Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)20:06



Responder  [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10
 Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem Re: Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum
3uilD escreveu:
Que interessante, para reproduzí-las basta plantar as sementes de dentro dos frutos direto no substrato? Qual é a época certa para abrir o fruto e retirar as sementes?

Um dia após eu fazer a polinização como vocês orientaram a flor fechou e não abriu mais, mas ainda não caiu...e hoje de manhã (agora no caso) abriu uma segunda flor!

Eu estou colhendo os frutos e semenando direto na terra ou no vaso definitivo, não vou replantar.
Não sei se tem uma época certa, pelo visto ela dever nascer o ano todo!!
As flores demoram um pouco pra cair, as minhas ficam alguns dias no pé, fecham a noite e abrem de dia, mesmo depois de polinisadas elas duram pelo menos 3 dias bem abertas.


04.04.2011(Seg)15:55
Perfil

Registrado em: 31.03.2011(Qui)10:55
Mensagens: 5
Mensagem Re: Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum
Bom, eu polinizei a minha no sábado, conforme orientação de vcs, sábado ela fechou e não abriu mais e hoje de manhã estava quase caindo, vou ver agora a noite. Um outro botãozinho abriu de flor roxa, é o segundo, vou deixar mais uns dias e vou polinizar.


04.04.2011(Seg)17:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum
Pessoal, mais um teste com as sementinhas dela. Dessa vez plantei sementes bem velhas, com cerca de 6 ou 7 meses de idade, guardadas em um frasco tampado, em lugar seco e arejado à temperatura ambiente (23 a 27 graus).

Plantei apenas 5 delas em um canteiro comum de hortaliças, ou seja, terra escura com muita matéria orgânica, uma rega diária e sol durante toda manhã.

Resultado - Em 8 dias germinaram todas as 5. Fiquei surpreso em ainda serem todas férteis e com o tempo que levou pra germinarem.

Discussão - Tudo bem 5 é uma quantidade pouco significante pra tirar uma conclusão mas isso já serve como um bom indício de que as sementes mantém boa taxa de germinação se armazenadas em temperatura ambiente por vários meses. Isso também dá impressão de certa resistência à fungos ou outras pragas pois o frasco onde guardei, embora tampado, não foi esterilizado.
Talvez o tipo de solo, altamente fértil, tenha acelerado o processo de germinação.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


23.08.2011(Ter)12:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2011(Sáb)13:31
Mensagens: 15
Localização: Cruz das Almas - Ba
Mensagem Re: Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum
Uma dúvida, com quantos meses e aproximadamente com quantos centímetros de altura a planta ovo floresce?

Eu tenho umas aqui e acho que hoje vi um botão floral, mas acho que ela ainda está pequena..


07.01.2012(Sáb)10:02
Perfil

Registrado em: 09.07.2012(Seg)21:50
Mensagens: 7
Mensagem Re: Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum
Ganhei um vaso com mudas dessa planta, mas pelo que vi nesse tópico, plantaram errado. Acho que puseram muitas sementes no vaso, e todas muito perto umas das outras.

Imagem
Imagem
Imagem

Ainda posso fazer algo? Elas já estão no vaso faz quase um mês, e não crescem.

Abraços.


10.07.2012(Ter)9:40
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 6, 7, 8, 9, 10

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB