Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)20:40



Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Estacas de Ipé? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem Estacas de Ipé?
Olá Pessoal!
Eu encontrei, aqui em Curitiba, duas plantas da família dos Ipés muito bacanas, e queria pegar umas estacas delas. Tem algum cuidado particular? Por ex. a maioria dos galhos são laterais, não apontam para cima, mas eu preciso escolher um galho da ponta, que aponte o mais possível para cima, correto?

(Por curiosidade, uma planta dá flores brancas; a outra, flores cor-de-rosa por fora e na ponta da pétala, e amarelas por dentro.)

Obrigado :)

Roberto

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


30.10.2010(Sáb)14:35
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem 
Pelo menos eu nunca vi estacas de ipes darem certo (já vi em um forum parecido com esse), nascem somente pela semente. ( mais como não sei s tiveram nenhum cuidado em especial) Uma boa dica é vc pegar da ponta da arvore (como vc citou) e colocar um enraizador Acho q se usa-lo dê certo!
Bom... Foi apenas uma ajuda
Se citei algo errado me chamem a atenção.


30.10.2010(Sáb)14:52
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Obrigado Nildo! Os Ipés tem cara de difícil mesmo, tem uma gema a cada quilómetro de galhos! Vou tentar, tenho um pouco de hotmônio enraizador (que na verdade nunca deu grandes resultados).
Abraços!
Roberto

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


31.10.2010(Dom)22:02
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
ja vi umas estacas de ipê darem certo,porem precisam ser estacas grandes e grossas caso contrario n vingam :wink:

_________________
Imagem


01.11.2010(Seg)10:15
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Porque você não usa o metodo de alporquia que é bem mais eficiente do que as estacas.
Alporquia consiste em você escolher um galho grosso da arvore, ai você vai com a faca, ou algo afiado e bem no começo do galho vc tira a casca ao redor, pega um saco plastico e enrola na parte sem casca com algum material que mantenha agua como shagnum, pó de coco, xaxim, pó de pinus.
Ele é mais eficiente, pois o galho continua recebendo nutrientes da arvore, assim ele desenvolve raizes bem mais facil e sem muito desgaste para a nova plantinha, depois que notar que as raizes estão grandes é so cortar o galho e plantar. Vou postar algumas fotos para melhor entendimento.

Imagem


Imagem


Imagem


10.11.2010(Qua)19:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Muito bom!! é a mesma coisa com as Neps ??

_________________
.


10.11.2010(Qua)20:03
Perfil YIM Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Arthur Vinicius

Muito bom o post com a explicação de alporquia... Parabéns...

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


11.11.2010(Qui)10:23
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Arthur Vinicius escreveu:
Porque você não usa o metodo de alporquia que é bem mais eficiente do que as estacas.


Obrigado - seria legal, mas o problema é que estas arvores estão na calçada de ruas... As chances de alguém retirar o saco plástico ou até cortar o galho ("Ha! Ritual esotérico com galhos de árvores públicas, hein!") são bem grandes... No caso da estaca, eu vou lá, corto o galho, e levo para casa :)

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


11.11.2010(Qui)13:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Hum... entendo
Já nesse caso eu te aconselho a cortar um galho consideravelmente grande, e comprar um enraizador chamado Biofert raiz, ele é baratinho, você acha em floriculturas e até em supermercados, ai você faz a solução de biofert na agua e mergulha o ganho cortado.
Bem sinceramente eu acho que so vai funcionar se você usar um hormonio enraizador ( como o Biofert raiz), pois Ipês não estam entre os grupos de plantas que reproduzem por estacas, então deve ser bem dificil.


11.11.2010(Qui)13:37
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
RobertoR escreveu:
Arthur Vinicius escreveu:
Porque você não usa o metodo de alporquia que é bem mais eficiente do que as estacas.


Obrigado - seria legal, mas o problema é que estas arvores estão na calçada de ruas... As chances de alguém retirar o saco plástico ou até cortar o galho ("Ha! Ritual esotérico com galhos de árvores públicas, hein!") são bem grandes... No caso da estaca, eu vou lá, corto o galho, e levo para casa :)


Vai no horto da Barreirinha e pede muda. eu faço estágio na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e sei de umas manhas que a maioria da população não sabe. O se não vai falar com um vereador.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


11.11.2010(Qui)16:17
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB