Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)5:21



Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 ajuda com bonsai... 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2009(Ter)12:12
Mensagens: 34
Localização: sorocaba - SP
Mensagem ajuda com bonsai...
ha duas semanas eu ganhei um bonsai da namorada, só que eu não sei nada sobre ele... se gosta de muito ou pouco sol e agua, e muito menos o nome da planta...
se tiver algum bonsaisista q possa me ajudar eu agradeço :D
se não der pra ver direito nessas fotos eu tento tirar outra melhor

Imagem
Imagem

_________________
Thiago (Pirayu)


07.09.2009(Seg)19:13
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Oi, isso não é um bonsai, isso é uma muda numa bandeja plástica com pedrinhas no substrato rsrs, ou um pré bonsai, ou até mesmo bonsai comercial, são a mesma coisa praticamente '-'
A especie eu não to consseguindo identificar, mas é muito jovem ainda, tem plantas que demoram a engrossar o tronco, tem plantas que vão mais rapido, como essa é uma conifera, é beem lenta, então, sugiro identificar a especie (se puder tirar fotos melhores ou essas mesmo eu ja tento identificar em outro site)
Então descobrimos o substrato adequado e época de transplante, mas esses bonsai comprados em mercados, em geral, esseas mudas numa bandeja plástica com as raizes apertadas

Descoberta a espécie e o melhor substrato vc utiliza a tecnica escorredor + mamadeira ( http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html ) e deicha uns anos pra o tronco engrossar, ou você se tiver espaço, dependendo da planta só engrossa se plantada no chão, tem que tomar cuidado com a raiz piovante que cresce muito e prende a planta forte demais no solo, quando tiver na época certa (que pra coniferas, geralmente é o inverno) você transplanta ela certinho mantendo pelo menos 30% do torrao original, se for plantar no chao acho bom cortar a piovante,caso for usar o escorredor/mamadeira, não mecha nas raizes, nem na planta, nada de podas nem nada até que vc esteja satisfeito com a espessura do tronco (algumas plantas como o juniperus horizontaliz, (ou tuia jacaré) demoram 10~12 anos para engrossar o bem tronco mesmo no chão, por isso, com plantas assim, alguns indicam fazer Bonsai mame ( com até 10 cm de altura) , dai depois disso você pode fazer as podas, acho que até lá você ja vai saber oque tem que fazer hauahuah, mas enquanto isso você pode dar uma mechida com arames no tronco para dar movimento a planta, se mecher nos galhos vai ser perda de tempo ( http://www.projetobonsai.com/2008/04/08 ... tilizacao/ )
Uma coisa importande de se lembrar, é você pensar muito bem antes de qualquer poda em coniferas, pois elas não tem uma brotação muito boa, por isso sempre tenha uma projeção e fique certo que como você quer que ela fique

Sou só iniciante no Bonsai, minha resposta deve ajudar um pouquinho, mas como sou iniciante ainda tenho que aprender bem mais '-'
Obs.: Lembre-se que pode ter um errinho ali e aqui, mas acho que ta tudo certinho


07.09.2009(Seg)19:35
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Olá pirayu!

Além das dicas do Matheus, eu queria escrever mais umas coisinhas...

Toda conifera precisa de muito sol. Pode deixar pegar sol (longe de paredes, nunca a deixe encostada na parede) por umas 6 horas diárias... Vá acostumando a planta aos poucos, coloque poucas horas no sol e vá aumentando...

Sobre o substrato: realmente é necessário trocar com urgência máxima. Esse substrato sempre prejudica a planta... Acredito que o melhor substrato seria cacos de telha ou tijolos... mas isso depende da especie tambem.

Sobre as podas: é bom você pesquisar a espécie primeiro para ver qual época do ano podar / aramar / pinçar. A planta precisa de uma limpeza de vez em quando (depende da espécie de conífera) para evitar pragas e para que o sol entre nas folhas. Se ela tiver folhas demais, algumas morrem por falta de sol. Se tiver muita sombra, pode se contaminar com cocnonilhas, fungos e outras pragas...

Então corra pra identificá-la :wink:

Sempre recomendo esse site: www.atelierdobonsai.com.br

Um abraço,

_________________
Liza Kamei


07.09.2009(Seg)19:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2009(Ter)12:12
Mensagens: 34
Localização: sorocaba - SP
Mensagem 
obrigado matheus e liza!!!
ja estou na busca aqui e consegui descobri uma coisa, minha planta é uma tuia dourada, Cryptomeria Japonica, igualzinha essa aqui



matheus, se vc é iniciante eu sou o que?? ahuhuah
ainda ta meio confuso pra mim as coisas q disseram, mas eu vou lendo e aprendendo =)
valeu pelas dicas :)
Imagem

_________________
Thiago (Pirayu)


Editado pela última vez por pirayu em 07.09.2009(Seg)20:08, em um total de 3 vezes.



07.09.2009(Seg)19:58
Perfil

Registrado em: 07.09.2009(Seg)0:02
Mensagens: 16
Localização: Bataguassu-MS
Mensagem 
Ola eu tenho curso q vc quisé eu t passo pelo e-mail, tem todas os metodos


07.09.2009(Seg)19:58
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2009(Ter)12:12
Mensagens: 34
Localização: sorocaba - SP
Mensagem 
Oi, eu achei aqui tbm um curso de bonsai.rar será q não é o mesmo?

_________________
Thiago (Pirayu)


07.09.2009(Seg)19:59
Perfil

Registrado em: 07.09.2009(Seg)0:02
Mensagens: 16
Localização: Bataguassu-MS
Mensagem 
eu comprei na loja ventura ai se vc quisé, e que der pra passa eu t passo


07.09.2009(Seg)20:04
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2009(Ter)12:12
Mensagens: 34
Localização: sorocaba - SP
Mensagem 
tudo bem entao... pega meu email ae:[hide]
pirajucontrac@hotmail.com[/hide]
valeu :wink:

_________________
Thiago (Pirayu)


Editado pela última vez por pirayu em 08.09.2009(Ter)23:29, em um total de 2 vezes.



07.09.2009(Seg)20:05
Perfil

Registrado em: 07.09.2009(Seg)0:02
Mensagens: 16
Localização: Bataguassu-MS
Mensagem 
esse é o seu msn ?


07.09.2009(Seg)20:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.08.2009(Ter)12:12
Mensagens: 34
Localização: sorocaba - SP
Mensagem 
sim..

_________________
Thiago (Pirayu)


07.09.2009(Seg)20:09
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB