Iª EXPO Orquídeas e Plantas Exóticas de Colatina - ES
Olá, pessoal!
Acreditem se quiser, mas também me considero um orquidófilo, pois tenho alguns exemplares também dessas “criaturas” em minha casa. E faço parte de um movimento independente que visa a criação de um núcleo de cultivadores de orquídeas por essas bandas.
Recentemente, organizamos um pequeno evento para alavancar o movimento, com uma exposição de orquídeas e de outras plantas exóticas, conforme se vê no cartaz :

Além das orquídeas, tivemos expostos alguns bonsais, cactos, suculentas e rosas-do-deserto (
Adenium obesum), cultivados por hobistas locais. E eu, que sou iniciante em orqs e nenhuma das minhas estava em estado de graça para ser mostrada, optei por levar algumas das minhas PC’s, atendendo ao convite do pessoal do movimento.
O público foi muito seleto e a visitação não tão grande, e isso já era esperado num exemplo desse tipo. Mas, valeu a pena pela qualidade dos visitantes.
Bem, vamos às imagens:
CACTOS, SUCULENTAS E ROSAS-DO-DESERTO
A maioria das plantas estavam à venda, bem como alguns produtos relacionados ao hobby. Uma empresária do ramo de jardinagem, que faz parte do nosso grupo, explorou essa área:

BONSAI
Um amigo que já lida com o hobby há anos cedeu nove exemplares. Segundo ele, as plantas não estavam na sua melhor fase, nem o espaço físico foi adequado. Mas, de qualquer forma, encantaram os visitantes:

ORQUÍDEAS
Eram, na grande maioria, diversos cultivares da maravilhosa
Cattleya warneri, cultivados pelo profissional e nosso amigo Waldir Ponath, vindo de uma cidade vizinha, que fizeram o deleite de quem visitou o evento. Foram, sem dúvida, as estrelas do evento. Não fotografei todas, pois eram muitas:

Outros gêneros (inclusive híbridos) também foram expostos, na maioria, de cultivadores locais que fizeram questão de mostrar suas plantas. Não consegui anotar a identificação de todas, infelizmente:

Uma maravilhosa
Vanda sp. bem velhinha, entre algumas raridades:

Um belíssimo exemplar de
Cattleya leopoldi:

Três cultivares diferentes de
Cattleya violacea, muito elogiados:

E num clima tão quente como o nosso, não poderia faltar as
Phalaenopsis sp., que sempre encantam:

E teve, também, a área de vendas de mudas de orquídeas, que fez muito sucesso:

E rolou até mesmo um “mini-workshop”, com a polinização cruzada “ao vivo” das
Cattleya violacea, apresentado pelo Waldir Ponath:

E duas fotos deste que vos escreve, uma junto com o Waldir Ponath, na frente dos exemplares expostos:

Para animar a festa, no final fizemos uma rifa de dez exemplares de orquídeas diversas, inclusive de uma gigantesca
Cattleya warneri com mais de uma centena de flores por abrir:

E...
Num cantinho sossegado, ao lado das orquídeas, umas “criaturas” meio esquisitas, também despertaram a atenção dos visitantes:

Não faltou um banner bem legal:

Bem... Isso eu explico melhor num post do meu blog:
http://nepentheiros.blogspot.com/2010/10/mostrando-o-trabalho.htmlEspero que gostem!