Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Hello pessoal,
Vejam abaixo figura do livro do Taylor mostrando as sementes de U.foliosa.

Como se ve, elas sao redondas e achatadas, no formato de um disco. Cada fruto possui 4-12 sementes, com 2-2.5mm de diâmetro de acordo com o Taylor.
Portanto, são bem maiores e não tem nada a ver com sementes de Dionaea. Jadson, pode ser q vc tenha coletado sementes imaturas.
De qq forma, acho q ninguem sabe nada sobre germinação de sementes desta espécie - e pouquissimo sobre utrics aquaticas em geral. Portanto qq experimento q vc puder fazer e relatar aqui será inovador.
Eu não me lembro se tentei germinar sementes de U.foliosa... Nos anos 90 coloquei mudas de U.foliosa num laguinho da USP, onde ela se desenvolveu bem durante alguns anos. Lembro de coletar sementes e acho q até tentei enviar p/ alguns amigos. Mas não devem ter germinado e a impressao q fiquei é q elas não podem secar. Isto é, elas não sao feitas pra secar, e sim para cair diretamente na agua e germinar imediatamente.
Já mtas espécies terrestres são anuais e as sementes precisam aguentar ficar secas durante meses. Aliás, isso me lembra algumas espécies aquáticas do pantanal (anuais?) q tbm parecem secar completamente durante alguns meses...
Vixe, acabo de lembrar q tem até U.foliosa crescendo num local assim, estudado pelo nosso amigo Marcos Cardoso de Cuiabá. Ele até coletou solo seco um ano e colocou numa bacia com agua pra ver se algo germinava. não germinou.
Portanto ainda estamos em dúvida qual o método de sobrevivência das espécies aquáticas do pantanal:
1.) Crescem como anuais (as sementes sobrevivendo meses de seca)
2.) Crescem como perenes, sobrevivendo a seca em rios ou lagos perenes, recolonizando lagos temporarios durante a cheia anual
3.) Crescem como perenes, sobrevivendo a seca através de estruturas especializadas p/ dormência (algo como os "turions" de espécies de climas frios)
Quem ajudar a responder essas e outras perguntas de utrics aquáticas ganha.... uma publicação!

Abs,
Fernando