Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)8:50



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Mimosa pudica - problemas germinação [FOTOS] 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41
Mensagens: 140
Localização: Campinas-SP
Mensagem Mimosa pudica - problemas germinação [FOTOS]
E aí pessoal, belezinha ??

Bom, recebi há pouco tempo uma doação de sementes de Mimosa pudica e as plantei em terra vegetal e adicionei fertilizante em bolinhas de NPK 10-0-0 da Dimy.

Pois bem, as sementes vem germinando, mas, logo após saírem da terra, as pequenas mudinhas definham, murcham, secam.
Que raios será isso? confesso que não entendo e não sei o que fazer. Já estou com certo desespero!

Aí vão 2 fotos pra ajudar: a primeira foto é uma mudinha -aparentemente- normal, e a segunda foto é como ficam as mudinhas depois de uns dias de vida.

Imagem

----------------

Imagem

Aqui o clima tem variado entre muito frio, frio, e um pouco de calor rs. Moro um pouco alto, 6º andar. Faz muito frio e vento ultimamente. O vaso pega uns 20 minutos do sol das 8h da manhã e, o resto do dia, luz sola indireta. O vaso fica na varanda.

Espero que vocês possam me ajudar.

Um forte abraço e obrigado a todos.

_________________
bom cultivo!

Growlist / Wishlist


24.07.2010(Sáb)16:56
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
vc colocou a quantidade de fertilizante como mandava nas instruçoes??? ja aconteceu aqui em casa das sementes germinarem e depois morrerem pq o solo estava super adubado e com certeza o Ph deve ter diminuido e quando as raizes entraram em contato direto com o solo elas murcharam...
Esse pode ser um motivo não sei se é o seu caso, só falei pq eu ja fiz isso

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


24.07.2010(Sáb)17:40
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Olá mauzao !

Bom, eu também mor so sexto andar e aqui na frente do meu prédio tem uma creche abandonada cheia de mimosas, um dia desses eu dui lá e catei algumas sementes..
Plantei elas em terra com casca de pinus (eu acho) e eu tava regando todo dia, em 2 dias nasceu a primeira, mas o resto até hoje não nasceu.

A minha única mudinha está pegando sol no fim da tarde e eu tô regando ela todo dia, ela parece estar bem :

Imagem

Aquela casinha lá no fundo da foto é aonde eu peguei as sementes :

Imagem

Cara só uma pergunta, você enterrou suas sementes ou não ??

_________________
Rafael A. Lanzarin


24.07.2010(Sáb)17:50
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41
Mensagens: 140
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Northon: então, eu coloquei até menos do que indicado no manual do produto, pra não arriscar qualquer problema futuro. Mas mesmo assim tá dando tudo errado :(

Lanzarin: sua muda tá bem sim! e eu enterrei as sementes com 1 dedo de profundidade.

Sinceramente tô bem triste pq era uma planta que há tempos eu queria cultivar, e agora que surgiu a oportunidade, estão definhando quando nascem. :(

_________________
bom cultivo!

Growlist / Wishlist


24.07.2010(Sáb)18:29
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Eu acredito que seja por causa do fertilizante, parece que está queimando as raízes. Faça um "leaching", regando bem várias vezes seguidas para a água "lavar" o excesso de sais.

Numa nova sementeira, use solo higienizado (não adicione fertilizante nessa fase), cubra as sementes e pronto.

Um pré-tratamento (opcional) para as sementes de Mimosa pudica germinarem mais rápido consiste em tratá-las com água quente: ponha as sementes num copo e despeje água quente quase encher, deixe de molho por uma noite (vai esfriar naturalmente, não tem problema), pegue as sementes (vire o copo sobre uma peneira fina) e plante. Basta cobrir, não precisa soterrar.


24.07.2010(Sáb)19:51
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41
Mensagens: 140
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Ian: será o fertilizante então? e o clima? será que não tem nada a ver?

Como devo agir da próxima vez? compro uma terra boa, higienizo-a (como fazer isso? fervendo?), enterro as sementes ou apenas jogo por cima da terra? há algo mais que eu possa fazer pra ter melhor resultado na germinação das sementes? sei lá, colocar um magipack por cima do vaso com alguns furos pra controlar a umidade ou algo do gênero?


Valeu pela resposta e ajuda de todos :)

_________________
bom cultivo!

Growlist / Wishlist


25.07.2010(Dom)15:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
Mauzão numa boa... a mimosa pudica para nós brasileiros é como mato, ela cresce em todo lugar, direto agente pisa nessas mimosas e nem percebe... acredito eu que vc pode pegar qualquer terra é lagar as sementes lá e nem se preocupar muito com elas, o seu problema é como o meu cuidado muuuuuuuuuuuuuuuuuuito exagerado, as plantas na natureza não tem isso...

Sei que é dificil mas tenta largar elas de lado que elas vão bem... ainda mais com as mimosas que para nós brasileiros cresce em qualquer canteiro nas beiras das avenidas...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


25.07.2010(Dom)18:45
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41
Mensagens: 140
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Pois é, Northon, tem umas Mimosa pudica que nascem aqui perto numa guia de asfalto e que passa esgoto! hahahaha vai entender.
Realmente acho que é excesso de cuidado!

_________________
bom cultivo!

Growlist / Wishlist


25.07.2010(Dom)19:19
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Mauzão
Se a sementeira fica a sol pleno pode ser isso (e se a terra secar os seedlings tb morrem, são frágeis nessa fase).

Se vc usa substrato pronto, não precisa higienizar. Agora se pegar terra da rua ou reaproveitar de um vaso (onde outra planta morreu), recomendo fortemente uma higienização: prepare o vasinho e regue bem com água fervente, deixando escorrer, essa é a higienização rápida (rss). Depois de frio é só afofar e semear.

Mas se vc tem mistura de substrato para carnívora sobrando, pode usar sem medo, é um material nobre (um vasinho tipo para violeta é suficiente).

Trate as sementes com água quente (conforme descrevi acima) que suas sementes germinarão fácil (amolece a casca). No plantio, cubra-as com 1 cm de substrato e pronto.

Concordo com o Northon em gênero, número e grau: Mimosa é mato! rs.


25.07.2010(Dom)20:52
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Vocês podem postar uma foto da semente? Vou numa fazenda que tem várias mimosas púdicas em forma de arbusto, normalmente elas tem umas favas. Elas que são as sementes ou as sementes estão dentro delas? A única que eu abrí não tinhaa nada dentro...

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


25.07.2010(Dom)21:16
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB