Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.06.2025(Ter)22:28

Responder  [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 10  Próximo
 Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum 
Autor Mensagem

Mensagem 
Que maravilha Marciel! Dá gosto ver elas assim bem desenvolvidas!

Cara, não faço idéia da duração das sementes não semeadas. A única pista que tenho é que semana passada germinou uma única e heróica semente das que plantei ainda naqueles primeiros testes que fiz, junto ao vaso da planta mãe, nos dias 31/07 ou 08/08, ou seja, dois meses atrás!!

Qualquer coisa, se as sementes antigas que vc guardou perderem o poder de germinação e você quiser plantar mais, logo, logo você vai ter sementes derivadas das suas plantas, ou então eu tenho uma solução mais rápida...

...é só comprar mais um pacotinho :D

Abraços!

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

08.10.2010(Sex)18:16

Mensagem 
Foto de uma das minhas plantas-ovo, ela cresce bem rápido nessa fase, é grande a diferença de tamanho de um dia pro outro.
As sementes que plantei algumas semanas depois também germinaram todas, só demoram um pouco mais de tempo do que as sementes mais frescas.

Imagem

22.10.2010(Sex)15:07

Mensagem 
Oi Graco, ainda tem sementes d aplanta ovo?

22.10.2010(Sex)17:53

Mensagem 
Cara, as minhas estão pequenas ainda (uns 3 cm de altura a planta toda), deve ser porque pega sol direto e as vezes fica bem seco onde elas estão. Mas não morreram :D

22.10.2010(Sex)18:14

Mensagem 
rodrigobad escreveu:
Cara, as minhas estão pequenas ainda (uns 3 cm de altura a planta toda), deve ser porque pega sol direto e as vezes fica bem seco onde elas estão. Mas não morreram :D

As minhas ficam a meia sombra e com a terra sempre umida, coloquei bastante húmus nos vasos.

22.10.2010(Sex)19:04

Mensagem 
Galera, agradeço muito o fato de vocês postarem essas informações e fotos já que mesmo eu, que tenho minha planta e estou vendendo as sementes, não tenho muita informação a respeito dela. Tá sendo muito útil pros interessados! Xou de bola!!

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

22.10.2010(Sex)22:38
Destaque

Mensagem 
Olhem o que apareceu nas folhas da minha planta ovo... :(

Imagem
Imagem
A planta ainda se desenvolve normalmente mas fico com a impressão que isso vai prejudicar ela. Cortei algumas folhas mas não parece que estou no controle deste problema.
Alguem sabe dizer o que são essas trilhas (caminhos) nas folhas? E qual a solução?

Abç.

12.11.2010(Sex)13:06

Mensagem 
Opa! Entomólogo de plantão!

São moscas-minadoras, muuuuito provavelmente Liriomyza sp.

Consiste numa pequena mosca que põe seus ovos sobre a folha e suas larvas se desenvolvem se alimentando do interior das folhas. Folhas de plantas jovens são normalmente mais atacadas. É significativamente danosa à planta, somente quando em alto índice de infestação.

Para controle, algumas medidas ajudam a evitar sua propagação:

- Uso de inseticidas comuns.
- Se forem poucas folhas infestadas, retire-as. Se forem todas ou quase todas não recomendo retirar pq a planta pode acabar morrendo.
- Procure o final mais largo da trilhinha e aperte com o dedo para esmagar a larva, assim vc a mata semprecisar arrancar a folha.

A questão é que essas medidas são ideais para sistemas de plantio, onde você objetiva manter a praga longe de determinada área de cultivo, ou apenas reduzir índices de infestação para não perder produtividade. No seu caso, que tem uma planta isolada, essas medidas matariam as pragas na sua planta mas nada impedirá que ela reapareça! Só mesmo se vc desse um jeito de isolar a planta impedindo o acesso da praga a ela.

Mas a melhor das dicas (e talvez a única util hehehe) é a seguinte. Existe uma plantinha muito comum em terrenos baldios, brechas de calçadas, gramados, jardins, etc. Chama-se Emilia sonchifolia (bota no google imagens pra ver com ele é). Essa plantinha é o principal hospedeiro dessa praga em zona urbana e semi-urbana. Quase sempre onde existe mosca-minadora existe essa planta e via de regra, em suas flolhas se veem as trilhinhas. Dê uma olhada aí nos arredores e procure por essa plantinha. Achando, dá até pena, mas o ideal é arrancar mesmo!

Outra recomendação que faço é a seguinte: Qualquer planta tem suas defesas naturais contra pragas mas muitas vezes essas defesas só são eficientes quando a planta está em nutrida. Então uma medida pra controlar praticamente qualquer tipo de praga é você ADUBAR O SOLO pq q planta por si só vai ajudar a combater a praga. Com minhas antigas pimenteiras era assim. Enchia de mosca-branca e cochonilha e então eu adubava e elas sumiam!!
Valeu!

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

Editado pela última vez por Graco em 12.11.2010(Sex)22:19, em um total de 1 vez.

12.11.2010(Sex)16:29
Destaque

Mensagem 
A minha planta está bem desenvolvida ,tá até com flores não sei se é preciso polinizar artificialmente,Graco vc poderia dizer para os que compraram a semente de vc ,essa planta tb tá com umas folhas com aquele caminho feito por larvas,mas não foi muitas enfestadas,essa planta está num vaso adubado as outras estão menores e nem dão sinal de flores. ela está com mais ou menos umas 5 flores,umas estão com flores formadas e outras estao com apenas botoes:

Imagem

12.11.2010(Sex)19:13

Mensagem 
Olá Edirlessandro. Incrível como foi rápido e desenvolvimento. Em pouquinho tempo você vai estar postando fotos de ovos pra gente hehehe.

Cara, não é NECESSÁRIO polinizar artificialmente, mas é bom!! O que eu percebia (e você pode fazer o mesmo teste) era que quando eu fazia polinização, às vezes até com o dedo mesmo, a maioria das flores "seguravam" e originavam frutos, enquanto quando eu deixava a natureza cuidar da polinização, algumas das flores caíam sem dar frutos, mas muitas outras vingavam também. Você vai notar a quantidade grande que ela dá de flores no seu auge, as vezes umas 7 ou 8 por dia!

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

12.11.2010(Sex)22:14
Responder   [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 10  Próximo