Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)13:42

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Fungo atacando todas as plantas em vasos, alguém ajuda? 
Autor Mensagem

Mensagem Fungo atacando todas as plantas em vasos, alguém ajuda?
Olá! Gostaria de pedir conselhos sobre como eliminar e controlar o aparecimento de fungos nas plantas que tenho na minha casa.
O problema é o seguinte, além do jardim cheio de plantas ornamentais de grande porte e algumas frutíferas, tenho plantas em vasos, a noite e quando chove elas ficam dentro de casa, mas algumas que são de maior porte e ficam em vasos maiores ficam do lado de fora, porém em uma parte coberta e não ficam na terra. Enfim, começou com uma roseira pequena, comprei dois vasos de roseira, um com rosas amarelas e outro com rosas salmão bem clarinho, junto comprei dois vasos pra colocá-las, então aí começou tudo, a roseira cor salmão claro começou a definhar, suas folhas começaram a ter manchas negras, as folhas amarelavam, enfraqueciam e caiam. Isso aconteceu até ela morrer, lentamente, eu não sabia o que fazer. E agora a outra roseira que comprei junto com ela também está no mesmo caminho, ontem eu tirei todas as folhas danificadas pra ver se controlava a doença mas não adiantou, cada dia que passa enche mais de fungos.
O pior de tudo é que todas as plantas em vasos ficam juntas para pegar sol, e acho que o fungo alastrou para o resto e tenho algumas plantas de pequeno porte definhando também, cravinas, suculentas, algumas bulbosas, e uma muda de laranjeira de 8 meses apenas.
Todas estão ficando fracas e com as folhas queimando, pararam de crescer da forma que cresciam e estão perdendo os botões de flores.
Hoje fui numa floricultura perto da minha casa para comprar um fungicida, ainda acho que seja algum fungo que está passando de um vaso para o outro, a moça que me atendeu disse que era pra eu passar o inseticida dimy, um para controle de pulgões e cochonilhas em plantas ornamentais, eu comprei, mas estou com receio de borrifar isso nelas. Pelo que sei inseticidas são muito fortes, e elas já estão fracas demais, será que isso é certo? Seria mais adequado comprar um fungicida a base de cobre?(Vi na net) Ou alguém tem alguma idéia do que eu faço para salvar minhas plantinhas?
Tenho medo que seja um fungo forte pois além desses vasos, bem perto de onde as plantas pegam sol tenho um 'berçário' com uma sementeira com cactos de apenas 3 semanas de vida e pequenas dionaeas que germinaram a 4 dias!
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!! :roll:

21.03.2011(Seg)21:04
Destaque

Mensagem Re: Fungo atacando todas as plantas em vasos, alguém ajuda?
Oi, falam que para evitar fungo, usa-se canela em pó... mas eu pessoalmente fiz isso e não deu muito certo não... acredito que o aconselhavel para acbar com fungo seja uma boa ventilação e uma umidede menor... mas epera que alguem mais vai dar uma opinião. :D

Fotos das minhas plantas

22.03.2011(Ter)9:11
Perfil ICQ YIM

Eu li sobre uma mistura com alho para passar nas roseiras, tenho medo de danificar as plantas que já estão muito fracas.
Hoje eu tirei todas as folhas da roseira mais danificada e queimei, percebi que ela estava toda coberta por teias de aranha, na parte que liga o caule aos galhos, lavei com água da torneira e deixei apenas um botão de rosa que está quase abrindo, seria melhor tirar para evitar que ela gaste energia sem necessidade? Espero que ter tirado as folhas estimulem ela a produzir novos galhos e o fungo tenha desaparecido, resta esperar.
Também descobri um local no jardim cheio de fungos, acho que algum bicho morreu lá e a terra virou uma verdadeira colônia! Taquei fogo e espero que isso melhore :s

22.03.2011(Ter)9:33
Site Admin

Olá Hanna,

o principal problema deve ser o excesso de umidade pois Belém é um local
imerso em rios. Outra questão associada é o calor, roseiras são plantas bem
sensíveis a altas temperaturas, as plantas mais bonitas que eu já vi foram as
cultivadas aos pés dos andes. Baixíssima umidade e temperaturas bem amenas.

Bom, os fungicidas com cobre podem ser utilizados nas plantas como as roseiras
e etc. Caso pretenda utilizar em samambaias, orquídeas e PCs não utilize
fungicidas a base de cobre pois as plantas serão mortas por envenenamento.

Eu uso o Dithane como preventivo e pretendo utilizar o Cercobin como forma de
tratar plantas já infectadas. Esses fungicidas só estão disponíveis em grandes
lojas, das direcionadas a produtores rurais, as floriculturas em geral não tem.

Espero ter ajudado.

22.03.2011(Ter)10:59
Perfil Visitar website do usuário

Oi Carlos, pois é, existem muitas espécies que se adequam muito bem ao clima daqui mas infelizmente acho que não é o caso dessa roseira, tenho uma roseira mais velha, tem 5 meses na minha casa, ela se desenvolveu muito bem e não apresentou fungo nesse período, mas desde que comprei os novos exemplares que estão com o problema ela que é aparentemente forte também está começando a ficar doente. Quanto ao calor excessivo eu tento aliviar isso borrifando um pouco de água entre 14h e 15h, mas não o suficiente para molhar demais as folhas, visto que eu já li alguns artigos de que as folhas das roseira não devem ficar molhadas.
Eu vou pesquisar sobre o Dithane e o Cercobin por aqui e analisar qual se adequa melhor para a minha situação, além da roseira também tem uma orquídea em uma situação bem ruim, mas não na minha casa, ela estava no jardim da casa que meu pai alugou recentemente, são manchas negras espalhadas pelo caule e nas folhagens.
Preciso controlar esse ataque de fungos para proteger minhas futuras carnívoras e cactos que estão no berçário próximo de onde esse problema está ocorrendo.
Obrigada aos dois pela ajuda!

22.03.2011(Ter)11:47
Destaque

Bom.. esse aí da orquidea acredito q possa ser curado com agua e sabão neutro, uma vez a professora de eonde eu fazia um curso de desenho fez isso enquanto eu pintava.. q por sinal não matou a orquidea e acabou com as manchas pretas.

23.03.2011(Qua)21:06
Perfil YIM

Nossa Nildo, sério? Vou tentar hoje mesmo essa da água com sabão neutro!
A Orquídea tem botões e flores saudáveis, o problema está no caule e folhas mais baixos, ela tem uns 90cm de altura e tem muitos pézinhos ao redor, todos já infectados pela doença. =\

24.03.2011(Qui)10:32
Destaque

hpontes escreveu:
Nossa Nildo, sério? Vou tentar hoje mesmo essa da água com sabão neutro!
A Orquídea tem botões e flores saudáveis, o problema está no caule e folhas mais baixos, ela tem uns 90cm de altura e tem muitos pézinhos ao redor, todos já infectados pela doença. =\

Vc tem q ir esfregando ai deixa ums minutinhos e depois lava toda a planta, pelo menos lá resolveu...

24.03.2011(Qui)13:43
Perfil YIM
Responder   [ 8 mensagens ]