Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)11:18

Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Por que não aqui? 
Autor Mensagem

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Minha opinião.
Concordo 1000% com o Vitor. Além do mais, se fossemos ter alguma exposição regional só se fosse em SP ou RJ onde tem mais hobbistas.
Outra desculpa mais egoista é o fato de eu ter poucos exemplares de cada especie, os visitantes gostam de meter a mão, e sabemos a fragilidade das pcs.
E outra desculpa ainda mais egoista, se as pessoas (no modo geral) descobrirem o valor das Droseras e Utricularias para os colecionadores europeus, temo eu, que havera coletadores profissionais de pcs, como já existem de orquideas e animais, um risco para a flora Brasileira que já sofre tanto.

Entendo seu ponto de vista e concordo com você, entretanto o conhecimento é algo que deve ser partilhado por todos (Como você descobriu a existencia das carnívoras? Foi em livros - acho dificil-, em floriculturas ou com algum amigo?). Infelizmente nem todos sabem usá-lo como deveria, eu não sou Deus e nem estou em todo lugar, mas eu faço a minha parte e garanto que quem esteja perto de mim não faça diferente O:) . A, e so uma coisa, esse forum é aberto a visitantes e tem uma lista enorme de especies nativas e os locais onde são encontradas (não é preciso dizer mais nada, não é?). E quanto a exposiçao regional, é isso mesmo, por isso é regional, aqui em Minas o local ideal seria BH, o pessoal de cidade grande tem uma certa paixão por plantas por isso seria bem visitado desde que ocorra no dia e horario certos e se tenha uma apresentação de tema bacana tipo "expo-exotics"(caso ja não haja um evento assim). Imaginem o pessoal vendo uma S. Flava bem antiga, iria ser legal.

É isso ai galera, o tópico foi aberto pra se debater sobre a ocorrencia eventos somente de carnivoras aqui no brasil. Critiquem, falem dos pros e contras, e apresentem soluções, so assim chegaremos a excelência. Ou a nenhum encontro :lol: .
Abraço PHD, na paz irmão
Alan willer

Editado pela última vez por awiller em 24.08.2008(Dom)9:33, em um total de 1 vez.

22.08.2008(Sex)16:08

Mensagem Por que não aqui?
Desisto da discussão. Assim nunca chegaremos a lugar nenhum.

Para um encontro, ou uma exposição do gênero, não basta vontade. Temos de organização, logística, local e instalações apropriados e, sobretudo, uma fonte de recursos (financeiros, é claro!!!).

As vontades isoladas de uma pessoa em São Paulo, outra no Rio, outra em BH, etc., é como a dança da enceradeira - corre, corre e não sai do lugar.

Talvez, interessante seria antes criarmos sociedades estaduais ou regionais, embrião de uma nacional, para depois planejarmos um evento. Uma entidade oficial, devidamente registrada em cartório, é quem legitimidade para negociar e firmar contratos, obter patrocínios e até doações públicas.

De outro modo, cada Estado e, olhe lá, município vai de ter montar seu próprio evento para satisfazer a vontade de seus colecionadores.

22.08.2008(Sex)16:47

Mensagem 
Boa heitor, 3 sugestões muito boas, é assim que poderiamos começar. O que o pessoal acha?

Abs, Alan Willer.

Editado pela última vez por awiller em 24.08.2008(Dom)9:41, em um total de 1 vez.

22.08.2008(Sex)18:11
Destaque

Mensagem 
....pois é,mas o hobby aos poucos veem crescendo,isso é muito bom.Problema como ja foi dito é que é muito longe!
abrz

23.08.2008(Sáb)18:34
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Fico feliz de ver este tipo de discussão.

Tamanho do país não é desculpa pois a Europa e USA tbm são grandes e mesmo assim possuem várias associações e reuniões frequentes.

O q falta mesmo é massa crítica. O hobby ainda é mto novo no Brasil e infelizmente somos poucos os interessados. Pior ainda, a grande maioria possui número pequeno de plantas e pouca variedade.

É importante entender q seria impossível darmos um passo maior do q as pernas, pensando em organizarmos um evento grande como o da ICPS na Australia. Afinal, alguém pretende ir p/ a Austrália ou já foi a alguma das outras reuniões internacionais da ICPS??

Não me preocupo com biopirataria de PCs pois não temos espécies q valeriam mto dinheiro no exterior, exceto talvez algumas Heliamphora. Mas caso vcs se preocupem com isto, uma maneira facil de evitar q outros venham coletar nossas plantas é mantê-las em cultivo e enviar sementes a outros colecionadores.

Abs,
Fernando Rivadavia

P.S. Caro amigo "Awiller" (ah, como eu odeio estes apelidos seguidos de mensagens sem assinatura, hahaha! :) ), percebi q vc mora em Curvelo... Vc tá muuuuuito perto de alguns dos melhores lugares do Brasil p/ ver PCs nativas! ;) Já explorou a estrada até Diamantina alguma vez??

23.08.2008(Sáb)20:10
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem Por que não aqui?
A respeito da pirataria, o Fernando tem toda razão.

Veja a lista de cultivo do australiano Allen Lowrie. Lá tem plantas brasileiras de tudo quando é lugar, a maioria eu nunca vi, nem por fotografia. Como ele conseguiu também é um mistério!

23.08.2008(Sáb)20:18
Moderador

Mensagem 
Heitor,

Ele conseguiu de nós mesmos! :)

Eu e acho q outros daqui já mandamos sementes p/ ele. Durante mtos anos eu troquei sementes com o Allen quando eu colecionava PCs. Algumas destas sementes podem ainda ser daquela época ou pode ser q ele esteja tbm cultivando algumas detas plantas e obtendo sementes. Só sei q tive mtas plantas australianas lindas em cultivo, entre as quais minha D.ordensis era meu orgulho. :)

Abs, Fernando Rivadavia

23.08.2008(Sáb)20:22

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Olá pessoal,

Fico feliz de ver este tipo de discussão.

Tamanho do país não é desculpa pois a Europa e USA tbm são grandes e mesmo assim possuem várias associações e reuniões frequentes.

O q falta mesmo é massa crítica. O hobby ainda é mto novo no Brasil e infelizmente somos poucos os interessados. Pior ainda, a grande maioria possui número pequeno de plantas e pouca variedade.

É importante entender q seria impossível darmos um passo maior do q as pernas, pensando em organizarmos um evento grande como o da ICPS na Australia. Afinal, alguém pretende ir p/ a Austrália ou já foi a alguma das outras reuniões internacionais da ICPS??

Não me preocupo com biopirataria de PCs pois não temos espécies q valeriam mto dinheiro no exterior, exceto talvez algumas Heliamphora. Mas caso vcs se preocupem com isto, uma maneira facil de evitar q outros venham coletar nossas plantas é mantê-las em cultivo e enviar sementes a outros colecionadores.

Abs,
Fernando Rivadavia

P.S. Caro amigo "Awiller" (ah, como eu odeio estes apelidos seguidos de mensagens sem assinatura, hahaha! :) ), percebi q vc mora em Curvelo... Vc tá muuuuuito perto de alguns dos melhores lugares do Brasil p/ ver PCs nativas! ;) Já explorou a estrada até Diamantina alguma vez??

Bom dia Fernado, olha realmente eu não assinei meus posts e a partir de agora eu assinarei, falha minha.

Eu concordo que ainda é cedo pra pensar em eventos como esses, mas quem sabe um encontro ou uma conferência, algo para nos encontrar ao menos uma vez ao ano, trocar ideias, apresentação de trabahos e pesquisas e tudo o mais. Não precisa ser necessariamente exposições ou coisas do tipo "por enquanto".

Sobre Diamantina: Ainda não, eu estou tentando ir sim em Diamantina e tambem dar uma passada por uma das rotas da Serra do Cipo, pois não fica tao longe de mim. Ver as plantas em seu ambiente é muito empolgante e é uma das minhas metas ate o fim de ano, aproveitando o mes de outubro. Olha o circuito da Serra do Cipo que eu vou fazer: O Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó é composto pelos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Congonhas do Norte( nessa eu vou, é lindo o lugar), Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Itabira e Nova União. O parque nacional fica a 100km de BH. Ta pertinho huhhhuuhuuhu. Ainda mais que minha faculdade dispõe de todo material para trabalho de campo.

Abraços, Alan Willer.

24.08.2008(Dom)9:18
Moderador

Mensagem 
Thanks Alan! ;)

Com certeza um bom começo é fazer encontros regionais. Como disse alguém aqui, tais encontros teriam q ser próximos de onde há mas colecionadores, talvez SP ou RJ. Mesmo assim seria uma enorme distância p/ muitos. Nos USA e Europa eles fazem muitos eventos regionais e na Europa eles fazem tbm um mega-evento anual q junta pessoas de todo o continente e até de fora da Europa.

Sobre Diamantina, vc tá mto pertinho, dá pra ir de ônibus e passar o dia lá! Vc é a nova inveja deste forum: mora ao lado do paraíso, tem q aproveitar!! ;)

E não precisa de "material da facu" p/ ir ao campo ver PCs. Basta: tênis, mochila, sanduíche, água e uma câmera fotográfica p/ nos mostrar tudo q vc achou! :)

Serra do Cipó tbm é legal, mas vc tem q andar muito mais p/ ver plantas. Em Diamantina tá tudo pertinho da cidade e da estrada.

Boa sorte,
Fernando Rivadavia

24.08.2008(Dom)17:53
Moderador

Mensagem 
Ah................... digitei um texto enorme que expirou.... :x :x :x :x :x :x :x

Depois digito denovo..... :x :x :x :x :x :x :x

Eparema, plantinha desinformada....

25.08.2008(Seg)4:10
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo