Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)4:31



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Geastrum -estrela da terra 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Geastrum -estrela da terra
Geastrum - Estrela da Terra

Ok, não são plantas mas sim fungos, seres que, apesar de parecerem plantas e terem muito do seu comportamento tipico, possuem varias características que os aproximam dos animais, como o heterotrofismo e a produção de pelomenos 25 proteínas exclusivas destes. Recentes estudos filogenéticos e bioquimicos (Baldauf & palmer 1993) sugerem que animais e fungos constituiem grupos irmãos, tendo as plantas evoluido em uma linhagem separada.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article ... =pmcentrez

De qualquer forma foi uma surpresa acha-los crescendo no chão da minha estufa, pois so havia visto deles crescendo em matas galeria aqui de Brasília. Provavelmente algum esporo deve ter vindo nos meus sapatos e acabou achando ambiente propicio para se desenvolverem. O interessante é o mecanismo pelo qual disseminam os esporos: uma gota de chuva que caia encima da parte central do corpo de frutificação faz o fungo dar uma baforada de esporos a longa distancia. Muito divertido rega-los e ver as erupçõezinhas em sequencia.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Editado pela última vez por Samoied (Adilson Peres) em 27.12.2009(Dom)23:48, em um total de 2 vezes.



26.12.2009(Sáb)21:02
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Coisinhas curiosas ... ... o que 'comem' na sua estufa?

_________________
Droseraholic!!!


26.12.2009(Sáb)22:08
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 23.12.2009(Qua)2:33
Mensagens: 4
Mensagem 
Poxa, que bacana, fiquei muito interessado. Não tem como filmar as erupções e mostrar pra gente não? :D


27.12.2009(Dom)2:22
Perfil
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)0:05, em um total de 1 vez.



27.12.2009(Dom)9:36
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Muito massa!
não é essa planta que solta os esporos quando uma gota de água cai nela na natureza? muito interessante!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


27.12.2009(Dom)16:43
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Oi Adilson! Muito interessante!
Só fiquei cismado quando você disse que fungos são animais que se comportam semelhantemente como plantas, pois entendo que, na verdade, são muitíssimo diferentes, tanto de animais, quanto de plantas, em muitos aspectos... seriam na verdade, uma divisão a parte...
Acho que você quis simplificar a explicação, e foi mal se pareci intrometido, mas achei melhor comentar...

Uma vez apareceu um cogumelo no vaso de umas das minhas neps aqui... fiquei preocupado, pois achei que poderia ser um indicador de que o substrato estava com muita matéria orgânica em decomposição, partindo do pressuposto de que são saprófitos. Porém, pensei que de qualquer forma, bem ou mal, o substrato seria composto de matéria morta (sphagnum). Felizmente não tive problemas.

Fiquei curioso com esse mecanismo de disseminação dos esporos... Pena que fotos disso sejam inviáveis (ou não? rs)

Abraço...

_________________
Imagem


27.12.2009(Dom)19:01
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Eles não são do reino Animalia e sim do reino Fungi. Corrige lá porque não esta certo mesmo.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


27.12.2009(Dom)19:48
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.09.2009(Qui)14:57
Mensagens: 34
Mensagem 
Eles têm sim um reino a parte, apesar da presença de quitina (tão comum em animais)

Muito boas as fotos, só vi deles no meio do mato. Gostaria de ter deles no folhiço aqui do quintal, o ambiente é perfeito!

EDIT: Não sabia desse estudo acerca deles. MUITO interessante!


Editado pela última vez por Tércio em 27.12.2009(Dom)23:46, em um total de 1 vez.



27.12.2009(Dom)23:30
Perfil ICQ
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
corrigidum

aqui aos 8:00 do video mostra o mecanismo de dispersão dos esporos

http://www.youtube.com/watch?v=Zm2ZCRBX ... re=related


27.12.2009(Dom)23:44
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Tércio escreveu:
Eles têm sim um reino a parte, apesar da presença de quitina (tão comum em animais)

Muito boas as fotos, só vi deles no meio do mato. Gostaria de ter deles no folhiço aqui do quintal, o ambiente é perfeito!

EDIT: Não sabia desse estudo acerca deles. MUITO interessante!


O interessante é que a quitina está presente como componente da parede celular (ausente nos animais) do fungo (na maioria dos casos).

_________________
Imagem


28.12.2009(Seg)15:05
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB