Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)18:57



Responder  [ 6 mensagens ] 
 Brotos de Ipê Somem 
Autor Mensagem

Registrado em: 28.04.2010(Qua)22:10
Mensagens: 19
Localização: Riacho Fundo - Brasília/DF
Mensagem Brotos de Ipê Somem
Aqui em casa plantamos um Ipê, faz mais ou menos 5 meses. Nós tomamos todos os cuidados de plantio possíveis, colocamos o melhor substrato, num buraco de quase 1metrox1metrox1metro.

Nos primeiros 2 meses a chuva deixava poças próximas ao caule, porque o solo aqui é argiloso e muito denso, e mesmo tendo um substrato adequado essa água se acumulava, e ficava lá quase constantemente nos primeiros meses. Mas, me parece que as poças não causaram nenhum problema à planta.

De lá pra cá, alguns brotos tentaram nascer e, misteriosamente, sumiram. Eu desconfio de algum inseto, ou algo que se alimenta de brotos e não está deixando o meu Ipê crescer. Só encontrei uma formiga suspeita, mas ela não tinha cara de gostar de vegetais. Seguem duas fotos dos dois "brotos" principais. Como se vê, eles foram transformados numa pontinha indefinível.

http://www.postimage.org/image.php?v=TsTgFf9

http://www.postimage.org/image.php?v=aViEigA

Perto do tronco do Ipê há alguns matos altos, e eu acho que talvez eles representem algum risco. Segue o link:
Observação: As estacas, arames farpados e umas telas que eu tirei eram pra evitar que a minha cadela matasse a planta. Acho que hoje mesmo tiro o resto.

http://www.postimage.org/image.php?v=Pqul93J

Então, alguém pode me ajudar? Gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer, um produto, maracutaia, simpatia, oração ou qualquer coisa pra permitir que os brotinhos nasçam saudáveis :D

Agradeço desde já.


04.05.2010(Ter)17:33
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Arnold,

Sua planta parece normal.
Os ipês não crescem constantemente como a maioria das plantas, eles crescem um pouco e param por um tempo, voltando a crescer depois (nesse período em que eles ficam parados, os brotos se resumem a esses pontinhos - as gemas).
Como estamos no outono, é normal que ela cresça mais devagar ou até mesmo pare de crescer até a primavera (esse seu ipê é o rosa, certo? O meu está completamente parado agora também), pode até ser que ele perca todas as folhas nesse meio tempo.

Só recomendaria a você que remova todo esse mato ao redor da muda, deixando o solo sempre livre nesse local (isso porque, quando a muda ainda é pequena é mais difícil para ela competir com a grama por nutrientes).
E também faça uma adubação do solo com húmus, adubo químico ou esterco periodicamente, para que ela possa se estabelecer e crescer mais rápido.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


06.05.2010(Qui)11:40
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Aproveitando o assunto do tópico...

Pessoal, coletei algumas sementes de ipê-rosa/roxo e queria saber qual a forma ideal de germinaram, ou seja, tipo de solo, iluminação e profundidade das sementes. Na internet achei pouquíssima coisa e com certeza tem algum fera aqui que saiba como germinar esse veradeiro símbolo nacional!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


28.11.2010(Dom)16:10
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem 
Bom.. não sou um fera. Mas pelo que eu sei não necessita de muitos cuidados.
Substrato bem fertel ou pode ate ser no esterco bem curtido.
Faça um furo com seu dedo ate atingir a primeira dobra (tenho certeza que escrevi errado mais acho que vc entendeu) de seu dedo (logo depois da unha)
Sempre faço eles germinarem assim. muitas vezes ate se vc jogar em alguns lugar umido eles acabam germinando.


28.11.2010(Dom)22:29
Perfil YIM

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Graco
Conforme o Nildo explicou é só semear (eu colocaria mais superficialmente). Mas atenção, as sementes de Ipê têm que ser bem novas, pq depois de 2 meses elas perdem a viabilidade (o ruim do Ipê é isso). Sorte aí!


29.11.2010(Seg)10:23
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Muito obrigado feras!

As sementes são sim bem novinhas. Colhi sábado agora quando acabavam de cair das vagens!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


29.11.2010(Seg)12:23
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB