O amigo Jadson ao responder a um tópico que criei aqui, me mandou imagens de uma planta que até então desconhecia. Resolvi pesquisar um pouco mais e achei coisas interessantes não apenas sobre ela, mas também sobre a familia a qual pertence. Abaixo seguem algumas fotos e informações que descobri ao pesquisar sobre este assunto na web:
Foto 1 - Localização da família
HydnoraceaeFoto 2 -
Prosopanche americanaFoto 3 -
Hydnora africanaTanto a primeira como a segunda se comportam como a
Raflesia Arnoldii (Flor-monstro), ou seja, parasitam outras plantas para sobreviver. Elas também exalam um forte odor de carniça com a qual atraem besouros coprofágos para dentro de suas flores que, se fecham e só abrem tempos depois para liberar os insetos. Estes cheios de polém acabam por garantir a manutenção destas espécies pois quando visitam outras flores acabam por polinizá-las. Sem sombra de dúvidas uma estrátegia inteligente da parte destas bizarras plantas.
A familia
Hydnoraceae, é dividido em dois géneros -
Hydnora (5 espécies) e
Prosopanche (2 espécies) - , as do primeiro género podem ser encontradas na África continental, Madagáscar e Arabia Saudita e as do segundo são oriundas da América Central e do Sul. Sendo assim, é possível que uma das espécies do género
Prosopanche exista no sul de nosso país.
Sem sombra de dúvidas só de olhar para essas fotos, começo a me perguntar daonde surgiram todas aquelas histórias de ETs da ficção científica.
Até mais e curtam o tópico.
Obs.: Se alguém da região sul do Brasil já viu está planta em campo, peço que comentem a respeito.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Fontes:
http://www.parasiticplants.siu.edu/Hydn ... index.htmlhttp://www.arbolesnativos.org.ar/foro/i ... opic=672.0http://lacienciaysusdemonios.com/tag/hydnora-africana/http://en.wikipedia.org/wiki/Hydnoraceae