Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.06.2024(Sáb)18:16



Responder  [ 5 mensagens ] 
 aristolochia galeata 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem aristolochia galeata
Também conhecida como Pó droga, a aristolochia galeata é uma planta carnívora.

Bom, um dos donos da minha escola fez um livro sobre plantas(não necessariamente carnívoras) e dentre elas estava a aristolochia galeata, classificada como carnívora.
Eu pensei, "Mas não é carnívora"... e fui falar com ele..

Ele disse que é conhecida como Pó droga e que o inseto atraido pelo cheiro fétido, entra na planta, e ela se fecha, digerindo o alimento.

Alguém confirma? Para mim está errado, estou procurando algum site que tenha algo mais detalhado sobre a mesma para comprovar que a planta não é carnívora, se eu estiver certo e alguém quiser dar uma mãozinha...

_________________
Imagem


11.04.2011(Seg)23:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: aristolochia galeata
As aristolochiaceae não são carnivoras mas tem mecanismos elaborados de atração e confinamento de insetos em suas flores para assegurar a polinização que muito lembram as das plantas carnívoras.
Ele funciona da seguinte forma: Geralmente odor e/ou a aparencia da flor atrai os insetos para o interior da flor através de uma passagem estreita coberta com pelos densos voltados para dentro que permitem ao inseto entrar mas não sair da flor, muito a semelhança das armadilhas de Sarracenia psittacina.
A flor mantém os insetos presos ali por um período variavel de tempo (de horas a dias) até a parte masculina da planta se desenvolver e liberar pólen que cobrirá os insetos completamente. Os pelos que impedem a saida dos insetos então secam e caem, permitindo que estes deixem a flor e voem para outras flores. Somente depois disso a parte feminina das flores se desenvolve e permite a polinização. Esse desencontro ocorre para evitar que ocorra auto fecundação.

Apesar das semelhanças, as aristolochiaceae prendem os insetos para assegurar que estes estarão carregando unicamente o seu pólen para outras plantas assim aumentando a chance de passar seus genes adiante e evitar a auto fecundação.

Imagem

Imagem

Aristolochia galeata

Imagem

Imagem

Imagem

Aristolochia pohllii

Imagem

Imagem

Aristolochia gigantea


12.04.2011(Ter)16:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem Re: aristolochia galeata
Obrigado pela informação, amanhã mesmo estarei repassando ao Luciano.

Percebo também que alguém editou meu tópico, trocando Pó *osta por Pó Droga. Gostaria de saber se os dois nomes estão corretos e mudaram por causa do vocabulário ou se realmente está errada a informação.

_________________
Imagem


12.04.2011(Ter)20:11
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: aristolochia galeata
Algumas palavras são previamente censuradas, em especial palavrões
e nomes incorretos das plantas. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


12.04.2011(Ter)23:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem Re: aristolochia galeata
Ata, vi agora que é automático....
Então, se alguém ai leu Pó droga, Eu quis Dizer Bost*, mas porém não se trata de palavrão, e sim do nome popular da planta.
Obrigado a todos pelas informações.

_________________
Imagem


13.04.2011(Qua)21:50
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB