Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.06.2025(Ter)21:48

Responder  [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10  Próximo
 Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum 
Autor Mensagem

Mensagem 
É isso aí Rodrigo! Boa sorte com elas.

Marciel e demais, falei desse tempo de germinação de 10 a 11 dias mas ressalto que esse tempo é o de INÍCIO da germinação, ou seja, quando as mais apressadinhas deram as caras. Não contei os dias para as demais germinações mas creio que até com uns 15 dias ainda tinha plantas germinando.

Outra coisa interessante que percebi. Essa serve pra daqui a um tempo, quando as plantas de vcs florirem. A minha não tava "segurando" a maioria das flores. O que fiz foi começar a polinizar artificialmente, com o dedo mesmo ou com um cotonete. Resultado: No momento tem uns 10 micro ovinhos começando a se desenvolver. Quando crescerem juro que posto fotos aqui pra deixar vcs animados.
Elas não precisam disso, dão "ovos" naturalmente sem precisar intervenção, mas ficou claro que polinizando a carga aumenta e muito

Outra observação (biólogo enche o saco heim?!) foi que algumas sementes que deixei totalmente ou parcialmente descobertas não germinaram. Deram certo as que enterrei, todas em pouca profundidade, tipo meio centímetro. É isso aí, o que a gente não sabe dá um jeito de descobrir, né!

Ps.: Plantei 30 pra fazer esses testes no próprio vaso da mãe e agora não tenho como nem pra onde transplatá-las :shock:

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

19.08.2010(Qui)8:26

Mensagem 
algum substrato especifico? ou terra e adubo esta otimo?

19.08.2010(Qui)10:44

Mensagem 
Li num site que o ideal é "substrato de floreiras", agora, o que isso significa exatamente já não sei.

A planta adulta que adquiri veio numa mistura que parece ser um barro avermelhado e adubo. A planta é saudável, cresce rápido e dá frutos. Plantei as sementes no mesmo vaso, ao lado da planta mãe.

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

19.08.2010(Qui)12:15
Destaque

Mensagem 
Graco,

Cara, tô com um problemão! Germinaram todas as sementes!! :lol:
Amigo, só de ver as seedlings já me deu aquela preguiça de separar uma à uma. :shock:

Vlw!

Obs: Germinei em turfa + sphagnum com alta taxa de umidade (miniestufa). 100% de sucesso!!

04.09.2010(Sáb)15:51

Mensagem 
Maravilha!!! Bom saber que a viagem via correios não as prejudicou! Se prepare para as caras de espanto e risadas das pessoas quando os "ovinhos" começarem a brotar!

Ótima idéia sua de falar do solo e das condições em que as sementes germinaram, até pq eu não sei muito e na net não vi muita coisa detalhada sobre essa planta. Usar Sphagnum nelas é pra quem pode heim!!! hehehehe

Pessoal, mais uma dica pra quando as plantas germinarem.

Muito cuidado com o ácaro vermelho Tetranychus urticae. Minha planta recentemente pegou essa praga e se discuidar o ácaro acaba com a saúde dela.

Como saber se minha planta tá infestada?

- Folhas inicialmente com pontinhos prateados/esbranquiçados que vão aumentando em quantidade até que a folha inteira fique com aspecto de pontilhado esbranquiçado, depois amarela e cai.
- Com uma vista boa (uma lente ajuda muito) você pode observar pontinhos vermelhos em baixo e em cima das folhas, principalmente das novas. São os ácaros, lógico!

E agora, o que posso fazer pra resolver isso?

-Borrife água sempre que puder nas folhas, em baixo e em cima. Ácaros detestam umidade e as folhas molhadas são um péssimo ambiente pra eles fazendo com que fujam ou morram. Quanto mais vezes você borrifar, melhor os resultados. Aí no Sudeste, como o tempo está seco devemos redobrar os esforços.
- Esfregue as folhas com os dedos em ambos os lados dela. É meio arcaico mas ajuda (e muito!!) a matar os ácaros e seus ovos.

Encontrei essas dicas na net mas pesquisando um pouco com certeza tem outros métodos eficazes.

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

04.09.2010(Sáb)16:46
Destaque

Mensagem 
Valeu pelas dicas Graco,será que tb o inseticida RAID CASA E JARDIM funciona ?,ele não contem solvente,digo porque as minhas pimentas estavam cheias de uma praga branca debaixo das folhas,a solução foi o RAID :D mas só fazendo testes né .

04.09.2010(Sáb)20:25

Mensagem 
Ontem começaram a germinar as sementes, hoje já estavam quase totalmente fora da terra, levou 8 dias pra germinar.
Não vejo a hora de aparecer os primeiros ovinhos!

07.09.2010(Ter)16:43

Mensagem 
8 Dias!!

Foi mais rápido que as semtens frescas!

Incrível!

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

07.09.2010(Ter)19:26

Mensagem 
Eu recebi algumas sementes dessa planta de uma amiga, germinaram quase todas em menos de 1 semana.

Li na net que o "ovo" pode ser comestível, porém, tem o gosto ruim.

Semeei as sementes com terra vegetal e a areia (cultivo cactos e já tinha o substrato na mão).

07.09.2010(Ter)21:46
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
As minhas deram as caras, nasceram 4 ,usei esterco de boi com areia,rego 2 vezes ao dia -manhã e tarde,Graco realmente sua planta tem varios filhos espalhados pelo Brasil :lol:

09.09.2010(Qui)18:16
Responder   [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10  Próximo