Atualizado em 01/10/2007...
Citação:
... E para melhorar ainda mais as condições da minha Cephalotus, preparei um umidificador semi-fechado, leve e prático, que tem apresentado excelentes resultados, muito acima do esperado! Passei a colocá-la num local onde ela pega sol direto apenas da hora que ele nasce até as 9:00 hs. E só!
Ontem, 16/07/07, eu transferí a planta para o "vasão" e, dse agora em diante, ela permanecerá nas condições em que estava nas últimas três semanas. Breve devo postar fotos, não só do umidificador, como também da planta, comparando com fotos anteriores à mudança...
Aê, pessoal! Fiquei devendo a sequência da minha experiência com o umidificador! Desculpem o atraso!
O "vasão" foi plantado com bastante musgo sobre o substrato múltiplo, a princípio guardando o espaço para a planta através de um vasinho plástico vazio, como nas fotos:
O pequeno aparato improvisado, a ser usado como mini-estufa eu fiz usando uma pequena bacia plástica e uma cúpula de acrílico, retirada de uma vasilha para bolo. Fiz as perfurações necessárias, tanto para a saída do excesso de água no fundo, como para a pequena circulação de ar, ajudada pelo vento constante. Na foto, a montagem sendo testada com a Ceph ainda no vaso antigo:
Agora, o "vasão" sem o falso vasinho, deixando exposto o substrato múltiplo (8 ingredientes, já citado anteriormente neste tópico), e em detalhe:
Aqui, a minha Ceph no dia em que foi plantada em definitivo no "vasão" (ainda um pouco debilitada):
Aqui detalhes da montagem (materiais, furação, a colocação da argila expandida dentro da bacia e sob o "vasão"):
1 - Os materiais originais da montagem;
2 - Furos no fundo deixando uma lâmina d'água de 0,5 cm para manter a argila expandida encharcada;
3 - Furos laterais de entrada de vento;
4 - Furo de saída do ar da ventilação natural.
A posição do aparato, voltado para o lado sul do terraço, sob iluminação indireta (sol direto somente até as 9:00~9:30hs):
E, finalmente, como ficou a minha Ceph dentro do novo umidificador:
Breve, vou postar as imagens do melhor da festa: o resultado!!!
Até logo!