Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)7:27



Responder  [ 114 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 12  Próximo
 Cephalotus - Miguel Pandini - atualização em 02/12/2008 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Miguel Pandini escreveu:
Sim, sim, sem dúvida! E já está assim desde agora. Por isso a minha planta está bem mais saudável, também com os efeitos da umidificação dada pelo aparato, é claro. Mas, no "verãozão" não é o sol que me preocupa. Mesmo fora dele, a temperatura é infernal por aqui. Precisarei improvisar muito para manter o substrato dela resfriado (ou bem fresquinho), conforme sugere o Adilson.
Acho que o consumo de gelo vai ser alto! :lol: :lol: :lol:


Mas um que vai gastar os dias trocando o gelo das plantas como eu.

Ja vou sugerir então algo além e que vai dar menos trabalho com o gelo:

A) Use garrafas pet (o tamanho vai depender de como você vai apoiar elas no substrato) encha de agua e bote no congelador. Geralmente as grandes (2 a 2, 5 litros) demoram entre 16 e 24 horas pra derreterem e a agua ficar na temperatura ambiente.

Ou então:

A) - arranje uma caixa de isopor pequena, onde caiba o seu umidificador e que sobre um certo espaço para um dos lados. Então encha a caixa com areia ou qualquer tipo de substrato e deixe um buraco onde caibam uma ou duas garrafas pet congeladas enfiadas dentro do substrato. Deixe o Umidificador enterrado um pouco no substrato, e faça medições de temperatura com um termometro enfiado no substrato pra ver até que temperatura ele vai chegar. Abaixo de uns 12 graus ja é prejudicial se for uma temperatura contínua, e também poderá induzi-las a dormência. O ideal é entre 15 e 18 graus. Com as raizes assim resfriadas, as plantas tendem a aguentar temperaturas externas bem elevadas.
O isopor é um excelente isolante termico e é um material barato. O substrato umedecido, com ajuda da evaporação também vai ajudar com a temperatura. Troque as garrafas com gelo a cada 24 horas (para isso sempre deixe a que derreteu no dia anterior no congelador, ja se preparando para o proximo turno) Sugiro fazer isso durante o dia, no horário em que a temperatura começar a ficar mais elevada (10 manhâ por exemplo) Dai ela passará o dia com um resfriamento maior, e durante a noite quando o gelo estiver mais derretido, a temperatura noturna vai ser mais amena.


Adilson, você é um genio!!com base na sua ideia eu estou bolando um projeto que matar três coelhos com uma porrada so!
1ºcoelho: aperfeiçoamento do projeto do Miguel assim melhorando a saude das Cephalotus follicularis (falando nisso: para bens pela planta!! muito bem cuidada!!!!!!!!que vermelho)
2º coelho: solução para o principal problema no cultivo de Darlingtonia californica
3ºcoelho: indução da dormencia

_________________
Imagem


08.10.2007(Seg)19:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Interessante!, irei providenciar uma caixa de isopor com urgência. Alguém sabe me dizer se aqueles termômetros (que ficam submersos) de aquário servem para fazer essa medição no substrato?


09.10.2007(Ter)9:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Povo hehehe thanx, mas menos, menos XD

Mas vamos com calma.


O que falei eu ja testei por aqui em ambiente Fechado, dentro de casa (meu banheiro). Se funciona ao ar livre em algum grau é algo que não posso garantir nos parâmetros que assinalei acima.
A indução de dormencia não é uma variável exclusiva da temperatura do substrato. Ela também é detonada por temperatura do ar e pela duração do dia das regiões temperadas (falando de Darlingtonias e Sarracenias), coisa que eu controlo por cultivar com iluminação artificial e caixa fechada onde a temperatura do ar Também é controlada. Então no caso de voces é algo que devem pesquisar por ai também se as condições de cultivo forem diferentes das minhas.

O Termometro de aquario serve sim. Tomando o cuidado de inseri-lo o maximo possivel dentro do substrato também (senão a temperatura do ar vai influenciar no resultado)


um abraço

Adilson


09.10.2007(Ter)17:25
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Bah! (como dira o Alex H...rsrs)

Que bélissimo trabalho!!!!! :shock: :shock: :shock:
Fantástico! 1palmas

Parabéns!

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


16.10.2007(Ter)12:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Ahhhhhh estava esquecendo de uma coisa.


Quais as dimensões dos Jarros vermelhos? Estou curioso com isso.


Adilson


30.10.2007(Ter)20:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Ahhhhhh estava esquecendo de uma coisa.

Quais as dimensões dos Jarros vermelhos? Estou curioso com isso.

Adilson

Pouca coisa maior, ou quase do mesmo tamanho dos demais verdes. O que mudou mesmo foi a aparência, bem mais saudável!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


30.10.2007(Ter)22:04
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Desastre lamentável...
Depois de meses de prosperidade, aconteceu o impensável...

Verão... férias... viagens... estranhso cuidando das plantas na nossa ausência... e deu nisso...


O sistema ficou no sol forte, um dia inteiro, com o domo de acrílico cobrindo tudo... E a estufa virou um "forno"... A imagem diz tudo:

Imagem


Retirei o domo, irriguei em abundância e coloquei o vaso dela dentro da mini-estufa das neps "preguiçosas", com bastante luz indireta, e alta umidade... Cheguei a pensar que havia perdido minha "preciosa", mas algo ficou protegido do calor mortal, sob os jarros grandes... Amputei as partes mortas, e tive a feliz surpresa:

Imagem


Felizmente, está viva e colocando novos brotos:

Imagem

Imagem

A planta voltou praticamente à "estaca zero", e perdi todos os musgos que estavam ao redor dela... Tentarei refazer o ambiente, como era antes, mas sei que levará meses!

Felizmente ela sobreviveu!
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


09.03.2008(Dom)12:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Nossa! Desastre mesmo! E isso em apenas um dia de sol! :shock: Estou torcendo pela recuperação dela, abraços.


09.03.2008(Dom)12:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Alex Moura escreveu:
... E isso em apenas um dia de sol! :shock: ...

Pois é... Eu sempre falo que eu moro numa "filial do Inferno"... Mas, ninguém acredita (fez 39°C à sombra essa semana)...

Obrigado pela torcida! Posto imagens dela, quando melhorar mais!

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


09.03.2008(Dom)12:58
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Putz! Que chato. A pior coisa é quando acontecem os desastres. Desanimam pra caramba. Quando tomei uma chuvarada aqui fiquei boladasso. Perdi várias seedlings e vasos com sementes. Aí foi o oposto, mas ainda assim é chato pacas..

Mas o importante que ainda está viva e que vai pra frente!

Toda sorte aí Miguel!

Abração

_________________
Imagem


09.03.2008(Dom)15:13
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 114 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB