Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)13:20



Responder  [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
 Sementes de "Planta ovo" Solanum ovigerum 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
A minha abriu hoje e é bem roxa, outra planta tem muitos botões ainda pequenos.
Será que ela não é como a hortência que muda a cor das flores de acordo com o PH do solo? Talvez por isso a do Edirlessandro pareça branca ou levemente rosada.
É incrivel como na internet tem poucas informações sobre essa planta, até que tem vários sites mas sempre a mesma informação.
ImagemImagem


23.11.2010(Ter)14:04
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem plantas ovo
nossa eu pesquisei por essa plantas ovo.
parece mesmo um ovo da até vontade de comer omelete kkkkk 1palmas
muito interessante.


23.11.2010(Ter)15:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Foto do primeiro ovo 8-)

Imagem


depois posto mais fotos :D


24.11.2010(Qua)18:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Fica então mais um dado pra gente. Suas plantas germinaram no comecinho de setembro, então, em boas condições, o tempo desde a germinação até que apareçam os primeiros ovos foi de aproximadamente dois meses e meio!

Se alguém tiver mais dados em relação a períodos (Plantio->germinação, germinação->floração, amadurecimento do fruto, etc...) seria muito legal que postasse aqui, já que na net as informações são tão escassas.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


24.11.2010(Qua)22:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
A media foi essa Graco de 2 meses e meio aproximadamente,notei que as flores que eu não polinizei artificialmente elas caíram,tb lá na estufa não tem muitos insetos alados para fazer essa parte.depois postarei mais fotos .


27.11.2010(Sáb)17:38
Perfil
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)3:50, em um total de 1 vez.



27.11.2010(Sáb)22:49
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
Vou passar as informações que consegui até agora com as minhas plantas-ovo.
As minhas germinaram em 8 dias, plantei no final de agosto, as sementes que sobraram e foram plantadas mais tarde germinaram em 12 dias aproximadamente.
No começo o crescimento é lento mas depois que ela desenvolve bem as duas primeiras folhas o crescimento fica muito rápido. Em torno de dois meses após a germinação ela começou a formar os primeiros botões que se desenvolveram lentamente(quase 10 dias pra abrir) os botões seguintes abriram mais rápido, levou uma semana pra começar a surgir o ovinho, que hoje ainda tem uns 3cm. A flor fica bem aberta durante o dia e vai se fechando à partir do meio da tarde e reabre no outro dia.
Plantei as sementes em húmus e um pouco de terra e areia, rego muito bem uma vez por dia e deixo a meia sombra, tentei deixar no sol porque as informações que encontrei na internet dizem que ela gosta de sol, mas as minhas murcham muito rápido em sol pleno, a 2ª geração vou tentar cultivar em sol pleno.
As minhas foram atacadas por, o que penso ser, cochonilhas(um bichinho muito pequeno e avermelhado)e vivem cheias de uma pequena mariposinha branca, coloquei dois vasos sob uma árvore e as formigas livraram as plantas das cochonilhas e do que pareciam ser os ovos dessa mariposa.
Graco disse pra fazer polinisação artificial, eu passei o dedo e conotonete várias vezes mas ela não soltava o pólen, com o tempo a flor caiu e achei que não tivesse sido polinisada porque o pólen não parecia maduro pra polinisação. Achei estranho porque nas outras plantas o pólen é um pó amarelo e ela não chegou a formar esse pó. O pólen dela é assim mesmo?
Imagem


07.12.2010(Ter)14:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Ola Alessandro e demais.

Creio qua a minúscula mariposinha branca na verdade chama-se "mosca-branca" e é um parente das cigarrinhas, ou seja, parece mariposa, tem nome de mosca mas é uma cigarrinha. Não são difíceis de controlar com inseticidas comuns ou borrifando água com sabão. Passar o dedo para esmagá-las, apesar de arcaico ajuda muito. Terra bem fértil (que você já usa) também é fundamental para previnir altas infestações.

Quanto ao pólen, nessa família de plantas (Solanaceae) a parte amarela da flor (tipo uns bastõezinhos compridos no centro da flor), ou seja, os órgãos reprodutivos masculinos, são amarelos e por isso dão a impressão de serem combertos com o pólen propriamente dito. Na verdade essas estruturas amarelas são câmaras onde o pólen fica armazenado internamente, protegido, e sai por pequenos orifícios próximos à ponta da câmara.

Quando eu polinizava, realmente nem sempre saía o pólen e tentei descobrir um horário em que isso fosse mais provável acontecer. Não consegui!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


07.12.2010(Ter)16:51
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43
Mensagens: 188
Localização: Dourados/ MS
Mensagem 
rodgaba escreveu:
o ovo não é comestivel não

me interesso por ela, por favor me avise quando tiver as sementes, vai se muito doido um pé de ovo, kkkkk


É comestivel sim, mas dizem que é amargo. Solanum ovigerum é parente da beringela e ambos são comestiveis

_________________
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"


07.12.2010(Ter)18:00
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
Graco eu passei o dedo pra amassar algumas dessas moscas-brancas, usei pouco inseticida, vou tentar água e sabão.
E pelo que o Felipe e o rodgaba disseram, na verdade existe a variedade ornamental e a comestível.


08.12.2010(Qua)13:26
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 95 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB