Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)6:11



Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem? 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Há um tópico do micropropagador que, se me lembro bem, descreve processos de esterilização.
As minhas costumam 'fungar' por eu não esterilizar as sementes, a água ou o meio de cultura.

_________________
Droseraholic!!!


14.02.2012(Ter)14:28
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Será que é correto ultilizar aqueles fungicidas de aquário?

Pode ser uma opção... Quando tinha meus 300 bettas. /susto . O uso dele dava bons resultados...

O segredo pode ser água ácida, e bem esterelizada...

Abs...

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


14.02.2012(Ter)20:00
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Olá galerinha.

Tenho uma péssima notícia: as sementes de U. foliosa e U. gibba que eu iria doar foram jogadas fora por ninguém menos que minha mãe (ai essas mães :roll: ). Eu tinha colocado para secar em uma caixinha de papel aberta e separei cada espécie, mas minha mãe não percebeu as sementes dentro e jogou tudo fora no lixo. Só fui dar conta disso ontem a noite quando iria contar quantas sementes eu havia conseguido :cry: ...
Mas não temam! Ainda possuo mudas e se sobrar tempo no meu fim de semana, posso tentar ver se ainda sobraram sementes da barragem que estava sendo limpa dessas pcs. Caso encontre eu aviso assim que estiver com elas contadas e separadas para doação.

Mas ainda assim peço desculpas pela confusão e também peço paciência para os que estava esperando pois ainda pretendo doar algumas sementes (se conseguí-las a tempo /confused ).

Até a próxima.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


19.03.2012(Seg)17:19
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
ai ai essas maes minha mae tambem ja fez desgraça com as minhas pcs eu tinha varias mudinhas de leaf cutting de dionaea ela pegou pensando que era folhas velhas e jogou fora :evil: :evil: :evil: :evil:

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


20.03.2012(Ter)13:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Hello pessoal,

Vejam abaixo figura do livro do Taylor mostrando as sementes de U.foliosa.

Imagem

Como se ve, elas sao redondas e achatadas, no formato de um disco. Cada fruto possui 4-12 sementes, com 2-2.5mm de diâmetro de acordo com o Taylor.

Portanto, são bem maiores e não tem nada a ver com sementes de Dionaea. Jadson, pode ser q vc tenha coletado sementes imaturas.

De qq forma, acho q ninguem sabe nada sobre germinação de sementes desta espécie - e pouquissimo sobre utrics aquaticas em geral. Portanto qq experimento q vc puder fazer e relatar aqui será inovador.

Eu não me lembro se tentei germinar sementes de U.foliosa... Nos anos 90 coloquei mudas de U.foliosa num laguinho da USP, onde ela se desenvolveu bem durante alguns anos. Lembro de coletar sementes e acho q até tentei enviar p/ alguns amigos. Mas não devem ter germinado e a impressao q fiquei é q elas não podem secar. Isto é, elas não sao feitas pra secar, e sim para cair diretamente na agua e germinar imediatamente.

Já mtas espécies terrestres são anuais e as sementes precisam aguentar ficar secas durante meses. Aliás, isso me lembra algumas espécies aquáticas do pantanal (anuais?) q tbm parecem secar completamente durante alguns meses...

Vixe, acabo de lembrar q tem até U.foliosa crescendo num local assim, estudado pelo nosso amigo Marcos Cardoso de Cuiabá. Ele até coletou solo seco um ano e colocou numa bacia com agua pra ver se algo germinava. não germinou.

Portanto ainda estamos em dúvida qual o método de sobrevivência das espécies aquáticas do pantanal:

1.) Crescem como anuais (as sementes sobrevivendo meses de seca)
2.) Crescem como perenes, sobrevivendo a seca em rios ou lagos perenes, recolonizando lagos temporarios durante a cheia anual
3.) Crescem como perenes, sobrevivendo a seca através de estruturas especializadas p/ dormência (algo como os "turions" de espécies de climas frios)

Quem ajudar a responder essas e outras perguntas de utrics aquáticas ganha.... uma publicação! :)


Abs,
Fernando


14.04.2012(Sáb)4:56
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
As sementes que eu tinha dessa especie (oriundas da planta que tive) aqui eu guardei por mais de 1 mês e depois germinou em musgo 'empapado'.. Sendo que a germinação ainda foi boa, mas as mudas acabaram por apodrecer e lá se foi.

Imagem
Eu a peguei dessa forma, mas busquei a mais estragada e estourei-la, peguei as sementes, cortei o dedo de uma luva (de plástico) e guardei .. .. ( :mrgreen: )

A acredito que ela cresça melhor com uma parte sua sob a terra.. segue uma foto que representa isso :
Imagem

No meu cultivo ela não ficou com uma parte na terra (como plantada) e acabou aprodecendo suas partes aos poucos até sobrar uns talinhos e sumir..

Affe.. tenho que ir a campo mais preparado.. /confusedII


14.04.2012(Sáb)18:29
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Fernando Rivadavia escreveu:
...Como se ve, elas sao redondas e achatadas, no formato de um disco. Cada fruto possui 4-12 sementes, com 2-2.5mm de diâmetro de acordo com o Taylor.

Portanto, são bem maiores e não tem nada a ver com sementes de Dionaea. Jadson, pode ser q vc tenha coletado sementes imaturas.

De qq forma, acho q ninguem sabe nada sobre germinação de sementes desta espécie - e pouquissimo sobre utrics aquaticas em geral. Portanto qq experimento q vc puder fazer e relatar aqui será inovador.

KKK, eu disse aquilo a título de comparação de tamanho. Como você disse elas são em forma de disco e bem redondas mesmo. Mas infelizmente perdi todas as que tinha e a planta mãe morreu apodrecida. Mas tenho uma capsula de sementes de U. gibba e vou testar a germinação dela aqui em casa. Qualquer coisa eu posto aqui /psica .

Abraço a todos.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


15.04.2012(Dom)10:37
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: U. foliosa: as sementes produzidas germinam bem?
Jadson escreveu:
......
....Mas infelizmente perdi todas as que tinha e a planta mãe morreu apodrecida. Mas tenho uma capsula de sementes de U. gibba e vou testar a germinação dela aqui em casa. Qualquer coisa eu posto aqui /psica .

Abraço a todos.


Parece que eu tô certo sobre a foliosa ... :mrgreen:
Boa sorte! Qualquer coisa nos mostre!


15.04.2012(Dom)11:02
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB