Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)19:06



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Iª EXPO Orquídeas e Plantas Exóticas de Colatina - ES 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Iª EXPO Orquídeas e Plantas Exóticas de Colatina - ES
Olá, pessoal!
Acreditem se quiser, mas também me considero um orquidófilo, pois tenho alguns exemplares também dessas “criaturas” em minha casa. E faço parte de um movimento independente que visa a criação de um núcleo de cultivadores de orquídeas por essas bandas.
Recentemente, organizamos um pequeno evento para alavancar o movimento, com uma exposição de orquídeas e de outras plantas exóticas, conforme se vê no cartaz :

Imagem

Além das orquídeas, tivemos expostos alguns bonsais, cactos, suculentas e rosas-do-deserto (Adenium obesum), cultivados por hobistas locais. E eu, que sou iniciante em orqs e nenhuma das minhas estava em estado de graça para ser mostrada, optei por levar algumas das minhas PC’s, atendendo ao convite do pessoal do movimento.
O público foi muito seleto e a visitação não tão grande, e isso já era esperado num exemplo desse tipo. Mas, valeu a pena pela qualidade dos visitantes.
Bem, vamos às imagens:

CACTOS, SUCULENTAS E ROSAS-DO-DESERTO

A maioria das plantas estavam à venda, bem como alguns produtos relacionados ao hobby. Uma empresária do ramo de jardinagem, que faz parte do nosso grupo, explorou essa área:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


BONSAI

Um amigo que já lida com o hobby há anos cedeu nove exemplares. Segundo ele, as plantas não estavam na sua melhor fase, nem o espaço físico foi adequado. Mas, de qualquer forma, encantaram os visitantes:

Imagem

Imagem

Imagem


ORQUÍDEAS

Eram, na grande maioria, diversos cultivares da maravilhosa Cattleya warneri, cultivados pelo profissional e nosso amigo Waldir Ponath, vindo de uma cidade vizinha, que fizeram o deleite de quem visitou o evento. Foram, sem dúvida, as estrelas do evento. Não fotografei todas, pois eram muitas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Outros gêneros (inclusive híbridos) também foram expostos, na maioria, de cultivadores locais que fizeram questão de mostrar suas plantas. Não consegui anotar a identificação de todas, infelizmente:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Uma maravilhosa Vanda sp. bem velhinha, entre algumas raridades:

Imagem

Imagem


Um belíssimo exemplar de Cattleya leopoldi:

Imagem


Três cultivares diferentes de Cattleya violacea, muito elogiados:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E num clima tão quente como o nosso, não poderia faltar as Phalaenopsis sp., que sempre encantam:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E teve, também, a área de vendas de mudas de orquídeas, que fez muito sucesso:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


E rolou até mesmo um “mini-workshop”, com a polinização cruzada “ao vivo” das Cattleya violacea, apresentado pelo Waldir Ponath:

Imagem

Imagem


E duas fotos deste que vos escreve, uma junto com o Waldir Ponath, na frente dos exemplares expostos:

Imagem

Imagem


Para animar a festa, no final fizemos uma rifa de dez exemplares de orquídeas diversas, inclusive de uma gigantesca Cattleya warneri com mais de uma centena de flores por abrir:

Imagem

Imagem


E...
Num cantinho sossegado, ao lado das orquídeas, umas “criaturas” meio esquisitas, também despertaram a atenção dos visitantes:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Não faltou um banner bem legal:

Imagem


Bem... Isso eu explico melhor num post do meu blog:

http://nepentheiros.blogspot.com/2010/10/mostrando-o-trabalho.html

Espero que gostem!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


02.11.2010(Ter)16:52
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Parabéns Miguel e companhia, vocês mandaram muito bem. Com iniciativas desse nível nosso ramo será cada vez mais expandido. Aqui em minha cidade também existe uma exposição de Orquídeas. É um evento até grande, com vários cultivadores de toda região. Ocorrem competições entre os orquidófilos e a venda de mudas. Infelizmente nunca vi nenhuma PC. Sonho em ir um dia lá e ver algumas Nepenthes, Sarracenias e outras. Quem sabe né!

Novamente, parabéns pela iniciativa!

Grande abraço

_________________
Imagem


02.11.2010(Ter)17:13
Perfil

Registrado em: 05.01.2008(Sáb)23:40
Mensagens: 102
Mensagem 
muito bonitas as flores...*o*
parabéns...


02.11.2010(Ter)19:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Obrigado, Maurício e Guilherme!
O evento poderia ser bem maior se tivéssemos mais orquidários profissionais aqui na cidade. Os melhores cultivadores de orquídeas são de cidades vizinhas, como o Kenaris e o Sperandio, de São Roque do Canaã, e o Ponath, de Santa Maria de Jetibá, que foi nosso convidado no evento desse ano. Falta mais incentivo do poder público daqui para ampliar os negócios nesse ramo.
E as PC's só apareceram graças à minha participação...
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


03.11.2010(Qua)8:21
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB