Autor |
Mensagem |
CRISTIANOBLANK
Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26 Mensagens: 79 Localização: Florianópolis - Santa Catarina
|
 Qual o problema desta sarracenia...
Desde criança a danada cresceu defeituosa.... Ganhei do Nox uma mudinha como duas folhinhas, raquiticas, de um pedaço do rizoma que havia sobrado... Muito tempo depois a planta cresceu... mas toda torta.... Fez apenas um jarro no formato normal, e todos os demais ficam finos... ou seja, não se forma o tubo... Vejam a foto e tentem me ajudar.... Já passei várias vezes fungicida Captan... Esta planta fica a pleno sol.... As folhas ficam todas assim:  detalhe do habitante do vaso...
|
10.02.2008(Dom)20:48 |
|
 |
Fábio
Destaque
Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19 Mensagens: 982 Localização: Salvador - BA
|
A minha resolveu com mais tempo ao sol
|
10.02.2008(Dom)22:12 |
|
 |
Cléo Oliveira
Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05 Mensagens: 725 Localização: Rio de Janeiro
|
Está meio desfocado, mas parece haver várias manchinhas brancas na sua sarra. Confere se não é cochonilha.
Não sao as manchas largas nas folhas não, sao umas manchinhas volumosas, proximas a base das folhas.
Abração
11.02.2008(Seg)12:29 |
|
 |
CRISTIANOBLANK
Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26 Mensagens: 79 Localização: Florianópolis - Santa Catarina
|
Pois é... a foto esta desfocada da planta, pois o centro das atenções no momento era outro......na parede.... Mas as manchas brancas são o fungicida.....o Pó captan ou Ortochide.... lavei a planta de fungicida de verdade, para ver se era este o problema... mas não adiantou muito... As folhas continuam saindo finas e não se "inflam", ou seja não fica o "tubinho"...
|
11.02.2008(Seg)13:49 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Saquei, mas ficou melhor ou pior depois do fungicida? O fato dele estar acumulando dessa forma parece algo tão agressivo para a planta.
Se não são pragas e nem o fungicida, e sendo a planta "normal", só restam fatores abióticos. Sol, umidade, solo...
Abração
11.02.2008(Seg)22:12 |
|
 |
CRISTIANOBLANK
|
depois que eu apliquei o fungicida ela parou de crescer..... Apesar de parecer agressivo a planta ficar branca de produtos quimicos.... é assim mesmo, ou eu me acostumei... tem que ver a quantidade de produtos que são passados nos alimentos que você come diariamente, em especial os tomates, morangos e outros.... ficam muito mais brancos do que minha planta.... Cabe ressaltar que esta não é uma planta "normal", visto que eu ganhei a mudinha já com este problema... toda aleijada...
|
12.02.2008(Ter)9:49 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
heheh "Toda aleijada" foi engraçado.
Mas Cristiano, nem tudo que serve pra uma espécie tem que servir pra outra. Talvez a quantidade de fungicida possa prejudicar a sarra.
Mas como você disse que ela já veio assim....não sei mesmo.
Tem que ver qual é a opniao dos mais experientes.
Abração
12.02.2008(Ter)23:09 |
|
 |
Daniel Souza
Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23 Mensagens: 414 Localização: Manaus / AM
|
Resolvi esse mesmo problema, trocando o substrato, utilizava turfa e sphagnum ... notei que a planta não estava bem. Entao troquei o substrato, coloquei 30% de areião, 20% de xaxim lavado e fervido, e 50%de sphagnum tratado. em poucos tempo ela foi se sentindo melhor, e com ajuda do sol e agua adequada, foi ficando bonita, a planta a qual me refiri tratava-se de uma S. Minor.
turfa, casca de pinus não aconselho, muito menos fibra de côco, notei que nas minhas Sarracenias não caia bem.
então é isso, e pra combater "conchinhas", piolhos, pulgoes e essas criaturas desagradaveis, utilizei SBD(não sei se é esse o nome, mas é parecido) spray de embalagem laranjada, funcionou muito bem mesmo, fiquei até surprezo, a planta cresceu bem mesmo tendo sida exposta ao veneno, aparentemente mau nenhum faz a ela!
tchau!
13.02.2008(Qua)15:11 |
|
 |
Cléo Oliveira
|
Taí a dica. A parada então é abiótica, no caso o substrato.
Abração
13.02.2008(Qua)18:51 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Daniel Souza escreveu: casca de pinus não aconselho, muito menos fibra de côco, notei que nas minhas Sarracenias não caia bem. Mas Daniel, você os tratou antes de utilizar, esses dois produtos podem ser muito prejudiciais se usados diretamente sem pré-tratamento (experiência própria  ) ultimamente deixo de molho por vários dias e fervo várias vezes... ainda estou fazendo este último teste...
|
14.02.2008(Qui)8:52 |
|
 |
|