visível na planta, e quando descobrimos a existência dele muitas vezes já é tarde, a planta morre "de dentro pra fora"... isto é, apodrece primeiro a raiz, depois a coroa, por sua vez o caule aí sim as folhas e jarros, ou seja, quando eu fui perceber o caule negro já era tarde, eu tentei transplantar mas o sistema radicular já estava todo podre... Desta vez ela está apodrecendo "de fora para dentro", ou seja, os jarros e folhas morrem primeiro e o caule continua verdinho, assim como a coroa.
|
29.10.2008(Qua)13:57 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Viggiano escreveu: ual,,,, vc eh sortudo em, naum esquece da minha semente, hasuhaushauhs mentira. Poxa vei, o cara falando que a cephalotus dele quase se Fu*** e vc chama ele de sortudo? Sem noção!! Mas Alex, é isso ai, estamos torcendo por sua pc, temos que descobrir o que foi que ocasionou isso, o idela seria ter 2 plantas no mesmo ambiente, uma florindo e outra não, e assim discobrir se foi a haste ou não que prejudicou as pcs. Agora se por um acaso sua pc não sobreviver... vai ter que rolar uma autópsia! Agora, esse fungo, é nativo do Brasil ou veio com ela de outros paises?
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
29.10.2008(Qua)16:11 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
PHD Pereira escreveu: Viggiano escreveu: ual,,,, vc eh sortudo em, naum esquece da minha semente, hasuhaushauhs mentira. Poxa vei, o cara falando que a cephalotus dele quase se Fu*** e vc chama ele de sortudo? Sem noção!! PHD, eu acho que o Viggiano não leu o tópico inteiro.... so deve ter lido as primeiras paginas ou apenas olhado as imagens.... 
29.10.2008(Qua)17:31 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Igor lins escreveu: PHD Pereira escreveu: Viggiano escreveu: ual,,,, vc eh sortudo em, naum esquece da minha semente, hasuhaushauhs mentira. Poxa vei, o cara falando que a cephalotus dele quase se Fu*** e vc chama ele de sortudo? Sem noção!! PHD, eu acho que o Viggiano não leu o tópico inteiro.... so deve ter lido as primeiras paginas ou apenas olhado as imagens....  Tenho certeza que não leu..
_________________ Rafael D. Moraes
|
29.10.2008(Qua)17:52 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Oi Alex, Lamento pelo apodrecimento da planta mas isso aconteceu acho por causa do clima estranho que estamos passando aqui em Sampa. Um dia é 12°C e no outro 33°C alternando dias chuvosos com secos. As minhas Cephalotus já floresceram alguns anos atraz mas li em algum lugar que para obter sementes dela precisamos de duas plantas não parentes ou seja uma não pode ser muda da outra. Por causa disso sempre cortei as flores fora pois como as Dionaeas, elas ficam bem fracas. Se o ataque é de fungo, aconselho replantar o mais rápido possivel e lavar a planta em agua corrente. Se puder aplicar um fungicida de solo como Captan, Ridomil ou Benate seria bom. Abraços e se der tempo leva a planta no ceasa para eu ver. ps: Li tambem que devemos plantar as Cephalotus em vasos 3 vezes maior que o diametro dela e em vasos altos.
|
29.10.2008(Qua)20:14 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá pessoal,
Continuo achando que só a floração não pode ter causado isto. Afinal as plantas florescem na natureza e se multiplicam, né?? O enfraquecimento resultante da floração apenas deve ter acentuado algum problem já existente, algo no ambiente que não estava ideal. Caso contrario a planta ficaria fraca, mas não apodreceria -- especialmente ANTES de florescer. Por isso digo que o problema deve ter sido: umidade, calor, ou algo assim.
Abs, Fernando Rivadavia
|
30.10.2008(Qui)0:30 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
|
Valeu pela força pessoal!
Carlos, Fernando, Marcos e Miguel, obrigado pelas dicas, vou acompanhando aqui o desenvolvimento dela e vou pensar em qual melhor atitude a tomar nos próximos dias. Marcos Ono, dia 20 ou 21 do mês que vem, se ela ainda estiver viva eu levo para você dar uma olhada. Tentarei também encontrar um desses fungicidas que você indicou, como alternativa ao Dithane.
Abraços.
|
30.10.2008(Qui)12:49 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Mais uma coisinha....
Em ultimo caso, se a planta estiver apodrecendo mesmo, vc pode destacar as folhas vivas remanescentes e tentar fazer leaf cuttings com elas.
Abs, Fernando Rivadavia
|
30.10.2008(Qui)12:55 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
|
Realmente, tomara que não chegue a tanto, mas farei se necessário. E o inocente aqui que já estava pesquisando sobre a semeadura, agora vai ver como fazer leaf cuttings com os restinhos dela... trágico 
|
30.10.2008(Qui)13:39 |
|
 |
|