Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.04.2024(Qui)15:29



Responder  [ 8 mensagens ] 
 O musgo sphagnum 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem O musgo sphagnum
Olá galera.
Num moento de ócio, tive tempo suficiente para pesquisar sobre um assunto que considero muito importante e que me deixava em dúvidas: de onde vem o sphagnum nosso de cada dia?
Aí alguém diz: - Vem do Chile, ué!
Mas aí vem a pergunta do século: Onde no Chile se produz tanto musgo? Logo imagino enormes campos de sphagnum cultivados feito arroz na várzea mas não é bem assim.
Alguém aí já se fez essa mesma pergunta? Afinal falamos tanto de cuidados com as nossas riquezas nacionais da fauna e flora... Mas e a fauna e flora dos outros? Alguns tópicos aqui do fórum já discutiram um pouco sobre isso também, mas era somente sobre as PCs. E o sphagnum que é praticamente indspensável no nosso hobby está se passando por um mero substrato.
Aqui no fórum numa pesquisa simples de TÍTULOS de tópicos encontrei 68 tópicos criados para esclarecer dúvidas sobre esse dito cujo.

Enfim, levantei algumas informações PRÁTICAS sobre essa briófita tão especial:

O que é sphagnum?

O Sphagnum sp é uma planta consideravelmente pequena e a grosso modo muito primitiva geneticamente e se acumula em áreas pantanosas/úmidas formando locais conhecidos como turfeiras.
O Sphagnum é um gênero cosmopolita com cerca de 200-300 espécies, que estão distribuídas por todos os continentes, exceto a Antártida (sempre ela). É representada em Portugal por 16 espécies de determinação considerada difícil.
Vegetal sem sistema vascular, depende da presença de grande quantidade de água para conseguir suprir todas as suas atividades vitais (que necessitam de água claro).
Existem várias espécies e a mais utilizada é a Sphagnum fimbriatum:

Imagem
Fonte: http://www.musgosdechile.cl/sphagnum_fimbriatum01.jpg

Mas existe uma outra utilizada comercialmente que é o Sphagnum magellanicum.

Imagem
Fonte: http://www.musgosdechile.cl/Sphagnum_magellanicum01.jpg

Há outras espécies bem interessantes também, como o Sphagnum falcatulum que é subaquático.

Imagem
Fonte: http://www.musgosdechile.cl/Sphagnum_falcatulum03.jpg

De onde ele vem?

Os lugares onde o musgo é coletado de forma sustentável (carece de fontes) são as turfeiras chilenas e da Argentina. No fórum encontrei tópico antigo onde tem um link de um blog maravilhoso em espanhol que fala das turfeiras chilenas e de algumas informações sobre o sphagnum. Dêem uma olhada:
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=1543&hilit=sphagnum

Utilidades:

Por apresentar características únicas como a retenção de até 2000% do seu peso em água, sua elevada acidez (pH em torno de 3,5 - 4,0 ou menor), sua lenta decomposição e baixa atividade microbiana (comparado com outros substratos), o sphagnum pode ser utilizado nas mais diversas formas:
-Condicionador de substrato (alta retensão de água);
-Substrato para hidroponia, paisagismo e cultivos arbóreos;
-Utilização em terrário de répteis, aracnídeos e outros bichos exóticos;
-Para produção de fraldas(?);
-Para absorventes higiênicos(??);
-Material de embalagens em geral (provavelmente como o plástico bolha).
-Dentre outros.

Cultivo:

Como disse lá no começo, eu imaginava fazendas enormes cultivando sphagnum, mas o que acontece é que ele é extraído da natureza. O que nos resta a tentar imitar o que acontece na natureza.
Eu cultivo em buracos feitos no chão com aproximadamente 10cm de profundidade. Coloco um revestimento de plástico com furos numa altura de 4-5cm. Encho de musgo sujo mesmo, até a altura dos buracos. E espalho musgo vivo picado por cima disso.
Porque faço no chão? Para que se o solo em volta esteja mais úmido que o sphagnum a umidade possa passar para o cultivo e se coloco água demais o solo absorve a água. Não é infalível mas ajuda para mim que sou meio desleixado. Dá pra fazer com uma bandeija nos mesmos moldes que disse acima, mas tem que molhar sempre. Isso é importante: a água sempre tem que estar disponível já que o musgo não tem vasos condutores. O transporte de água é basicamente feito por capilaridade.
Outras pessoas conseguiram cultivá-lo em areia ou mesmo sem nada, somente com água. Acredito que isso vai variar de hobbista pra hobbista.

Bom gente, considerando as informações acima, posso dizer que estou um pouco aliviado, mas minha preocupação ainda me incomoda pois ao que consegui entender a exploração de sphagnum no Brasil é proibida e até hoje só comprei sphagnum em sacos sem nenhuma identificação de onde veio, ou quem produziu, nada. Simplesmente um saco transparente e cheio de musgo.
Nessa linha de raciocínio, venho dizer que por ignorância acabei colhendo um punhado de sphagnum nativo daqui de São Mateus, mesmo antes de entrar no fórum. Hoje 90% do sphagnum vivo que tenho veio desse punhado. Picotando e plantado em vasos e recentemente nos bogs terrestres. Mas acho que é insuficiente, pois a espécie de sphagnum que eu tenho não dá muita fibra o que diminui seu valor para cultivo pro uso como substrato. Alguém consegue ser autossuficiente em musgo sphagnum aqui?
Proponho uma campanha (kkk) de incentivo ao cultivo de sphagnum. Pelo menos para suprir parte do nosso consumo. O que acham?

Desculpe o tópico gigante mas acho que vale a pena.
Abraços a todos.

P.S.: Moderação, caso julguem necessário podem remover ou sugerir a retirada parcial ou total do post. Mandem MP.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


18.09.2012(Ter)22:02
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Olá Jadson,

o sphagnum tem sua coleta proibida no PR, em SC não, o coletor que me fornece o retira de uma mesma área há muitos anos,
tira de uma parte da área de cada vez assim vai repondo o estoque, é algo relativamente sustentável. Tomara que o velhinho
viva muitos e muitos anos pois eu não sou auto-suficiente. Tenho sphagnum vivo em vasos em bandeja como as PCs, o substrato
é ele mesmo, vou cortando as pontas. Estou com uma bandeja só com sphagnum vivo e ele tem crescido normalmente, seria legal
se houvesse algum adubo que fizesse o danado crescer mais rápido ...
... e sem envenenar as PCs depois. :lol:
Sobre o Chile, se não me engano o sphagnum 'chileno' foi trazido da Austrália, não lembro mais de onde tirei essa informação. :mrgreen:

Um site legal, em português: http://www.angra.uac.pt/GEVA/WEBGEVA/sp ... hagnum.htm

Ótimo site, em italiano: http://www.bio.unipd.it/sarrazins/Techn ... fagno.html

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


18.09.2012(Ter)23:43
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Oi Jadson, achei o tópico legal, é útil mesmo /psica eu vou começar meu cultivo de sphagnum um dia, pois aqui não tem sphagnum pra vender, nem PCs :evil:. QUANDO tem, adivinha quem :?: :?: :?: Dionaeas bem feinhas plantadas em terra fértil :evil:


19.09.2012(Qua)9:21
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Tópico interessante Jadson, sem sombra de dúvidas é uma grande contribuição de sua parte. Logo que me cadastrei aqui (depois de visitar o fórum por mais de 1 ano), encontrei um artigo que falava do manejo de musgo sphagnum no município de Cananéia.

Pensei em resumi-lo e disponibilizá-lo, mas acabei fazendo outras coisas e me esqueci do mesmo (artigo). Abaixo segue o link, para quem quiser lê-lo:

Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, estado de São Paulo, Brasil

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte:

http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


19.09.2012(Qua)13:31
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Bom artigo, indica que a coleta pode ser sustentável respeitando o período de regeneração das turfeiras.

_________________
Droseraholic!!!


19.09.2012(Qua)14:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Eu também li esse artigo antes mesmo de entrar para o fórum. Mas ainda assim é um sistema extrativista /geek . Não que eu seja contra, acho muito interessante o sistema de extrativismo sustentável de produtos e subprodutos da flora ainda mais quando tudo é bem feito e legalizado. O problema é que o fato de ser uma atividade extrativista há grandes riscos na operacionalização da mesma. Uma coisa é um agrônomo trabalhar com isso, outra coisa bem diferente é um camponês (leia-se leigo) trabalhar no mesmo local.
Eu procurei alguma coisa e não encontrei nada sobre o cultivo em si. Estou providenciando bandejas para realizar alguns testes de cultivo a curto e médio prazo.
Quando amadurecer a idéia eu vou fazer um post especial. Aguardem 8-) :lol: .

Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


19.09.2012(Qua)15:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Ótimo post! Eu sempre achei que o sphagnum vendido aqui era retirado do Brasil mesmo, por pessoas sem muita preocupação com o meio ambiente... Mas, pensar que ele vem de outros países.... :o
E se ele não fosse tão popular, nós provavelmente não poderíamos cultivar nossas plantas carnívoras. :D

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


19.09.2012(Qua)17:06
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: O musgo sphagnum
Igor, o musgo vendido no Brasil é (praticamente) todo coletado no Brasil.

_________________
Droseraholic!!!


19.09.2012(Qua)19:26
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB