Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)21:21



Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Palestra sobre Plantas Carnívoras - Semana da Biologia USP 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Palestra sobre Plantas Carnívoras - Semana da Biologia USP
Olá pessoal,

É com grande prazer que convido-os para assistir à Palestra sobre Plantas Carnívoras que ocorrerá durante a 12a Semana Temática da Biologia da USP.

A palestra será no dia 22 de setembro (terça-feira) às 16 horas no Instituto de Biociências da USP (Campus da Cidade Universitária).
Os palestrantes serão eu (que abrodarei principalmente Droseraceae) e a Carol Mittelstaedt (que falará mais de Lentibulariaceae, com a qual trabalhou durante seu mestrado). A palestra terá um enfoque evolutivo e na diversidade brasileira.

Repassarei mais informações conforme elas forem passadas a mim.

A programação da semana temática vcs encontram no site:
http://www.ib.usp.br/semanatematica/index.php


As incrições começam na próxima segunda.


Conto com a participação de vocês!



Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


22.08.2009(Sáb)22:07
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Que pena eu estar tão longe. Boa sorte Paulo.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


23.08.2009(Dom)15:17
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Boa sorte e rebenta lá.
Tenho ceteza que depois da sua palestra haverão mais membros no fórum! :wink:

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


23.08.2009(Dom)17:52
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Isso merece vídeos no youtube, postados aqui no fórum :wink:

_________________
Droseraholic!!!


05.09.2009(Sáb)16:15
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Obrigado pessoal!

Vou tentar filmar e posto o(s) links aqui se der certo.

Mas o convite continua pra quem mora/estará em SP no dia.
Não é preciso fazer incrição na Semana Temática para assistir à palestra, ou seja, é de graça! :D


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


05.09.2009(Sáb)21:03
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem 
Olá a todos...
Estou aqui para relatar um pouco do que presenciei na palestra sobre plantas carnívoras que ocorreu na USP, terça, dia 22/09/09....

Imagem

Aqui segue uma foto que mostra parte da platéia.... não tive oportunidade de contar, mas certamente muitas dezenas de pessoas, acredito que chegasse a umas duzentas pessoas ao todo............

Imagem

Os palestrantes, apesar da "pouca idade" (digo isso pois pelo pouco que li aqui postado pela Paulo Minatel, eu pensava que ele era bem mais velho do que realmente é) demonstraram grande conhecimento do assunto e boa desenvoltura nas exposições...... Ah sim, esqueci de dizer que Paulo dividiu a apresentação com uma garota que se não me engano se chama Carol, muito animada e espontãnea..... aí vão fotos dos palestrantes.....

Imagem

Imagem

A apresentação abordou vários grupos de carnívoras, mencionando as principais características de cada um....
A linguagem usada foi bastante didática, que mesmo eu que não sou biólogo entendi muito bem quase tudo que foi dito....
Me pareceu que na platéia estavam pessoas de várias áreas, embora a maioria alunos de biologia.... com diferentes níveis de conhecimento sobre carnívoras, desde os que nunca ouviram falar até pessoas que já possuem algumas....
Acredito que depois dessa palestra haverá um aumento no número de pessoas cultivando PCs......
Não sei por que, mas acredito que o número de cadastrados nesse forum também aumentará... por que será ???

Imagem

No dia anterior, dia 21, eu dei de aniversário para uma amiga que estuda comigo (e que esteve na palestra junto comigo) uma muda de Drosera, que não sei exatamente a espécie, pois veio como invasora com a que comprei (é um brotinho que aparece no vaso da Drosera que está na minha página de apresentação) que depois de separada e exposta ao sol, ficou bem vermelha e me pareceu uma D. intermedia... segue uma foto dela... não está muito vermelha por cauda das semanas sem sol aqui em SP..... Por coincidência está florindo, e bem na semana do aniversário da minha amiga... Presentão, né ?? :D :wink:

Imagem
Imagem

Essa minha amiga, até onde sei, não conhecia essas plantas, mas espero que logo ela se torne uma aficcionada........
E no domingo, dia 20, eu dei outra muda de Drosera, mas essa eu acho que é spatulata, para uma outra amiga que fez aniversário, que acredito que também fique viciada no assunto.............. mas dessa outra esqueci de tirar foto.... assim que eu puder vou até a casa dela e fotografo.....
Falando em fotografar, no evento estava presente um "fotógrafo particular" do evento, com uma Sony, acredito que H40, mas não deu pra ver direito......(Mas haviam muitas outras pessoas fotografando (inclusive eu, claro.....) até com celular....................)

Imagem

Sobre a mesa estavam vasos com algumas plantas, de diferentes famílias ...... e como Paulo disse, uma pena que ele não levou do D. lusitanicum, mas morreu desidratado .......... :?: :!:

Imagem

Aliás, sobre as coisas que ele disse, uma das mais marcantes, e que todos os presentes provavelmente irão lembrar está:
" Um animal comer uma planta qualquer um vê, mas uma planta comendo um animal, nem todos...." Talvez não com essas palavras, mas a idéia era essa...........
Teve também a parte sobre Darwin ter dito que largaria toda a evolução, só pra estudar Droseras.....

Bom, finalizando essa pequena mensagem, posto algumas fotos tiradas ao longo da palestra...... Tem até Planta Carnívora Vegetariana :!: :o :shock:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Bom... vou finalizando aqui... espero que isso seja útil para alguém... e que os mais experientes se animem e façam sempre mais e mais...........
Desculpem pelas fotos escuras, mas eu não quis usar flash para não atrapalhar as pessoas ....


23.09.2009(Qua)23:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Eita!
Parabéns, Paulo! E extenda meus parabéns também à Carol pelo belo trabalho! :D
Como disse o Ivaldo, que pena morar assim tão longe... :cry: Com certeza, eu estaria aí nessa platéia se não fosse pela distância física!
E imagino o nível excelente do trabalho que vocês apresentaram!
Gostei de ver a cara do nosso forum na tela! E essa mesa bem "decorada", então nem se fala! :D

P.S.: Dá uma olhadinha no meu blog, que tem uma foto de sua autoria lá!
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


25.09.2009(Sex)8:44
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
Pessoal, a foto do slide das Nepenthes não seria de uma N. northiana?? Acho que foi inclusive retirada de um livro. Está com o nome da espécie recém-descoberta.
Parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Pedro Emidio

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


25.09.2009(Sex)9:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Excelente Paulo; bom saber que nosso hobby foi apresentado em alto nível e que com certeza teremos novos adeptos no forum. Parabéns pelo evento que ao meu ver foi uma grande viagem ao mundo das Pc´s.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


25.09.2009(Sex)17:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Parabéns ao Paulo e a Carol por esta iniciativa. É bom ver que cada vez mais nosso hobby está sendo difundido e levado a sério. Parabéns ao Henrique também por relatar a palestra pra gente. Os usuários que não puderam ir devido a distânca agradecem.

Abraços

_________________
Imagem


25.09.2009(Sex)17:51
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB