Fungo atacando todas as plantas em vasos, alguém ajuda?
Olá! Gostaria de pedir conselhos sobre como eliminar e controlar o aparecimento de fungos nas plantas que tenho na minha casa.
O problema é o seguinte, além do jardim cheio de plantas ornamentais de grande porte e algumas frutíferas, tenho plantas em vasos, a noite e quando chove elas ficam dentro de casa, mas algumas que são de maior porte e ficam em vasos maiores ficam do lado de fora, porém em uma parte coberta e não ficam na terra. Enfim, começou com uma roseira pequena, comprei dois vasos de roseira, um com rosas amarelas e outro com rosas salmão bem clarinho, junto comprei dois vasos pra colocá-las, então aí começou tudo, a roseira cor salmão claro começou a definhar, suas folhas começaram a ter manchas negras, as folhas amarelavam, enfraqueciam e caiam. Isso aconteceu até ela morrer, lentamente, eu não sabia o que fazer. E agora a outra roseira que comprei junto com ela também está no mesmo caminho, ontem eu tirei todas as folhas danificadas pra ver se controlava a doença mas não adiantou, cada dia que passa enche mais de fungos.
O pior de tudo é que todas as plantas em vasos ficam juntas para pegar sol, e acho que o fungo alastrou para o resto e tenho algumas plantas de pequeno porte definhando também, cravinas, suculentas, algumas bulbosas, e uma muda de laranjeira de 8 meses apenas.
Todas estão ficando fracas e com as folhas queimando, pararam de crescer da forma que cresciam e estão perdendo os botões de flores.
Hoje fui numa floricultura perto da minha casa para comprar um fungicida, ainda acho que seja algum fungo que está passando de um vaso para o outro, a moça que me atendeu disse que era pra eu passar o inseticida dimy, um para controle de pulgões e cochonilhas em plantas ornamentais, eu comprei, mas estou com receio de borrifar isso nelas. Pelo que sei inseticidas são muito fortes, e elas já estão fracas demais, será que isso é certo? Seria mais adequado comprar um fungicida a base de cobre?(Vi na net) Ou alguém tem alguma idéia do que eu faço para salvar minhas plantinhas?
Tenho medo que seja um fungo forte pois além desses vasos, bem perto de onde as plantas pegam sol tenho um 'berçário' com uma sementeira com cactos de apenas 3 semanas de vida e pequenas dionaeas que germinaram a 4 dias!
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!!