Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)2:27



Responder  [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Descobri no meu sitio uma planta que deve ser carnivora 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Será essa?

Imagem

Das fotos as que mais se parecem é a que o Roberto falou as Symplocarpus. Que planta interessante com certeza se tiver sementes eu vou querer! e que pena realmente o odor hehehehehe mas agente coloca um perfuminho :shock:

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


27.10.2009(Ter)12:24
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 26.10.2009(Seg)16:11
Mensagens: 26
Localização: São Luis - Maranhão
Mensagem 
Marcelucena, esta sua foto é da planta mais próxima que eu já vi da nossa planta esquisita.
As que eu vi aqui no sitio até agora só têm uma folha e a cor é roxa por fora e mais roxa ainda por dentro. A espiga têm umas "cerdas" ou pontas e no corpo da espiga têm algo amarelo que parece uns grãosinhos. A maior planta desta que eu vi aqui têm uns quase 40cm de comprimento.

Imagem

Então ela é uma Araceae.
Vejamos se esta imformação vai se alinhar com a pesquisa do meu sobrinho e sua professora de biologia e se essta planta esta catalogada.


27.10.2009(Ter)13:31
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olá Werner,

Não há dúvida de que se trata de uma Araceae, essa inflorescência é característica da família. A "folha" que lembra um repolho é uma bráctea, chamada de espata nessa família, e a espiga, chamada de espádice, é onde estão as flores. Os frutos devem se desenvolver na base dessa espiga, que é onde estão as flores femininas.
A planta que você encontrou está apenas com a inflorescência, as folhas devem aparecer em breve.
Agora, quanto ao gênero e espécie, estou sem palpites - essa é uma planta nova pra mim.

Sobre o odor fétido, como já foi mencionado aqui, ele tem função de atrair moscas e besouros, que atuam como polinizadores e não como presas dessa planta.


Caso consiga sementes, estou interessado em oferecer algo em troca! :wink:


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


27.10.2009(Ter)13:43
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 10.11.2008(Seg)16:12
Mensagens: 98
Localização: Paulinia/SP
Mensagem 
Acredito que seja alguma espécie do gênero Dracontium...

Nesse site tem algumas fotos: http://www.aroid.org/genera/generapage.php?genus=dracontium
Dracontium amazonense e Dracontium nivosum são as mais parecidas.


Abraço,

_________________
Brunodb
growlist/wishlist

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339


27.10.2009(Ter)13:50
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Pelo que li são plantas que formam tuberculos subterraneos, e tem ciclo de vida e aparencia semelhante aos Amorphophallus (mas em menores dimensões). Sugiro esperar as sementes ou tirar um pouco de terra em volta da base da planta para ver se tem tuberculos menores sendo formados ao redor para mudas (não sugiro tirar a planta em hipótese nehuma). Qual é o tipo de solo em que elas estão ocorrendo?

Também estou na fila pra trocar por qualquer material que você queira ai.

Abraços

Adilson.


27.10.2009(Ter)14:07
Perfil

Registrado em: 26.10.2009(Seg)16:11
Mensagens: 26
Localização: São Luis - Maranhão
Mensagem 
Agora eu estou realmente confuso, esta Natureza é magnifica.
A Symplocarpus é muito parecida com a nossa planta. A Symplocarpus é um tipo de Araceae?

Imagem

Imagem

A Dracontium nivosum também parece muito só que ela tem uma haste ou caule ao lado da sua folha e a nossa aqui não têm. A Dracontium nivosum é um tipo de Araceae?
Imagem


Então?


27.10.2009(Ter)14:11
Perfil

Registrado em: 26.10.2009(Seg)16:11
Mensagens: 26
Localização: São Luis - Maranhão
Mensagem 
Adilson, no inicio quando detectei a planta pensei ser uma carnivora, nem cheguei muito perto (srsrsrsrsr).
Agora já com quase algum conhecimento a respeito da nossa planta(srsrsr) eu vou buscar em loco mais informações, lá no local eu encontrei algumas delas e vou seguir a sua dica de escavar ao redor pra identificar estes supostos turbeculos. Mas se eu encontrar uma em estado debilitado peso em extrair e examinar.


27.10.2009(Ter)14:19
Perfil

Registrado em: 08.10.2009(Qui)22:25
Mensagens: 6
Localização: Vila Velha - ES
Mensagem 
Cara com certeza absoluta é uma araceae. Estava lendo sobre a Symplocarpus Foetidus... e a descrição bate muito com a sua planta... Segue a tradução:

Skunk cabbage é uma das primeiras plantas a florir na primavera.. Suas flores são comumentes vistas parcialmente ou totalmente escondidas entre as folhas caidas.. Como muitas outras flores de cor escura, skunk cabbage é polinizada por moscas. As flores produzem um aquecimento-- um beneficio para as moscas se aquecerem no tempo frio. As folhas emergem após as flores. As flores cheiram mal se esmagadas, e por isso do nome "skunk cabbage".

http://www.ct-botanical-society.org/gal ... sfoet.html

Imagem

Acabei achando um link interessantíssimo para compartilhar de plantas GRANGES e FEDIDAS...
http://www.lifeinthefastlane.ca/worlds- ... fbeat-news


abraços


27.10.2009(Ter)14:21
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 10.11.2008(Seg)16:12
Mensagens: 98
Localização: Paulinia/SP
Mensagem 
Wener,

Sim a Dracontium é membro da família Aracea.

Não acredito que seja Symplocarpus pois pelo que eu procurei elas não são nativas
do Brasil e sim da America do norte e Asia...

Abraço,

_________________
Brunodb
growlist/wishlist

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339


27.10.2009(Ter)14:23
Perfil

Registrado em: 26.10.2009(Seg)16:11
Mensagens: 26
Localização: São Luis - Maranhão
Mensagem 
Amigos(as) eu realmente não quero negociar esta planta, acredito até que deve ser uma planta comum por estas terras. Ela simplesmente não teve ainda a tenção devida até o momento. Eu não plantei, a natureza tomou conta disto. Se for uma raridade veremos a melhor forma de cultiva-la e será com prazer que disponibilizarei as suas sementes ou mudas. Devemos ter cuidado com isso, comercializar é uma arte necessária, mas eu não quero ganhar dinheiro com esta planta, tem outro tipo de planta que já ganho dinheiro é a Planta-Baixa (srsrsrsrsrsrsrsr) sou desenhista projetista.


27.10.2009(Ter)14:25
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 57 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB