Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.06.2024(Seg)23:21



Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Ajuda com Sarracenia com folhas espiraladas! 
Autor Mensagem

Registrado em: 01.02.2010(Seg)23:10
Mensagens: 12
Mensagem Ajuda com Sarracenia com folhas espiraladas!
Galera, estou com um problema com a minha Sarracenia híbrida. Duas folhas novas q começaram a nascer no fim de Fevereiro estão ficando espiraladas, enroladas como conchas! Ela tá comigo há um ano e nunca apresentou folhas assim. Ela não foi mudada de vaso, não mudou de lugar e recebeu a mesma quantidade de água de sempre. Eu moro no Rio e o verão esse ano foi bem agressivo, mas as minhas outras sarras não tiveram problemas.
Eu não sei o q aconteceu, e também não sei o q fazer. A folha q está nascendo essa semana tbm me parece q está meio tortinha.
Quem puder ajudar, obrigado!
Imagem


05.03.2010(Sex)0:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Antônio Carlos, você nunca trocou o substrato dela? Sabe quais materias compoem o substrato da planta? Nesse um ano que ela está em seu cultivo, ela já passou pelo período de dormência? Na minha opinião, o motivo das folhas enroladas pode ser: Falta de dormência; substrato inadequado, já que está a mais de um ano no mesmo; ou a própria onda de calor que atingiu o Rio. Mesmo as outras Sarracenias não terem sentido esse calor em execesso, há uma variação de espécie para espécie. Eu não me preocuparia tanto, já vi isso ocorrendo em outras Sarras.

Abraços

_________________
Imagem


05.03.2010(Sex)0:55
Perfil

Registrado em: 01.02.2010(Seg)23:10
Mensagens: 12
Mensagem 
Valeu pela resposta Maurício.

Nesse um ano q ela está comigo ela não passou por dormencia. Devo induzir a dormencia? Ela está num substrato de pó de xaxim com sphagnum e q naum foi trocado. Mas dentro de poucas semanas ela vai pra um bog q estou fazendo numa estufa.
Devo cortar as folhas defeituosas?


05.03.2010(Sex)1:39
Perfil

Registrado em: 01.02.2010(Seg)23:10
Mensagens: 12
Mensagem 
Esqueci de mencionar q ela desenvolveu uma flor no começo de fevereiro (Já é a segunda flor em alguns meses).


05.03.2010(Sex)1:47
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
pelo que eu sei, se ela desenvolvel flores, ela passou por um pouco de dormencia. Eu sei que para elas dar flores tenque passar por dormencia, e estas folhas deformadas é normal, as minhas quando estão entrando em dormencia, só produsem estas folhas deformadas.
tente polinisar sua flor se ouver duas!

tem um tópico de Dormencia para sarracenias, corta todas das folhas e coloca num ziplock dentro da geladeira por um tempo, e depois replanta na primevera.
de uma pesquisada na sessão das sarracenias :wink:

boa sorte :D

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


05.03.2010(Sex)13:22
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Então Antonio, essas folhas enroladas podem ser porque ela não teve um período de dormência. Você deve induzir a planta à dormência sim, porém, faça isso no mês de maio, que na teoria é o início do inverno. Se você perceber que o desenvolvimento está lento e a planta está se definhando, indusa sua planta antes desse período, assim corre menos risco de perdê-la. Esse substrato que ela está plantada pode ser uma das razões também, devido ao xaxim. Geralmente se ele não for muito bem limpo, o xaxim libera uma substância chamada tanino, que é nociva as plantas. Aconselho você a plantá-la em areia de rio bem lavada com sphagnum, é o que uso para minhas Sarras e nunca tive nenhum problema. Não sei te informar se o período de floração que ela passou pode interferir nas folhas enroladas, mas eu creio que não. Aposto mesmo na falta de dormência ou no substrato.

Abraços e qualquer dúvida entre em contato!

_________________
Imagem


05.03.2010(Sex)13:33
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Pessoal,

Folhas deformadas desse jeito não seriam por causa de ácaros?

_________________
Liza Kamei


05.03.2010(Sex)14:43
Perfil

Registrado em: 01.02.2010(Seg)23:10
Mensagens: 12
Mensagem 
Fui convencido a colocar as minhas sarracenias em dormencia (Apesar de estar com um pouco de medo disso!).
Mas coloco todas as minhas sarras ou coloco só as q parecem estar entrando no período de dormencia? E a melhor época é Maio mesmo? Pq se eu deixá-las na geladeira por umas oito semanas (q é o tempo médio q os colegas aki do forum recomendam) Elas sairiam por volta o fim de julho ou começo de agosto, período q ainda é bastante frio aki no Rio.


05.03.2010(Sex)16:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Também Liza, não tinha pensado nessa hipótese. Mas fica uma dúvida, há +\- um ano atrás eu adquiri uma S. híbrida. Ela estava totalmente debilitada e algumas folhas estavam como as folhas da planta do nosso amigo, depois de trocar o substrato e colocá-la na geladeira, ela cresceu que foi uma maravilhosa e não apresentou nenhuma folha retorcida. Eu lembro muito bem que aparentemente ela não estava com nenhuma praga, nem pulgão, cochonilha ou ácaro, visível a olho nu. Apliquei algumas vezes Raid Casa&Jardim, mas só vi diferença mesmo depois do período de dormência. Antonio, vai pela mensagem da Liza e faça uma aplicação de algum produto a base de água pra ver se o problema não é ácaro mesmo.

Abraços

_________________
Imagem


05.03.2010(Sex)16:15
Perfil

Registrado em: 01.02.2010(Seg)23:10
Mensagens: 12
Mensagem 
Maurício, como vc aplicou o Raid casa e jardim? E é melhor aplicar o produto antes ou depois de colocá-la na geladeira?


05.03.2010(Sex)16:28
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB