Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)9:15

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Qual o problema desta sarracenia... 
Autor Mensagem

Mensagem Qual o problema desta sarracenia...
Desde criança a danada cresceu defeituosa.... Ganhei do Nox uma mudinha como duas folhinhas, raquiticas, de um pedaço do rizoma que havia sobrado... Muito tempo depois a planta cresceu... mas toda torta.... Fez apenas um jarro no formato normal, e todos os demais ficam finos... ou seja, não se forma o tubo... Vejam a foto e tentem me ajudar.... Já passei várias vezes fungicida Captan... Esta planta fica a pleno sol....

As folhas ficam todas assim:

Imagem

detalhe do habitante do vaso...

10.02.2008(Dom)20:48
Perfil ICQ
Destaque

Mensagem 
A minha resolveu com mais tempo ao sol

10.02.2008(Dom)22:12

Mensagem 
Está meio desfocado, mas parece haver várias manchinhas brancas na sua sarra. Confere se não é cochonilha.

Não sao as manchas largas nas folhas não, sao umas manchinhas volumosas, proximas a base das folhas.

Abração

11.02.2008(Seg)12:29

Mensagem 
Pois é... a foto esta desfocada da planta, pois o centro das atenções no momento era outro......na parede....
Mas as manchas brancas são o fungicida.....o Pó captan ou Ortochide.... lavei a planta de fungicida de verdade, para ver se era este o problema... mas não adiantou muito... As folhas continuam saindo finas e não se "inflam", ou seja não fica o "tubinho"...

11.02.2008(Seg)13:49
Perfil ICQ

Mensagem 
Saquei, mas ficou melhor ou pior depois do fungicida? O fato dele estar acumulando dessa forma parece algo tão agressivo para a planta.

Se não são pragas e nem o fungicida, e sendo a planta "normal", só restam fatores abióticos. Sol, umidade, solo...

Abração

11.02.2008(Seg)22:12

Mensagem 
depois que eu apliquei o fungicida ela parou de crescer.....
Apesar de parecer agressivo a planta ficar branca de produtos quimicos.... é assim mesmo, ou eu me acostumei... tem que ver a quantidade de produtos que são passados nos alimentos que você come diariamente, em especial os tomates, morangos e outros.... ficam muito mais brancos do que minha planta....
Cabe ressaltar que esta não é uma planta "normal", visto que eu ganhei a mudinha já com este problema... toda aleijada...

12.02.2008(Ter)9:49
Perfil ICQ

Mensagem 
heheh "Toda aleijada" foi engraçado.

Mas Cristiano, nem tudo que serve pra uma espécie tem que servir pra outra. Talvez a quantidade de fungicida possa prejudicar a sarra.

Mas como você disse que ela já veio assim....não sei mesmo.

Tem que ver qual é a opniao dos mais experientes.

Abração

12.02.2008(Ter)23:09

Mensagem 
Resolvi esse mesmo problema, trocando o substrato, utilizava turfa e sphagnum ... notei que a planta não estava bem. Entao troquei o substrato, coloquei 30% de areião, 20% de xaxim lavado e fervido, e 50%de sphagnum tratado.
em poucos tempo ela foi se sentindo melhor, e com ajuda do sol e agua adequada, foi ficando bonita, a planta a qual me refiri tratava-se de uma S. Minor.

turfa, casca de pinus não aconselho, muito menos fibra de côco, notei que nas minhas Sarracenias não caia bem.

então é isso, e pra combater "conchinhas", piolhos, pulgoes e essas criaturas desagradaveis, utilizei SBD(não sei se é esse o nome, mas é parecido) spray de embalagem laranjada, funcionou muito bem mesmo, fiquei até surprezo, a planta cresceu bem mesmo tendo sida exposta ao veneno, aparentemente mau nenhum faz a ela!

tchau!

13.02.2008(Qua)15:11
Perfil YIM

Mensagem 
Taí a dica. A parada então é abiótica, no caso o substrato.

Abração

13.02.2008(Qua)18:51
Destaque

Mensagem 
Daniel Souza escreveu:
casca de pinus não aconselho, muito menos fibra de côco, notei que nas minhas Sarracenias não caia bem.

Mas Daniel, você os tratou antes de utilizar, esses dois produtos podem ser muito prejudiciais se usados diretamente sem pré-tratamento (experiência própria :evil: ) ultimamente deixo de molho por vários dias e fervo várias vezes... ainda estou fazendo este último teste...

14.02.2008(Qui)8:52
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo