Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.04.2024(Ter)9:57



Responder  [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Preparo para dormência-Sarracenias 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
vhalveruth escreveu:
Bahhh coisa boa...

então minha planta perdendo as armadilhas é normal, isso me deixa mais tranquilo e se pegar geada tb, ta td tranquilo.... isso tb é bom... isso se aplica a dionaeas e droseras?
abraços


não sao todas as especies que precisam e dependendo do seu clima as que precisam de dormencia podem fazer isso sem ter que ir para geladeira, no seu caso como o clima e frio acho que não e preciso essa dormencia artificial, abaixo coloquei uma resposta igual a que você fez, pequei emprestado do meu amigo bode, acho que ele não vai se importar não. :D

Bode escreveu:

"As que precisam de dormência a frio sao aquelas nativas a locais naturalmente frios:

Dionaea
Sarras -- TODAS
D.filiformis
D.binata var.binata e algumas formas de D.capensis - as vezes
Darlingotnia (sem falta!!)
P.longifolia
D.intermedia (dependendo do local de origem, mas as formas cultivadas no Brasil em geral não precisam) "

Abraço.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


11.05.2009(Seg)9:56
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
nivaldo falcao, não me importo que use não, mais na realidade quem montou essa lista foi o Fernando Rivadavia, eu apenas copiei e guardei, repasando depois...hehehehe

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


11.05.2009(Seg)10:08
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.05.2009(Sáb)11:45
Mensagens: 18
Localização: Belo Horizonte - MG/Brasil
Mensagem 
Olá a todos,

Eu tenho uma dúvida e acho que esse seja o tópico adequado, onde eu estou é muito frio no inferno, as noites geralmente tem temperatura abaixo de 15ºC , geralmente em torno dos 10 - 11ºC durante todo o inverno, eu gostaria de saber se é necessário colocar a minha dionaea na geladeira nesse período mesmo a temperatura sendo baixo o inverno inteiro aqui.

Outras dúvidas, caso não seja necessário colocá-la na geladeira, devo dar a ela sol pleno mesmo durante sua dormência ou devo deixá-la a sombra? Sei que no inverno devo deixar o substrato apenas úmido e não encharcado.
E caso seja necessário colocá-la na geladeira como fica sua fotossíntese nesse período? Devo dar algumas horas diárias de sol a ela ou 'esqueço' ela na geladeira e só tiro depois do inverno?

Desde já agradeço.
Abraços,

Tobias.


02.06.2009(Ter)1:02
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
A temperatura pra dormência da planta é entre 5 e 10ºC, então se aí não atinge esse temperatura, aconselho que coloque elas na geladeira na altura da gaveta de verduras.

Se não for colocá-las na geladeira é melhor mantê-las no local onde estão. Na geladeira apenas "esqueça" elas lá e verifique de vez em quando pra ver se não há fungos e se o sphagnum está úmido.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


02.06.2009(Ter)7:24
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
esse tópico apesar de ter o nome para sarracenias se adaptar a qualquer especie que precise de dormencia, o que se pode mudar talves sela só tipo de substrato usado, mas quando ao restante, pode-se fazer do mesmo modo.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


02.06.2009(Ter)13:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Ajuda '-'
Na previsão do tempo, diz que na madrugada de quinta feira vai dar geada aqui
Eu posso deichar as Dionaeas, Droseras e Sarracenias lá fora ou coloco na estufa?
Para saber as espécies é só olhar minha growlist


02.06.2009(Ter)18:47
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Matheus, se couber tudo na estufa, melhor, senão tenta colocar um plástico de estufa sobre as plantas que já vai proteger.

E se sua casa for numa área mais central da cidade, é bem difícil gear, o máximo que pode acontecer é as folhas se queimarem com o vento gelado (próximo a 0ºC).

E se gear mesmo, antes do sol bater nas plantas, jogue um pouco de água da torneira (não borrife e não aqueça a água), que mesmo gelada ela retira o gelo e as folhas não morrem.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


02.06.2009(Ter)19:51
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.05.2009(Sáb)11:45
Mensagens: 18
Localização: Belo Horizonte - MG/Brasil
Mensagem 
Mais uma dúvida, como eu sou iniciante ainda estou cheio de perguntas :?
Bom, aqui anda fazendo muito frio mesmo, em torno de 5ºC a noite, e eu li que isso pode ativar a dormência da dionaea, então eu gostaria de saber como reconhecer se a dionaea entrou em dormência? E outra pergunta, como eu diferencio se ela está entrando em dormência ou se está morrendo? Devido ao frio já devo colocá-la na geladeira mesmo ela ainda estando aparentemente bem? 3 de suas armadilhas estão perdendo a coloração esverdiada, acho que estao escurecendo.
Por favor me ajudem.

Desde já agradeço.

Abraços,
Tobias


04.06.2009(Qui)23:48
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
A Dionaea dá alguns sinais de dormência, como redução do tamanho das armadilhas, redução do número de folhas e minuição do tamanho da folha.

Na dormência a planta lança novas folhas, mas, menores e em menor número, na dormência ela ficará toda preta e o rizoma apodrecerá, lembrando que na dormência induzida você deve retirar a planta do vaso e envolver o rizoma com sphagnum úmido para colocar na geladeira.

Se quiser já induzir sua planta à dormência, não tem problema, já estamos quase no inverno mesmo.

As armadilhas que estão perdendo a cor são novas ou mais velhas? se forem velhas, é normal, elas estão morrendo, mas não corte, deixe que elas fiquem totalmente pretas antes de cortar.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


05.06.2009(Sex)8:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Grande Post Muito util de verdade!
eu levei sorte das minhas estarem dando flor, creio que aqui onde moro em São José dos Pinhais PR não precisa ultilisar este metodo jah que as plantas resolveram florecer heheheh.
mesmo assim gostei muito da informação!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


26.08.2009(Qua)13:14
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 73 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB