Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)20:45



Responder  [ 114 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo
 Cephalotus - Miguel Pandini - atualização em 02/12/2008 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Atualizado em 01/10/2007...
Citação:
... E para melhorar ainda mais as condições da minha Cephalotus, preparei um umidificador semi-fechado, leve e prático, que tem apresentado excelentes resultados, muito acima do esperado! Passei a colocá-la num local onde ela pega sol direto apenas da hora que ele nasce até as 9:00 hs. E só!

Ontem, 16/07/07, eu transferí a planta para o "vasão" e, dse agora em diante, ela permanecerá nas condições em que estava nas últimas três semanas. Breve devo postar fotos, não só do umidificador, como também da planta, comparando com fotos anteriores à mudança...

Aê, pessoal! Fiquei devendo a sequência da minha experiência com o umidificador! Desculpem o atraso!

O "vasão" foi plantado com bastante musgo sobre o substrato múltiplo, a princípio guardando o espaço para a planta através de um vasinho plástico vazio, como nas fotos:

Imagem

Imagem


O pequeno aparato improvisado, a ser usado como mini-estufa eu fiz usando uma pequena bacia plástica e uma cúpula de acrílico, retirada de uma vasilha para bolo. Fiz as perfurações necessárias, tanto para a saída do excesso de água no fundo, como para a pequena circulação de ar, ajudada pelo vento constante. Na foto, a montagem sendo testada com a Ceph ainda no vaso antigo:

Imagem


Agora, o "vasão" sem o falso vasinho, deixando exposto o substrato múltiplo (8 ingredientes, já citado anteriormente neste tópico), e em detalhe:

Imagem

Imagem


Aqui, a minha Ceph no dia em que foi plantada em definitivo no "vasão" (ainda um pouco debilitada):

Imagem


Aqui detalhes da montagem (materiais, furação, a colocação da argila expandida dentro da bacia e sob o "vasão"):

Imagem

1 - Os materiais originais da montagem;
2 - Furos no fundo deixando uma lâmina d'água de 0,5 cm para manter a argila expandida encharcada;
3 - Furos laterais de entrada de vento;
4 - Furo de saída do ar da ventilação natural.

Imagem


A posição do aparato, voltado para o lado sul do terraço, sob iluminação indireta (sol direto somente até as 9:00~9:30hs):

Imagem


E, finalmente, como ficou a minha Ceph dentro do novo umidificador:

Imagem


Breve, vou postar as imagens do melhor da festa: o resultado!!!

Até logo!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


01.10.2007(Seg)18:49
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
mal posso esperar! :D


01.10.2007(Seg)19:25
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Esse Ceph na quina do muro...

cuidado com os gatos!!!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

_________________
Droseraholic!!!


01.10.2007(Seg)20:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16
Mensagens: 595
Localização: mato grosso do sul
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Esse Ceph na quina do muro...

cuidado com os gatos!!!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Miguel parabéns por todo o seu projeto...mas cuidado com o que o Carlos falou....

_________________
Abraços,
ISMAEL MARINHO BENITES
Colecionador de Plantas Carnívoras


01.10.2007(Seg)21:36
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Parabéns Miguel, seus experimentos com a Cephalotus ainda vão me ajudar por aqui... 8-)

Agora uma dúvida, e aquela história de que o substrato não pode ultrapassar os 20ºC é verdade? Porque mesmo usando um vaso grande e argila expandida, quando bater o sol da manhã não vai passar disso?


02.10.2007(Ter)9:21
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
bem caprichado!
gostei da ideia da estufa :wink:

_________________
Imagem


02.10.2007(Ter)15:02
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 06.09.2007(Qui)22:13
Mensagens: 108
Localização: Cerqueira César - Interior de SP
Mensagem 
:shock:

_________________

Imagem
_______________

Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons!

_________________


02.10.2007(Ter)16:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Nussa ficou o maior vaso para cephalotus que eu ja vi. Mas ele faz todo o sentido, afinal, um vaso grande não vai esquentar tanto e manter as raizes dele mais resfriadas. E o sphagnum na superficie, evaporando continuamente, ajudará na umidificação do seu micro ambiente (e no resfriamento tb). Mas Sua planta me parece muito saudável a primeira vista, cheia de ascídios.

um abraço

Adilson


02.10.2007(Ter)16:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Alex Moura escreveu:
Parabéns Miguel, seus experimentos com a Cephalotus ainda vão me ajudar por aqui... 8-)

Agora uma dúvida, e aquela história de que o substrato não pode ultrapassar os 20ºC é verdade? Porque mesmo usando um vaso grande e argila expandida, quando bater o sol da manhã não vai passar disso?



Parabéns Miguel.... ficou Util, Pratica, e Bonita seu experimento (mas ele num eh anti gatos.... cuidado) mas tambem tenho a mesma duvida do Alex.... 20°C???? aqui em ipatinga teria que por ele na geladeira ou no ar condicionado....

Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


02.10.2007(Ter)19:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, pessoal! Obrigado pelos comments!

ismael escreveu:
Carlos Rohrbacher escreveu:
Esse Ceph na quina do muro...
cuidado com os gatos!!!
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Miguel parabéns por todo o seu projeto...mas cuidado com o que o Carlos falou....

É válida a preocupação de vocês, mas o lugar onde está essa mini-estufa não é a "rota" dos gatos no meu terraço. Há um ponto a uns 2 metros dali que facilita o "pulo" do muro, que ali é meio metro mais baixo.
Além disso, com esse montão de substrato sempre molhado, e mais a argila expandida sempre encharcada, o conjunto ficou bem pesado, e não seria muito fácil para um gato movê-lo do lugar.
O conjunto já está posicionado ali por quase 3 meses e não tive problema algum.
Esculhambação mesmo quem faz são os pardais e seus colegas nos vasinhos com as sementes de droseras: quase todo dia tenho o desgosto de encontrar tudo revirado pela manhã (não usei a proteção DIY do Carlos, infelizmente).
Em resumo, gato, por aqui não é problema (pelo menos até agora).

...

PHD Pereira escreveu:
Alex Moura escreveu:
Parabéns Miguel, seus experimentos com a Cephalotus ainda vão me ajudar por aqui... 8-)
Agora uma dúvida, e aquela história de que o substrato não pode ultrapassar os 20ºC é verdade? Porque mesmo usando um vaso grande e argila expandida, quando bater o sol da manhã não vai passar disso?


Parabéns Miguel.... ficou Util, Pratica, e Bonita seu experimento (mas ele num eh anti gatos.... cuidado) mas tambem tenho a mesma duvida do Alex.... 20°C???? aqui em ipatinga teria que por ele na geladeira ou no ar condicionado....
Abraços


Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Nussa ficou o maior vaso para cephalotus que eu ja vi. Mas ele faz todo o sentido, afinal, um vaso grande não vai esquentar tanto e manter as raizes dele mais resfriadas. E o sphagnum na superficie, evaporando continuamente, ajudará na umidificação do seu micro ambiente (e no resfriamento tb). Mas Sua planta me parece muito saudável a primeira vista, cheia de ascídios.
um abraço
Adilson


Eu não sei se a temperatura seria ideal seria abaixo dos 20°C, nem nunca medi no substrato do "vasão". Também tenho minhas dúvidas se lá "in habitat" essa planta tem toda essa regalia de raízes resfriadas o tempo todo, afinal, pela latitude do sudoeste da Austrália, deve ter verão - e dos bons - e o sol pleno que ela toma nessa época não é mais ameno do que o nosso aqui.
Mas, de qualquer forma, a idéia do vaso com grande volume de substrato e bastante perlita (= isolante térmico) no mesmo, com certeza ajuda na manutenção de uma temperatura melhor para as raízes, e numa maior estabilidade térmica de todo o conjunto. Caso haja necessidade, eu poderei colocar algumas pedrinhas de gelo sobre a argila, em volta do "vasão" para ajudar no resfriamento em dias mais quentes do verão. O que acham disso?
Sobre o aspecto da planta na foto, esqueci de dizer: ela já estava fora do sol direto há 3 semanas, na ocasião em que foi fotografada... Por isso ela já parecia mais saudável!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


03.10.2007(Qua)9:03
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 114 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB