
[Como fazer] - Cephalotus follicularis por leaf cutting.
1º Passo: Corte a folha o mais próximo possível do rizoma da planta mãe. Utilize uma lâmina bem afiada e faça com muito cuidado.
2º Passo: Utilizando um substrato adequado, coloque a folha no substrato e cubra a base da folha com um pouquinho de musgo. No meu caso, eu utilizei um substrato composto por 80% de
sphagnum, 10% de areia e 10% de vermiculita.
3º Passo: Por fim deixe o vaso em um local com bastante luminosidade mas sem sol direto, se preferir mantenha um pratinho com água embaixo, mas com o nível da água não muito alto.
22/07/2009 - Folha logo após o corte. A parte branca, que estava bem próxima ao rizoma da planta mãe, deve ser posicionada bem próxima ao
Sphagnum e coberta com um pouco do mesmo musgo, bem úmido.
21/10/2009 - Após algumas semanas no musgo, a folha começa a emitir as primeiras folhas e micro jarros.
14/12/2009 - Ainda com a folha da planta mãe bem verde, a planta começa a lançar suas folhas e jarros mais característicos.
03/03/2010 - O desenvolvimento foi grande. Ficando apenas em sol indireto, ainda estava verde e com as folhas mais alongadas.

07/03/2010 - Troca de vaso. Optando por um vaso definitivo, fiz a troca de vaso mas sem mexer no substrato original. Completei o substrato com bastante
sphagnum, um pouco de areia, vermiculita e musgo vivo na intenção de criar um 'tapete' verde por cima do vaso para ajudar na umidade ao redor da planta.
22/08/2010 - Após cinco meses da troca de vaso, o resultado do musgoi foi o esperado. Formou uma bonita camada verde, mantendo bem a umidade ao redor da planta. Os primeiros dois jarros com uma característica mais adulta já foram lançados, e sua cor melhorou após ser exposto ao sol direto filtrado com sombrite 50%.



05/09/2010 - Três folhas novas e mais um jarro promissor à caminho.



09/01/2010 -
Leaf cutting realizado através de dois ascídeos da planta e mais duas folhas.

O corte dos ascídeos estão com cerca de 120 dias.

Foram três ascídeos e duas folhas. Dois ascídeos já estão emitindo as primeiras folhas e uma folha já está um pouco enraizada.

Uma foto que mostra bem os detalhes das pequenas folhas emitidas.
Esclarecimentos: - Esse processo deve ser realizado em plantas adultas.
- Não é um método 100% eficaz, então, considere os riscos antes de executá-lo.
- Preferencialmente, faça o
leaf cutting na primavera, onde as condições são mais propícias para o enraizamento da folha cortada e para que a planta mãe não seja afetada.
Espero que seja útil. Vou atualizando conforme o desenvolvimento da planta.