Autor |
Mensagem |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
 Cephalotus
Olá, Eu comprei um Cephalotus follicularis recentemente, e vou mudá-lo de substrato, e conforme recomendam vários sites vou colocar areia de aquário fina no novo substrato. O problema é que por mais que eu lave a areia, a água não para de sair suja  Dá pra usar assim mesmo? E alguém sabe qual o ph adequado para essa planta? O teste ficou abaixo da escala (menor que 6). Até mais, Clayton.
Editado pela última vez por Clayton em 07.04.2008(Seg)13:44, em um total de 1 vez.
|
30.03.2008(Dom)14:19 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Re: Cephalotus - substrato
Clayton escreveu: Olá, Eu comprei um Cephalotus follicularis recentemente, e vou mudá-lo de substrato, e conforme recomendam vários sites vou colocar areia de aquário fina no novo substrato. O problema é que por mais que eu lave a areia, a água não para de sair suja  Dá pra usar assim mesmo? E alguém sabe qual o ph adequado para essa planta? O teste ficou abaixo da escala (menor que 6)... Olá, Clayton! Com Ceph não se faz experiências... É uma planta muito delicada e preciosa! Não se troca de substrato, ou seja, não se deve mexer nas raízes dela. Apenas se transfere o conteúdo do vasinho de onde ela veio para um vaso maior e mais largo. Aconselho que vc dê uma boa estudada nesse tópico que indico abaixo: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... 3_s-0.htmlO substrato que usei para ela é o que descrevo lá: Citação: Paralelamente, há cerca de um mês, resolvi preparar o vaso para onde vai a minha Cephalotus em definitivo, no final desse "inverno". Usei um recipiente bem mais largo e com muitos furos no fundo, e estou experimentando uma nova fórmula de substrato, parecido com o que uso para as minhas Neps, só que ainda mais aerado, incluindo a perlita que recebi de amostra de uma distribuidora do RS.
O substrato consiste em quantidades generosas de perlita, fibra de côco e areia de rio lavada. Reduzi um pouco as quantidades de Sphagnum e de fibra de xaxim, e acrescentei, ainda, pequenas quantidades de carvão vegetal granulado, turfa natural e casca de pinus higienizada. O pH é mais ou menos esse mesmo: ligeiramente ácido! Quanto à areia, continue lavando... Coloque de molho de um dia para o outro, mexa bastante nela, até a água sair limpa! Não use a areia suja. Outra coisa: a fibra de côco que usei é a de côco maduro, e tem que ficar de molho pelo menos um mês, trocando a água todo dia, se puder! Dê uma boa estudada no tópico indicado e pergunte à vontade, no caso de alguma dúvida! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
30.03.2008(Dom)20:00 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
Citação: Olá, Clayton! Com Ceph não se faz experiências... É uma planta muito delicada e preciosa! Não se troca de substrato, ou seja, não se deve mexer nas raízes dela. Apenas se transfere o conteúdo do vasinho de onde ela veio para um vaso maior e mais largo.
Ok Miguel, Nem se preocupe  Não vou mexer nas raízes. Já debilitei muitas Dionéias tirando o substrato antigo  Imagino o que aconteceria com essa planta: .gif) Já vi esse tópico, de lá eu tirei no tamanho do vaso e substrato, e ele foi de grande ajuda! (boa sorte com a planta! Você realmente teve sucesso .gif) ) Citação: O substrato que usei para ela é o que descrevo lá: Citação: Paralelamente, há cerca de um mês, resolvi preparar o vaso para onde vai a minha Cephalotus em definitivo, no final desse "inverno". Usei um recipiente bem mais largo e com muitos furos no fundo, e estou experimentando uma nova fórmula de substrato, parecido com o que uso para as minhas Neps, só que ainda mais aerado, incluindo a perlita que recebi de amostra de uma distribuidora do RS.
O substrato consiste em quantidades generosas de perlita, fibra de côco e areia de rio lavada. Reduzi um pouco as quantidades de Sphagnum e de fibra de xaxim, e acrescentei, ainda, pequenas quantidades de carvão vegetal granulado, turfa natural e casca de pinus higienizada.
Não estou seguro com a fibra de côco. Não tenho como saber se é côco verde, maduro, se está livre de sais... E sobre o substrato que eu montei, eu testei a drenagem dele: Coloquei exatamente 200ml de água, e saiu 160ml após cinco minutos, considerando que o vaso de dentro está a uma distância de ~3cm do fundo do outro vaso, a drenagem está boa? (parece problema de física  ) Vou providenciar um termômetro pra medir as temperaturas do substrato, além de um teste de GH. Um detalhe é que vou usar apenas água destilada. Ok? Obrigado pelas dicas! Até mais, Clayton.
|
30.03.2008(Dom)21:55 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Clayton escreveu: ... Um detalhe é que vou usar apenas água destilada. Ok? ... OK! Sem problema! [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
31.03.2008(Seg)19:02 |
|
 |
Clayton
Destaque
|
Mudei minha Cephalotus de substrato sem prejudicar as raízes, e ela parece ter se adaptado ao clima, pois está crescendo Ela está formando um novo ascídio!  Foi complicado tirar foto, os ascídios tem 0,5cm de tamanho! Olha aí as fotos:    E ela não tem fenestragens brancas no opérculo, como S. leucophylla, é transparente mesmo  Outro ponto interessante é que ela também não tem "dentes"(não sei o nome disso  ), deve ser por que ainda é nova. O substrato não liberou nada na água: Teste de KH : 0,0 (Alcon/Labcon) Teste de NH3: 0,0 (Alcon/Labcon) Teste de NO2: 0,0 (Alcon/Labcon) Teste de pH: <6,0 (Hagen/Nutrafin) Teste de GH: <3°dH Temperatura: Máxima:23°C, mínima:15°C Até mais, Clayton. PS.: Se a moderação quiser, podem mover esse tópico para um lugar mais adequado. Editado1:Tinha um erro de digitação.
Editado pela última vez por Clayton em 05.04.2008(Sáb)11:43, em um total de 2 vezes.
|
04.04.2008(Sex)17:34 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
UAU!!! Sua planta está um "show"!!!! Parabéns!!! Continue cuidando dela assim! [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
04.04.2008(Sex)20:15 |
|
 |
Clayton
Destaque
|
Muito obrigado! Até coloquei ela no meu avatar Até mais, Clayton. PS.: Minha centésima mensagem 
|
04.04.2008(Sex)20:30 |
|
 |
Clayton
Destaque
|
Ah, esqueci de falar que ela está com as seguintes espécies de sphagnum:
S. angustifolium S. palustre S. rubellum S. squarrosum (o único mais parecido, mas é provável que não seja.) S. papillosum
Mas as espécies de Sphagnum são muito parecidas, não posso garantir que as identificações estão corretas.
Até mais,
Clayton.
|
04.04.2008(Sex)21:19 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Parabéns Clayton, ficou muito bonita a Cephalotus no meio desse monte de sphagnum diferente! Por falar nisso, como vc os identificou? Você conhece algum site confiável com fotos e os nomes corretos?
Quanto às fenestragens e os "dentes" que vc mencionou, estes só surgirão nos chamados "Jarros Adultos", por ora sua planta está produzindo somente "Jarros Bebês" que são bem menores e não possuem estas características.
A minha Cephalotus, que era do tamanho da sua quando comprei há 2 meses, já produziu 2 lindos jarros adultos! E não pára de lançar novos!
|
07.04.2008(Seg)12:16 |
|
 |
Clayton
Destaque
|
Alex, Obrigado! O sphagnum eu identifiquei com base na wikipedia: http://commons.wikimedia.org/wiki/SphagnumE aproveitando a mensagem, a planta provavelmente vai entrar em dormência, quais os cuidados que devo ter com ela nesse período? Até mais, Clayton.
|
07.04.2008(Seg)13:43 |
|
 |
|