Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)2:13



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Falta de sol? 
Autor Mensagem

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem Falta de sol?
Estou com um cephalotus a quase 1 mês e, nesse período tentei colocar no melhor lugar possível para ele crescer...
Quando o deixava em sol direto, suas armadilhas "fechavam", em sol indireto ele parecia estar ok...
Então, nesse período (quase 30 dias) ele ficou em uma janela virada para o sul, recebendo sol indireto.
Hoje, segue a foto de uma armadilha que ele está desenvolvendo:

Imagem
Isso pode ser um sinal que está faltando sol para a planta ou devo esperar + um tempo (30 dias é pouco) e ver se ela se acostuma ao novo ambiente?
Uma outra dúvida: oq são esses "filamentos" finos que estão crescendo no substrato (bem altos)?

Grato pela atenção


01.03.2010(Seg)17:03
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Johnfer, sua planta fechou as armadilhas quando estava sobre sol direto devido à baixa umidade do ar. Isso é normal de acontecer nessas ocasiões. Não posso dizer com certeza, pois não conheço o local em que ela está, mas se você colocou-a sob luz indireta pode ficar tranquilo que ela vai se desenvolver bem. Essa espécie gosta de um pouco de sol direto sim, mas também gosta de umidade do ar alta. Então, pode deixar ela pegar sol direto por algumas horas por dia, nos períodos em que o sol esteja mais 'fraco' é claro, e não esqueça de manter uma grande umidade em volta dela pras armadilhas não fecharem, acho que umas 2h 3h de sol direto por dia já está bom. Lembre-se que as plantas em local menos iluminado ficam grandes em tamanho, mas bem verdes, enquanto em local com iluminação mais adequada não crescem tanto, mas os jarrinhos ficam mais vermelhos. Evite ficar mudando sempre a planta de lugar, assim torna mais difícil sua adaptação e crescimento, o recomendado é achar um local que pega um pouco de sol direto e depois fique bem iluminado, mas com luz indireta.

Esses filamentos finos são hastes de alguma espécies de Utricularia, que pelas folhas que aparecem na foto julgo ser a invasora U. subulata .

abraços

_________________
Imagem


Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 01.03.2010(Seg)17:18, em um total de 1 vez.



01.03.2010(Seg)17:12
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
O que acontece se deixar eles vermelhos e depois colocar em sol indireto? Será que crescem? E se fizer o contrário?

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


01.03.2010(Seg)17:16
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Bruno, se eles já estiverem vermelho, devido a luz solar direta, e forem colocados em sol indireto, a sua coloração dos jarros formados permanecerá, porém os próximos jarros que forem lançados serão verdes. Se a planta estiver em luz indireta e for posta em luz direta, os novos jarros ficarão vermelhos.

_________________
Imagem


01.03.2010(Seg)17:26
Perfil

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
no caso da planta invasora, posso deixar ela no vaso ou devo retirar?
Por enquanto vou deixa-la com luz solar indireta e ver o que dá... Ela passou por um grande choque devido ao transporte e, vou esperar ela se recuperar mais um pouco. Na foto não dá pra ver + ela já está formando mais duas armadilhas (estão bem no começo).
Muito obrigado pela ajuda


01.03.2010(Seg)17:36
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Quando tiver uma, vou deixar um puco no sol direto e um pouco no indireto, ou com o sol pegando metade do vaso diretamente e a outra indiretamente, vai ficar um carnaval de jarros coloridos......isso se for possível.

Alguém já tentou colocar algo(pode ser um sulfite)formando uma parede no meio do vaso para fazer sombra em um dos lados?É possivel ficar metade de uma cor metade de outra ou ele balanceia a cor na planta toda?

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


01.03.2010(Seg)17:43
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem 
Não Bruno, não precisa deixar metade na sombra e metade no sol e nem dividir o vaso com sulfite. Basta que se dê condições adequadas e proximas às que a planta vive em estado silvestre. Para não errar é só ir aumentado gradativamente a quantidade de horas de Sol conforme a planta for se adaptando. Plantas não gostam de ser "usadas" em experiências bruscas e ousadas como as que você sugere. A resposta delas a um procedimento desse tipo pode ser negativa e o sofrimento pode causar até a perda da planta.
Abraços e sucesso!

_________________
Léo Leonello


01.03.2010(Seg)19:05
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Johnfer, pode deixar essa Utricularia sim, sem problemas. A única ressalva é que ela invade todos os vasos que ficam ao seu redor, mas possui uma flor muito bonita. Alguns reclamam dela ser tão invasora, mas eu gosto.

Bruno, sem "gambiarras" ok? Cephalotus não é como as PC's mais típicas que você pode perder e não farão falta.

Abraços

_________________
Imagem


01.03.2010(Seg)19:17
Perfil

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Então vou deixar elas no vaso mesmo kkk
No caso da baixa umidade, como conseguiria resolver facilmente isso?
Pois é assim: meia hora no sol e pronto, as armadilhas já fecham. Teria problema deixar o fundo da garrafa pet por cima do vaso no sol? Pois ele não é tão forte assim de manhã a ponto de torrar a planta e, essa proteção acho que ajuda a manter a umidade.

Grato pela atenção


01.03.2010(Seg)19:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Eu recomendaria uma pequena estufa. Uma caixa de plástico com tampa, no fundo você coloca argila expandida ou chip de coco e completa o espaço com água. Depois você coloca o vaso da planta dentro da caixa, mas não deixa em contato direto com a água, pois Cephalotus não gostam de solo muito enxarcado. Não recomendo a garafa pet porque ela é pequena e pode deixar o clima dentro do vaso mais quente. Pra você ter uma idéia melhor, dá uma olhada nesse tópico do Miguel Pandini, mostra o desenvolvimento da planta dele e os projetos que ele realizou para montar uma 'estufa' para sua planta.

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... el+pandini

Vai ser bem útil para você, qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços

_________________
Imagem


01.03.2010(Seg)19:37
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB