Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)9:10



Responder  [ 114 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo
 Cephalotus - Miguel Pandini - atualização em 02/12/2008 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Caso haja necessidade, eu poderei colocar algumas pedrinhas de gelo sobre a argila, em volta do "vasão" para ajudar no resfriamento em dias mais quentes do verão. O que acham disso?

Parece que isso é uma prática comum entre cultivadores da Europa, mas fazer isso lá é fácil, são só 3 - 4 meses de calor, acho que por tão pouco tempo a planta nem estressa.
Estava tentando bolar um método de água recirculante, direto do vaso para um reservatório (grande) de isopor com gelo... acho que aguentaria bem umas 24h. Mas o problema é que as bombas d'água esquentam :? aí fica complicado. Na verdade se essa experiência amadurecesse, daria pra manter Darlingtonias e até Heliamphoras sem muitos problemas. :roll:


03.10.2007(Qua)9:30
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Alex, Miguel & CIA.

Não entendo "lhufas" de Cephs, até devo ter um chegando morto em casa por esses dias :( mas pelo que andei observando o substrato frio e úmido (não encharcado) basta para a sobrevivência dessa espécie singular. O Ismael tem plantas muito saudáveis mantendo desse modo.
Para manter as Darlingtonias basta um grande reservatório de água que não esquente sob o vaso. O vaso não precisa ter gelo, apenas estar frio. Mesmo assim elas não ví plantas tão belas quanto nas imagens disponíveis dos habitats.
Com Heliamphoras é melhor manter em um terrário com luz artificial, bastante umidade e "coolers", parecido com as Nephs "high".

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


03.10.2007(Qua)16:06
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Povo

Eu ja medi temperatura de solo turfoso, eternamente umido de regiões de beira de Brejo (habitat semelhante ao dos Cephs na Australia) Apesar da temperatura do Ar estar em mais de 30 graus, a 2 ou 3 cm abaixo da superficie, a temperatura era de modicos 18 graus. alguns cms mais pra baixo, mais frio ainda. Isso em uma região tropical, imagino que o solo de uma região subtropical como a dos Cephs possa ser mais frio ainda, por lá, mesmo no verão ter temperaturas mais baixas do que aqui a noite.
Então essa história de sistema radicular resfriado procede SIM. E isso é verdade não só para os Cephs. Uma boa parte de utricularias na natureza esta sempre em ambiente de solo resfriado, especialmente as que nascem em montanhas e em beiras de rio de aguas geladas o ano todo. Isso também é verdade para as Darlingtonias e até mesmo para plantas não carnivoras, como Disa uniflora, da africa do sul, que nasce no mesmo ambiente de beira de rio em montanhas, junto a variadas espécies de Drosera e Utricularia. Para as Heliamphoras então nem se fala, Uma vez que são plantas cuja maioria das espécies cresce acima dos 2.000 metros.

Pra mim o ideal seria ter um lugar onde se pudesse plantá-las no chão mesmo. Ou em um vaso muito grande que possuísse um substrato de alta evaporação (evaporação ajuda a diminuir a temperatura do substrato)


03.10.2007(Qua)16:53
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Alex Moura escreveu:
Miguel Pandini escreveu:
Caso haja necessidade, eu poderei colocar algumas pedrinhas de gelo sobre a argila, em volta do "vasão" para ajudar no resfriamento em dias mais quentes do verão. O que acham disso?

Parece que isso é uma prática comum entre cultivadores da Europa, mas fazer isso lá é fácil, são só 3 - 4 meses de calor, acho que por tão pouco tempo a planta nem estressa.
Estava tentando bolar um método de água recirculante, direto do vaso para um reservatório (grande) de isopor com gelo... acho que aguentaria bem umas 24h. Mas o problema é que as bombas d'água esquentam :? aí fica complicado. Na verdade se essa experiência amadurecesse, daria pra manter Darlingtonias e até Heliamphoras sem muitos problemas. :roll:


A bomba esquenta a agua sim, mas se vc usar tubos de cobre a perda de temperatura seria muito pequena, e tem a vantagem de ser escuro (não da algas), tubos de cobre passando por um reservatorio com gelo (ou agua mais fria) pode funcionar bem.

Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


03.10.2007(Qua)18:38
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Eu j medi temperatura de solo turfoso, eternamente umido de regiões de beira de Brejo (habitat semelhante ao dos Cephs na Australia) Apesar da temperatura do Ar estar em mais de 30 graus, a 2 ou 3 cm abaixo da superficie, a temperatura era de modicos 18 graus. alguns cms mais pra baixo, mais frio ainda. Isso em uma região tropical, imagino que o solo de uma região subtropical como a dos Cephs possa ser mais frio ainda, por lá, mesmo no verão ter temperaturas mais baixas do que aqui a noite.


Opa, muito bom, eu não havia pensado em fazer isso, agora no feriado irei a campo e devo medir o pH e a dureza de alguns habitats. Aos poucos vamos ficando mais "científicos" e menos "técnicos". O nível da discussão está bem melhor nesse tópico.

Citação:
Então essa história de sistema radicular resfriado procede SIM. E isso é verdade não só para os Cephs. Uma boa parte de utricularias na natureza esta sempre em ambiente de solo resfriado, especialmente as que nascem em montanhas e em beiras de rio de aguas geladas o ano todo. Isso também é verdade para as Darlingtonias e até mesmo para plantas não carnivoras, como Disa uniflora, da africa do sul, que nasce no mesmo ambiente de beira de rio em montanhas, junto a variadas espécies de Drosera e Utricularia. Para as Heliamphoras então nem se fala, Uma vez que são plantas cuja maioria das espécies cresce acima dos 2.000 metros.


Excelente informação Adilson, Nem havia pensado nas Utricularias, quem sabe esse é o motivo pra eu ter tanta dificuldade em levar as hastes florais "a termo". Das Helis eu não sei não, a variação de temperatura nos Tepuis me parece bem grande e muitas delas crescem sobre rochas semi-expostas. O que sei é que a umidade é bem elevada.

Citação:
Pra mim o ideal seria ter um lugar onde se pudesse plantá-las no chão mesmo. Ou em um vaso muito grande que possuísse um substrato de alta evaporação (evaporação ajuda a diminuir a temperatura do substrato)


As minhas futuras Darlingtonias, se nascerem, pretendo mater em dois ambientes diferentes, um grupo em vasos (dentro de pratos) no chão e outro dentro de um pequeno lago de concreto. Espero que em ano eu possa relatar algum resultado :roll:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


03.10.2007(Qua)21:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Carlos /reverencia\


Carlos Rohrbacher escreveu:

Opa, muito bom, eu não havia pensado em fazer isso, agora no feriado irei a campo e devo medir o pH e a dureza de alguns habitats. Aos poucos vamos ficando mais "científicos" e menos "técnicos". O nível da discussão está bem melhor nesse tópico.



Eu tenho uns dados de Ibitipoca com relação a qualidade dagua e ph de lá. Posso passar se quiser.

Citação:
Para as Heliamphoras então nem se fala, Uma vez que são plantas cuja maioria das espécies cresce acima dos 2.000 metros.

Excelente informação Adilson, Nem havia pensado nas Utricularias, quem sabe esse é o motivo pra eu ter tanta dificuldade em levar as hastes florais "a termo". Das Helis eu não sei não, a variação de temperatura nos Tepuis me parece bem grande e muitas delas crescem sobre rochas semi-expostas. O que sei é que a umidade é bem elevada.


Tem varias coisas ai Carlos.

É verdade que elas crescem expostas ao sol direto nos Tepuis. Mas apesar disso tem algumas variáveis interferindo no computo geral de temperatura: Nebulosidade (muita neblina por lá em variadas horas do dia) que faz com que elas não sejam expostas ao sol durante o dia todo (isso obviamente interfere na temperatura ambiente e do substrato). Agua corrente: não sei se os lugares que elas nascem é de agua parada ou agua corrente. Agua corrente geralmente é mais fria. Ventilação: Sempre ajuda a diminuir temperatura, e até onde me lembro, nos tepuis não tem ar parado. Por fim as propriedade adiabáticas do ar que tende a esfriar e tem mais facilidade de ser esfriado por expansão de seu volume. A 2.700 metros (como no caso do monte Roraima) a pressão do ar é menor então ele se expande, e com isso ele esfria com mais facilidade quando o sol é bloqueado e quando cai a noite, com isso tornando mais facil resfriar o substrato das Helis. (e por isso pra mim aqui em Brasilia é mais facil esfriar a caixa fria estando a 1.000 metros do que se eu morasse ao nivel do mar).
Mas de qualquer forma devemos perguntar ao Fernando Rivadavia, que ja esteve em habitats de Helis se o substrato delas é frio ou quente. Eu aposto que é frio XD

Citação:
Pra mim o ideal seria ter um lugar onde se pudesse plantá-las no chão mesmo. Ou em um vaso muito grande que possuísse um substrato de alta evaporação (evaporação ajuda a diminuir a temperatura do substrato)
As minhas futuras Darlingtonias, se nascerem, pretendo mater em dois ambientes diferentes, um grupo em vasos (dentro de pratos) no chão e outro dentro de um pequeno lago de concreto. Espero que em ano eu possa relatar algum resultado :roll:



hehehe Estaremos esperando ansiosamente por eles :)

Um abraço

Adilson


03.10.2007(Qua)22:49
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fala Adilson.

Adilson escreveu:
Eu tenho uns dados de Ibitipoca com relação a qualidade dagua e ph de lá. Posso passar se quiser.


Opa, isso muito me interessa, passa por e-mail o que você tiver, tenho interesse em comparar com outros locais que eu venha a visitar. Também para cuidar o melhor possível das minhas pequeninas Drosera villosa.

Em matéria de temperatura quem sou eu para discutir com que cultiva orquídeas andinas /reverencia ...

mas continuo a achar que o chão por lá é mais quentinho, rochas mantêm o calor por mais tempo que o solo, certo?

Mesmo que eu esteja errado (o que é bem provável), vale o debate. Há pouco o Fernando me corrigiu lá no CPUK, quem sabe ele aparece por aqui também :lol:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


03.10.2007(Qua)23:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Povo

Eu ja medi temperatura de solo turfoso, eternamente umido de regiões de beira de Brejo (habitat semelhante ao dos Cephs na Australia) Apesar da temperatura do Ar estar em mais de 30 graus, a 2 ou 3 cm abaixo da superficie, a temperatura era de modicos 18 graus. alguns cms mais pra baixo, mais frio ainda. Isso em uma região tropical, imagino que o solo de uma região subtropical como a dos Cephs possa ser mais frio ainda, por lá, mesmo no verão ter temperaturas mais baixas do que aqui a noite.
Então essa história de sistema radicular resfriado procede SIM. E isso é verdade não só para os Cephs. Uma boa parte de utricularias na natureza esta sempre em ambiente de solo resfriado, especialmente as que nascem em montanhas e em beiras de rio de aguas geladas o ano todo. Isso também é verdade para as Darlingtonias e até mesmo para plantas não carnivoras, como Disa uniflora, da africa do sul, que nasce no mesmo ambiente de beira de rio em montanhas, junto a variadas espécies de Drosera e Utricularia. Para as Heliamphoras então nem se fala, Uma vez que são plantas cuja maioria das espécies cresce acima dos 2.000 metros.

Pra mim o ideal seria ter um lugar onde se pudesse plantá-las no chão mesmo. Ou em um vaso muito grande que possuísse um substrato de alta evaporação (evaporação ajuda a diminuir a temperatura do substrato)


Olá, Adilson!
Muito boas as suas considerações sobre esse assunto! Mas, a questão maior não se foca nos ambientes de montanha, onde a temperatura do solo é realmente bem mais amena. A minha preocupação está nas regiões de planície próximas do nível do mar, como é o caso da região circunvizinha da cidade de Albany, Austrália, a "casa" da Cephalotus.
Quando disse que duvidava em ter a temperatura amena "o tempo todo", eu me referia à possível excessão no verão, pois, mesmo no sudoeste da Austrália (latitude semelhante à do sul do Brasil), existe verão razoavelmente quente.
Estar um ambiente a 30°C mas com o solo a apenas 18°C em 2 ou 3 cm abaixo da superfície, pra mim aqui no norte do ES, é quase uma utopia, principalmente no meu "vasão" sem recursos adicionais.
Eu citei o caso de colocar gelo sobre a argila expandida pois acho que seria uma solução simples e viável. É claro que se eu tivesse uma estufa para orquídeas andinas eu ficaria mais tranquilo! :D
Ainda não coloquei as fotos da planta, mas adianto que até agora o resultado com ela instalada nesse umidificador tem sido excelente, até acima do esperado. Estou preocupado é com o verão que se aproxima. Vamos ver os resultados e a situação da planta quando chegarmos a março ou abril do ano que vem. Aí sim verei se os métodos usados realmente surtiram efeito! :wink:
Espero colocar as fotos em breve!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


04.10.2007(Qui)10:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
nossa o nivel cientifico do forum esta subindo!
Citação:
Eu ja medi temperatura de solo turfoso, eternamente umido de regiões de beira de Brejo (habitat semelhante ao dos Cephs na Australia) Apesar da temperatura do Ar estar em mais de 30 graus, a 2 ou 3 cm abaixo da superficie, a temperatura era de modicos 18 graus. alguns cms mais pra baixo, mais frio ainda. Isso em uma região tropical, imagino que o solo de uma região subtropical como a dos Cephs possa ser mais frio ainda, por lá, mesmo no verão ter temperaturas mais baixas do que aqui a noite.

bem,eu tambem venho notado isso no solo da fazenda (não com temometros mas sim literalmente ficando atolado )a poucos semtimetros a turfa é "morna"
mas quando seus peis afundam nela eles alem de encharcados e tremendamente sujos eles ficam agradavelmente frios :lol: :lol: :lol:

_________________
Imagem


04.10.2007(Qui)20:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Igor lins escreveu:
... bem,eu tambem venho notado isso no solo da fazenda (não com temometros mas sim literalmente ficando atolado )a poucos semtimetros a turfa é "morna" mas quando seus peis afundam nela eles alem de encharcados e tremendamente sujos eles ficam agradavelmente frios :lol: :lol: :lol:

Bem, eu também percebo isso por aqui. No caso, isso acontece no chão, com grande quantidade de substrato. A minha preocupação é com o "vasão", repito, que espero dê uma boa estabilidade térmica, mesmo no meu verão! :wink:

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


05.10.2007(Sex)8:28
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 114 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB